A Revolução Tecnológica na Educação TDICs, Redes Sociais, Inclusão Digital e Aprendizado Personalizado
Palavras-chave:
Tecnologia, educação, TDICs, inclusão digital, redes sociaisResumo
A tecnologia tem transformado o cenário educacional, promovendo inovações que
impactam o ensino-aprendizagem, especialmente por meio das Tecnologias Digitais de
Informação e Comunicação (TDICs), e, nesse contexto, este artigo aborda o papel das
redes sociais, a inclusão digital e o ensino personalizado. Além disso, destacam-se
benefícios, desafios e estratégias para potencializar o uso da tecnologia, enquanto a
relevância de políticas públicas e capacitação docente para uma educação inclusiva e
acessível também é discutida. Por fim, propõem-se soluções para consolidar a
tecnologia como ferramenta essencial no século XXI.
Referências
BARROS, Aline Fabiana. O uso das tecnologias na educação como ferramentas de aprendizado. Revista Científica Semana Acadêmica. Disponível em: https://semanaacademica.org.br/system/files/artigos/artigo_o_uso_da_tecnologia_como_ferramenta_aprendizado_1.pdf. Acesso em: 26 out. 2024
GONÇALVES, Talita Raquel Leite. Uso da tecnologia na prática pedagógica: influência na criatividade e motivação de alunos do ensino fundamental. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 34, e 36, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/dwXgGCYP5LHkNP3dqdjyV3r/. Acesso em: 26 out. 2024.
REIS, Juliana Irani Villanueva dos; ALMEIDA, Luiz Carlos de. A formação de professores para o uso de tecnologia assistiva e comunicação alternativa e ampliada na educação inclusiva. Revista Brasileira de Educação Especial, 2023. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/15838. Acesso em: 27 nov. 2024.
REVISTA FISIOTERAPIA TERAPÊUTICA. Tecnologias assistivas na educação inclusiva: promovendo a inclusão de alunos com deficiência. Disponível em: https://revistaft.com.br/tecnologias-assistivas-na-educacaoinclusiva-promovendo-a-inclusao-de-alunos-com-deficiencia/. Acesso
em: 27 nov. 2024.
RIBEIRO, Patrícia Schimite; SILVA, Cynthia Figueiredo. Tecnologias assistivas na educação inclusiva: promovendo a inclusão de alunos com deficiência. Revista FT. Disponível em: https://revistaft.com.br/tecnologiasassistivas-na-educacao-inclusivapromovendo-a-inclusao-de-alunos-comdeficiencia/. Acesso em: 26 out. 2024.
RODRIGUES, Edigleide de Freitas Souza. Educação e tecnologia: um despertar para modernidade. Enviado por Lincoln Freitas. Data de envio: 3
abr. 2023. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/635790016/artigocientifico-2021-1. Acesso em: 26 out. 2024.
SÍLABA. O impacto das redes sociais na educação e na aprendizagem. 2020. Disponível em: https://silaba.pt/blogs/mundodaeducacao/o-impacto-
dasredessociais-na-educacao-e-na-aprendizagem-dos-alunos. Acesso em: 28 out. 2024.
SILVA, João da; PEREIRA, Maria das Dores. Tecnologias assistivas e educação inclusiva: desafios e possibilidades. Revista de Educação
Especial, v. 29, n. 3, p. 321-337, 2023. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=399362370040. Acesso em: 27 nov. 2024.
SOUZA, Maria da Silva et al. Tecnologias assistivas na educação inclusiva: promovendo a inclusão de alunos com deficiência. Revista Brasileira de
Educação Especial, v. 30, n. 4, p. 1-13, 2024. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/bvqPNRCVbhwsvvRt6jmVDRQ/. Acesso em: 27 nov. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Licença Creative Commons CC-by-sa4.0: permite copiar, distribuir e reutilizar para quaisquer fins desde que citada a fonte e mantida a mesma licença.