Impactos da Inteligência Emocional no pós-pandemia

Autores

  • Vítor Vieira Flores Santos Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ana Carolina Bueno de Souza Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ramon Soares Gonçalves Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Inteligência Emocional, Pós-pandemia, Trabalho, Educação

Resumo

O presente estudo tem como objetivo discutir o impacto da inteligência emocional (IE) no período de pós-pandemia. Para tanto, são analisados trabalhos, sobretudo aqueles relacionados à área da Ciências Humanas, que versam sobre a importância da promoção da IE no mercado de trabalho e no ambiente escolar, especialmente no contexto posterior à pandemia, momento no qual houve intensificação de fatores estressantes. Ao final, são apresentadas considerações que buscam contemplar a relação entre as práticas educativas em IE e a formação de espaços laborais preocupados com o bem-estar dos funcionários.

 

Referências

ANEQUIM, A. M. A Inteligência Emocional como estratégia para a melhoria da qualidade de vida de professores no contexto pós pandemia. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Educação) — Centro Universitário Vale do Cricaré, São Mateus, ES, 2022. Disponível em: https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1505. Acesso em: 21 set. 2023.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base. Acesso em: 16 out. 2023.

GROP, Rafael Bisquerra. Educación Emocional. Red Internacional de Educación Emocional y Bienestar, 2018. Disponível em:

https://www.rafaelbisquerra.com/competencias-emocionales/. Acesso em: 20 out. 2023.

HUILLCA, S. E. A.; PACHECO, D. R. C. Inteligência emocional na educação a distância. Horizontes - Revista de Investigación en Ciencias de la Educación, v. 7, n. 29, p. 1446-1451, abr. 2023. Disponível em: http://www.scielo.org.bo/scielo.php?pid=S2616-

&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 20 set. 2023.

SANCHÉZ, S.; GAETA, M. L. Inteligência emocional e empatia dos professores em relação à interação professor-aluno em sala de aula. Holos, Natal, v. 2, n. 39, p. 1-12, abr. 2023. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/15156/3632. Acesso em: 18 set. 2023.

SILVA, E. R. T.; SILVA, E. Inteligência emocional e sua influência em práticas educativas. Cadernos Zygmunt Bauman, [s. l.], v. 11, n. 26, p. 132-151, 2021. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/17528. Acesso em: 10 out. 2023.

Downloads

Publicado

27-11-2023

Como Citar

Vieira Flores Santos, V., Carolina Bueno de Souza, A., & Soares Gonçalves, R. (2023). Impactos da Inteligência Emocional no pós-pandemia. Anais Do Congresso Nacional Universidade, EAD E Software Livre, 2(16). Recuperado de https://ueadsl.textolivre.pro.br/index.php/UEADSL/article/view/1315