Inteligência Artificial e Educação

Autores

  • Ramiro Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Douglas Lee de Freitas Universidade Federal de Minas Gerais
  • Adalgimar Gomes Gonçalves Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, Educação, Dados, Algoritmos

Resumo

Este artigo busca refletir sobre o impacto da inteligência artificial (IA) no mundo contemporâneo, com destaque para a educação. Diante do avanço acelerado da tecnologia, em diversos aspectos da vida cotidiana, torna-se importante pensar sobre como essa ferramenta pode interferir, positiva ou negativamente, nos processos educativos, uma vez que a IA pode ser um instrumento que auxilie o ensino e a aprendizagem, advertindo que seu uso indiscriminado pode ser fonte de desinformação ou dependência excessiva por respostas automáticas.

Referências

Stuart Russell and Peter Norvig (2003). Artificial Intelligence: A Modern Approach (AIMA) Disponível em: <https://aima.cs.berkeley.edu/>

RODRIGUES, Karoline Santos; RODRIGUES, Olira Saraiva. A inteligência artificial na educação: os desafios do ChatGPT. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 16, p. e45997, 2023. DOI: 10.1590/1983-3652.2023.45997. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/45997. Acesso em: 29 maio. 2025.

CARDOSO, F. S.; PEREIRA, N. da S.; BRAGGION, R. C.; CHAVES, P.; ANDRIOLI , M. O uso da Inteligência Artificial na Educação e seus benefícios: uma revisão exploratória e bibliográfica. Revista Ciência em Evidência , [S. l.], v. 4, n. FC, p. e023002, 2023. DOI: 10.47734/rce.v4iFC.2332. Disponível em: <https://ojs.ifsp.edu.br/cienciaevidencia/article/view/2332>. Acesso em: 29 maio. 2025.

THE GUARDIAN. ChatGPT reaches 100 million users two months after launch; 2023,

Disponível em: <https://www.theguardian.com/technology/2023/feb/02/chatgpt-100-million-users-open-ai-fastest-growing-app>.

World Health Organization. Implementation of the International Health Regulations. Disponível em: <https://apps.who.int/gb/ebwha/pdf_files/WHA77/A77_8Add2-en.pdf>

Academia Brasileira de Letras. Lockdown Disponível em: <https://www.academia.org.br/nossa-lingua/nova-palavra/lockdown>.

Gaskins N. Interrogating Algorithmic Bias: From Speculative Fiction to Liberatory Design. TechTrends. 2023;67(3):417-425. doi: 10.1007/s11528-022-00783-0. Epub 2022 Sep 19. PMID: 36160677; PMCID: PMC9483409.

BBC BRASIL. Entenda o escândalo de uso político de dados que derrubou valor do Facebook e o colocou na mira de autoridades. Disponível em: < https://www.bbc.com/portuguese/internacional-43461751>

Downloads

Publicado

13-10-2025

Como Citar

Oliveira, R., Lee de Freitas, D., & Gomes Gonçalves, A. (2025). Inteligência Artificial e Educação. Anais Do Congresso Nacional Universidade, EAD E Software Livre, 1(19), 226–231. Recuperado de https://ueadsl.textolivre.pro.br/index.php/UEADSL/article/view/1417