Os múltiplos papéis da inteligência artificial no mundo contemporâneo: análise dos papéis sociais e econômicos de ferramentas de IA

Autores

  • Anne Martins Universidade Federal de Minas Gerais
  • Julia Castro Universidade Federal de Minas Gerais
  • Leandro Gripp Universidade Federal de Minas Gerais
  • Maria Cecília Leal Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Desemprego tecnológico, substituição de tarefas humanas, produtividade, ética de uso de dados, investimentos

Resumo

O crescimento da proeminência de ferramentas baseadas em inteligência artificial faz com que seja necessário questionar o seu papel na sociedade contemporânea, seus potenciais e seus impactos. Nesse trabalho, nos propomos a realizar uma análise dessa multiplicidade de papéis, discutindo a ética no treinamento de inteligências artificiais e o seu potencial enquanto ferramenta de trabalho, tanto por um lado de capacidade de substituição do trabalho humano quanto por um lado de ferramenta ao serviço humano, capaz de aumentar a sua produtividade.

Referências

VIANA BRAZ, Matheus; MENDES, Thiago Casemiro; FERREIRA, Yasmin Alexandre. Ideologia gerencialista e plataformas de treinamentos de dados para Inteligência Artificial (IA): condições de trabalho e saúde dos trabalhadores no Brasil. 2022.

NOY, S.; ZHANG, W. Experimental evidence on the productivity effects of generative artificial intelligence. Science, v. 381, n. 6654, p. 187–192, 14 jul. 2023.

CHUI, M., MANYIKA, J., & Miremadi, M. Título: "Where machines could replace humans—and where they can’t (yet)." Ano: 2016 Fonte: McKinsey Quarterly

YOSHINAGA, Claudia. Inteligência artificial: a vanguarda das finanças. GV executivo. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/gvexecutivo/article/view/89911/84369

Downloads

Publicado

27-11-2023

Como Citar

Martins, A., Castro, J., Gripp, L., & Leal, M. C. (2023). Os múltiplos papéis da inteligência artificial no mundo contemporâneo: análise dos papéis sociais e econômicos de ferramentas de IA. Anais Do Congresso Nacional Universidade, EAD E Software Livre, 2(16). Recuperado de https://ueadsl.textolivre.pro.br/index.php/UEADSL/article/view/1343