Desenvolvendo o Potencial dos Alunos: uma Abordagem Gamificada no Ensino Fundamental

Autores

  • Caio Maciel Universidade Federal de Minas Gerais
  • Natália Melo Universidade Federal de Minas Gerais
  • Samara Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Talita Santos Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

gamificação, educação, ensino fundamental, interação, protagonismo

Resumo

Este trabalho apresenta como temática central a utilização da gamificação em sala de aula, no contexto do ensino fundamental. O principal objetivo com a abordagem deste tema, é avaliar a eficácia da utilização desta metodologia como forma de melhoria no estudo de disciplinas teóricas tradicionais. Além disso, avaliou-se também a correlação entre a gamificação e a aprendizagem ativa, no que diz respeito à Pirâmide de aprendizagem de William Glasser.

     

Referências

AHMAD, Tuan S. A. S., HUSSIN, Anealza A., MOHANDAS Eliyas S. Language

Gamification in ESL classroom: teaching perspective. Malaysia: European

Journal of Open Education and E-learning Studies, 2020. Disponível em:

https://oapub.org/edu/index.php/ejoe/article/view/3445.

ARAÚJO, Marcelo Pereira De et al. Metodologias ativas: gamificação no

processo de aprendizagem. Campina Grande: Anais VI CONEDU, 2019.

Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/61117.

CRIADO, Lúcio Luzetti. Um estudo sobre o uso da gamificação nos anos iniciais

do ensino fundamental. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) -

Universidade de Taubaté, São Paulo, 2018.

KAUARK, Fabiana da Silva; SILVA, Valéria Almeida dos Santos. Dificuldades de

aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental e ações psico &

pedagógicas. Revista psicopedagogia, São Paulo, v. 25, n. 78, p. 264-270, 2008.

Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-

&lng=pt&nrm=iso.

MAHL, Roberto José et al. O ensino da informática básica a estudantes do

ensino fundamental por meio da metodologia de gamificação. Revista Viver

IFRS, v. 7, n. 7, p. 112-117, 2019.

Downloads

Publicado

27-11-2023

Como Citar

Maciel, C., Melo, N., Oliveira, S., & Santos, T. (2023). Desenvolvendo o Potencial dos Alunos: uma Abordagem Gamificada no Ensino Fundamental . Anais Do Congresso Nacional Universidade, EAD E Software Livre, 2(16). Recuperado de https://ueadsl.textolivre.pro.br/index.php/UEADSL/article/view/1346