Bullying e Violência Escolar: Identificação, Prevenção e Intervenção

Autores

  • Vinícius Ferreira Cerqueira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Juliana Mara Universidade Federal de Minas Gerais
  • Giovanna Vilaça Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Bullying, Violência escolar, Prevenção, Consequências

Resumo

O termo "bullying" refere-se a atos de violência, tanto física quanto psicológica, que ocorrem repetidamente e geralmente são intencionais. No ambiente escolar, o bullying é comumente manifestado em forma de agressões, tanto físicas quanto verbais, e também na exclusão social das vítimas. Desta forma, observa-se que é fundamental o compromisso das famílias e da comunidade escolar, para o êxito do processo de intervenção.

Referências

ANDRADE, E. P.; LI L. D. As consequências do Bullying: autoagressão e suicídio no cotidiano escolar. Revista Educação, v. 15, n. 1, p. 15-22, 2020. DOI: 10.33947/ 1980-6469-v15n1-4003.

BANDEIRA, Cláudia e HUTZ, Claudio. Bullying: prevalência, implicações e diferenças entre os gêneros. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional,SP. Volume 16, Número 1, Janeiro/Junho de 2012:35-44. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/NbpMpgSfMS3xnpddKdzCphp/?format=pdf&lang=pt#:~:text=O%20bullying%20tem%20sido%20classificado,ataque%20diminua%20com%20a%20idade

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República.

Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em 21 out. 2023.

Bullying. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bullying. PEREIRA, S. M. de S. Bullying e suas implicações no ambiente escolar. São Paulo: Paulus, 2009.

LEANDRO, Vera Lucia Damacena. Bullying. Acesso em 30/09/2012, disponível em ttp://www.pedagogiaaopedaletra.com/posts/bullying-no-ambiente-escolar.

MARTINS, Fabiane Silveira; FAUST, Giane Inês. Prevenção ao bullying: intervenção baseada na Abordagem Cognitivo- Comportamental. Rev. bras.ter. cogn., RJ ,v. 14, n. 2, p. 113-120, dez. 2018 . Disponível em : http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php? script=sci_arttext&pid=S1808- 56872018000200007&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 21 out. 2023

SANZOVO, A. R. de F.; SANTOS CRUZ, J. A. A formação integral e o desenvolvimento das habilidades socioemocionais frente à prevenção de ocorrência de casos de bullying nas escolas. Revista online de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. 3, p. 2827–2842, 2021. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/16090. Acesso em: 22 out. 2023

SILVA, M. V. R. D. Consequências do Bullying na saúde mental dos adolescentes no contexto escolar. revisão narrativa. Scientia Generalis, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 33–38, 2022. Disponível em: http://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/341

SOARES, Kelly Cristine da Cruz O BULLYING NO CONTEXTO ESCOLAR. Revista Científica Semana Acadêmica. Fortaleza, ano MMXIV, Nº. 000064, 04/12/2014. Disponível em: https://semanaacademica.org.br/system/files/artigos/bullying.pdf

Downloads

Publicado

27-11-2023

Como Citar

Ferreira Cerqueira, V., Mara, J., & Vilaça, G. (2023). Bullying e Violência Escolar: Identificação, Prevenção e Intervenção. Anais Do Congresso Nacional Universidade, EAD E Software Livre, 2(16). Recuperado de https://ueadsl.textolivre.pro.br/index.php/UEADSL/article/view/1330