A Escrita como Expressão de Liberdade contra o Racismo: uma proposta para o Brasil

Autores

  • Pedro Eugênio Nunes Pinheiro Universidade Federal de Minas Gerais
  • Amanda Araujo da Costa Universidade Federal de Minas Gerais
  • Nathan Caldeira Silva Ramos Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

racismo, liberdade, escrita, brasil

Resumo

O presente artigo visa abordar a partir dos fatos reais do filme "Escritores da Liberdade", a perspectiva de que é possível utilizar a escrita como forma de expressar a liberdade ao combater o racismo. Além disso, objetiva trazer uma proposta de aplicação no Brasil, o qual é uma nação que, infortunadamente, ainda lida com muitos obstáculos para superar os resquícios do preconceito arraigado na sociedade advindo do histórico escravocrata. 

 

Referências

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidente da República, [2016].

BRASIL, Lei 12.288/10. Estatuto da Igualdade Racial. Brasília, DF: Presidência da República, 2010.

ESCRITORES DA LIBERDADE. Direção: Richard LaGravenese. Produção de: MTV Films, Jersey Films e 2S Films. Estados Unidos: Paramount Pictures, 2007. (123 min).

FREEDOM WRITERS FOUNDATION. Freedom Writers Foundation. Disponível em: https://freedomwritersfoundation.org/. Acesso em: 19/10/2023.

OLIVEIRA, Luiz Henrique Silva de. A representação do negro nas poesias de Castro Alves e de [Luiz Silva] Cuti: de Objeto a Sujeito. Dissertação de Mestrado. PPGL/UFMG: Belo Horizonte, 2007.

Downloads

Publicado

27-11-2023

Como Citar

Nunes Pinheiro, P. E., Araujo da Costa, A., & Caldeira Silva Ramos, N. (2023). A Escrita como Expressão de Liberdade contra o Racismo: uma proposta para o Brasil. Anais Do Congresso Nacional Universidade, EAD E Software Livre, 2(16). Recuperado de https://ueadsl.textolivre.pro.br/index.php/UEADSL/article/view/1316