A medicalização da infância: integração educação-saúde na análise do cenário atual

Autores

  • Ana Beatriz Soares de Morais UFMG
  • Ana Carolina Moura Brant Evangelista UFMG
  • Clara Lemos Melo Ribeiro UFMG
  • Flávia Guimarães Viana UFMG

Palavras-chave:

Diagnóstico, Psicofármacos, Transtorno do Neurodesenvolvimento, Desenvolvimento Infantil, Escola

Resumo

A influência do meio digital no comportamento e desenvolvimento infantil
tem sido um tema central de estudos e debates. No contexto escolar, observa-se o
aumento da demanda por diagnósticos, em especial de Transtornos do
Neurodesenvolvimento, e como esses diagnósticos frequentemente centralizam a
responsabilidade no aluno, negligenciando fatores históricos, sociais e
pedagógicos. Ainda, o tratamento dessas crianças sofre influência de um processo
de medicalização da sociedade, por vezes incorrendo a uma prescrição de
medicamentos off-label. Frente ao cenário, o sistema de saúde é impactado de
modo a absorver a demanda latente.

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Publicado

20-12-2024

Como Citar

Morais, A. B. S. de, Evangelista, A. C. M. B., Ribeiro, C. L. M., & Viana, F. G. (2024). A medicalização da infância: integração educação-saúde na análise do cenário atual. Anais Do Congresso Nacional Universidade, EAD E Software Livre, 2(18), 72–77. Recuperado de https://ueadsl.textolivre.pro.br/index.php/UEADSL/article/view/1407