A Presença da Inteligência Artificial na Educação: as vantagens e divergências do uso do CHATGPT no meio acadêmico

Autores

  • Angelina Solange Silva de Oliveira UFMG
  • Gabriel Caldeira Bicalho Universidade Federal de Minas Gerais
  • Layenne Cristina Amaral Domingos UFMG
  • Arthur Herédia Bernardes

Palavras-chave:

ChatGPT, inteligência artificial, desenvolvimento intelectua, meio acadêmico

Resumo

Lançado no ano de 2022 o software ChatGPT tem causado polêmica no meio acadêmico devido a sua capacidade de reproduzir textos científicos, de forma a “facilitar” o trabalho de pesquisa de seus usuários. Este artigo tem como objetivo discutir as vantagens e as divergências do uso deste sistema no meio acadêmico. Conclui-se que o uso do ChatGPT tem contribuído para a produção acadêmica do estudante, no entanto, percebe-se que há a necessidade de realizar uma pesquisa de campo complementar para verificar na prática se o uso desse software tem interferido de forma negativa no desenvolvimento intelectual dos acadêmicos.

Referências

Chat OpenAI, 2023. Disponível em: <https://chat.openai.com/>. Acesso em out. de 2023.

CASSOL, Daniel. Quais os impactos do ChatGPT e da Inteligência Artificial na Educação? Instituto Federal de Santa Catarina, 2023. Disponível em: <https://www.ifsc.edu.br/web/ifsc-verifica/w/quais-os-impactos-do-chatgpt-e-da-inteli

gencia-artificial-na-educacao- >. Acesso em out. de 2023.

D’ALTE, Lia; D’ALTE, Pedro. Para uma avaliação do ChatGPT como ferramenta auxiliar de escrita de textos acadêmicos. R. Bibliomar, São Luís, v. 22, n. 1, p. 122-138, jan./jun. 2023. Disponível em: ttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/21144. Acesso em set. de 2023.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário Aurélio da língua portuguesa. 4ª ed. Curitiba: Ed. Positivo; 2009.

GARCIA-PEÑALVO, F. J. The perception of Artificial Intelligence in educational contexts after the launch of ChatGPT: Disruption or Panic? , Ediciones Universidad de Salamanca, 2023. Disponível em: <https://repositorio.grial.eu/handle/grial/2838>. Acesso em out. de 2023.

Redação.Na educação, o ChatGPT não estimula o pensamento crítico. Jornal da Universidade de São Paulo (USP), 2023. Disponível em:

<https://jornal.usp.br/radio-usp/na-educacao-o-chatgpt-nao-estimula-o-pensamentocritico/ >. Acesso em out. de 2023.

VALERI, Julia. ChatGPT e o meio acadêmico: como lidar com a nova ferramenta? São Paulo: Jornal USP, 2023. Disponível em:

https://jornal.usp.br/campus-ribeirao-preto/chatgpt-e-o-meio-academico-como-lidar-com-a-nova-ferramenta/. Acesso em set. de 2023.

Downloads

Publicado

27-11-2023

Como Citar

Oliveira, A. S. S. de, Caldeira Bicalho, G., Domingos, L. C. A., & Bernardes, A. H. (2023). A Presença da Inteligência Artificial na Educação: as vantagens e divergências do uso do CHATGPT no meio acadêmico. Anais Do Congresso Nacional Universidade, EAD E Software Livre, 2(16). Recuperado de https://ueadsl.textolivre.pro.br/index.php/UEADSL/article/view/1319