Impactos da Inteligência Emocional no pós-pandemia
Palavras-chave:
Inteligência Emocional, Pós-pandemia, Trabalho, EducaçãoResumo
O presente estudo tem como objetivo discutir o impacto da inteligência emocional (IE) no período de pós-pandemia. Para tanto, são analisados trabalhos, sobretudo aqueles relacionados à área da Ciências Humanas, que versam sobre a importância da promoção da IE no mercado de trabalho e no ambiente escolar, especialmente no contexto posterior à pandemia, momento no qual houve intensificação de fatores estressantes. Ao final, são apresentadas considerações que buscam contemplar a relação entre as práticas educativas em IE e a formação de espaços laborais preocupados com o bem-estar dos funcionários.
Referências
ANEQUIM, A. M. A Inteligência Emocional como estratégia para a melhoria da qualidade de vida de professores no contexto pós pandemia. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Educação) — Centro Universitário Vale do Cricaré, São Mateus, ES, 2022. Disponível em: https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1505. Acesso em: 21 set. 2023.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base. Acesso em: 16 out. 2023.
GROP, Rafael Bisquerra. Educación Emocional. Red Internacional de Educación Emocional y Bienestar, 2018. Disponível em:
https://www.rafaelbisquerra.com/competencias-emocionales/. Acesso em: 20 out. 2023.
HUILLCA, S. E. A.; PACHECO, D. R. C. Inteligência emocional na educação a distância. Horizontes - Revista de Investigación en Ciencias de la Educación, v. 7, n. 29, p. 1446-1451, abr. 2023. Disponível em: http://www.scielo.org.bo/scielo.php?pid=S2616-
&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 20 set. 2023.
SANCHÉZ, S.; GAETA, M. L. Inteligência emocional e empatia dos professores em relação à interação professor-aluno em sala de aula. Holos, Natal, v. 2, n. 39, p. 1-12, abr. 2023. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/15156/3632. Acesso em: 18 set. 2023.
SILVA, E. R. T.; SILVA, E. Inteligência emocional e sua influência em práticas educativas. Cadernos Zygmunt Bauman, [s. l.], v. 11, n. 26, p. 132-151, 2021. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/17528. Acesso em: 10 out. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Vítor Vieira Flores Santos, Ana Carolina Bueno de Souza, Ramon Soares Gonçalves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Licença Creative Commons CC-by-sa4.0: permite copiar, distribuir e reutilizar para quaisquer fins desde que citada a fonte e mantida a mesma licença.