O impacto da internet e das tecnologias no conhecimento e no desenvolvimento científico

Autores

  • Samuel Brisio de Jesus UFMG
  • Tamara Evangelista Cipriano da Silva UFMG
  • Hadassa Fernandes de Souza UFMG
  • Joao Pedro Ribeiro Mendes UFMG

Palavras-chave:

redes sociais, divulgação científica, desenvolvimento científico, internet, informação

Resumo

Com o desenvolvimento de novas tecnologias na área de informação e comunicação nos últimos anos promoveu uma revolução no acesso ao conhecimento e desenvolvimento científico. No presente trabalho, serão avaliados alguns dos impactos das novas tecnologias em dois aspectos: como as redes sociais transformaram a divulgação científica, e como os meios de comunicação se tornaram um meio facilitador para o desenvolvimento científico.

Biografia do Autor

Samuel Brisio de Jesus, UFMG

Graduando em ciência da computação pela UFMG. Atualmente, atua na área de inteligência artificial realizando atividades de iniciação cientifica no laboratório de Banco de Dados do Departamento de Ciência de Computação

Tamara Evangelista Cipriano da Silva, UFMG

Graduanda em psicologia pela UFMG. Atualmente, atua como extensionista na Divisão de Assistência Jurídica da UFMG. Interessa-se por psicologia social, psicologia jurídica.

Hadassa Fernandes de Souza, UFMG

UFMG/Jornalismo/Fafich

Joao Pedro Ribeiro Mendes, UFMG

Graduando em engenharia mecânica pela UFMG. Tenho experiência com equipe de competição e simulações estruturais para a área automotiva.

Referências

BALANCIERI R., et. Al. A análise de redes de colaboração científica sob as novas

tecnologias de informação e comunicação: um estudo na Plataforma Lattes, Ci. Inf.,

Brasília, v. 34, n. 1, p.64- 77, jan./abr. 2005

BONILLA, Júlio César. Acesso à informação, jornalismo e fake news. Cadernos da

Controladoria Geral da União, v. 1, n. 1, p. 1-12, 2018. Disponível em:

https://revista.cgu.gov.br/Cadernos_CGU/article/view/469/293. Acesso em: 01 nov. 2024.

ESCOBAR, H. Desinformação disfarçada de ciência. Jornal da USP, São Paulo, 11 maio

Disponível em: https://jornal.usp.br/atualidades/desinformacao-disfarcada-de-ciencia.

Acesso em: 01 nov. 2024

MUÑOZ GALLEGO, Almudena; DE SOUSA LACERDA, Juciano; COSTA ARAUJO, Ana

Cláudia. Science Dissemination On Instagram: : The Challenge Of Scientific

Audiovisual Discourse In The Face Of Ephemeral Content. Revista de Comunicación de

la SEECI, [S. l.], v. 56, p. 148–175, 2023. DOI: 10.15198/seeci.2023.56.e823. Disponível em:

https://www.seeci.net/revista/index.php/seeci/article/view/823. Acesso em: 01 nov. 2024.

SAMADI-PARVIZNEJAD, Paria. The role of big data in digital transformation. Journal of

Data Analytics, Tabriz, v. 1, n. 1, p. 42-47, 2021. DOI: https://doi.org/10. 59615/jda.1.1.42.

Disponível em:

https://www.researchgate.net/publication/371546121_The_role_of_big_data_in_digital_transf

ormation. Acesso em: 20 nov. 2024.

Downloads

Publicado

20-12-2024

Como Citar

Jesus, S. B. de, Silva, T. E. C. da, Souza, H. F. de, & Mendes, J. P. R. (2024). O impacto da internet e das tecnologias no conhecimento e no desenvolvimento científico. Anais Do Congresso Nacional Universidade, EAD E Software Livre, 2(18), 42–47. Recuperado de https://ueadsl.textolivre.pro.br/index.php/UEADSL/article/view/1394