A Escrita como Expressão de Liberdade contra o Racismo: uma proposta para o Brasil
Palavras-chave:
racismo, liberdade, escrita, brasilResumo
O presente artigo visa abordar a partir dos fatos reais do filme "Escritores da Liberdade", a perspectiva de que é possível utilizar a escrita como forma de expressar a liberdade ao combater o racismo. Além disso, objetiva trazer uma proposta de aplicação no Brasil, o qual é uma nação que, infortunadamente, ainda lida com muitos obstáculos para superar os resquícios do preconceito arraigado na sociedade advindo do histórico escravocrata.
Referências
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidente da República, [2016].
BRASIL, Lei 12.288/10. Estatuto da Igualdade Racial. Brasília, DF: Presidência da República, 2010.
ESCRITORES DA LIBERDADE. Direção: Richard LaGravenese. Produção de: MTV Films, Jersey Films e 2S Films. Estados Unidos: Paramount Pictures, 2007. (123 min).
FREEDOM WRITERS FOUNDATION. Freedom Writers Foundation. Disponível em: https://freedomwritersfoundation.org/. Acesso em: 19/10/2023.
OLIVEIRA, Luiz Henrique Silva de. A representação do negro nas poesias de Castro Alves e de [Luiz Silva] Cuti: de Objeto a Sujeito. Dissertação de Mestrado. PPGL/UFMG: Belo Horizonte, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Pedro Eugênio Nunes Pinheiro, Amanda Araujo da Costa, Nathan Caldeira Silva Ramos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Licença Creative Commons CC-by-sa4.0: permite copiar, distribuir e reutilizar para quaisquer fins desde que citada a fonte e mantida a mesma licença.