Turismo de Base Comunitária: contribuições do Turismo à Comunidade Quilombo "Morro do Fogo" em Serra das Araras-MG
Palavras-chave:
Turismo, Valorização Cultural, Cultura, Comunidades TradicionaisResumo
O Turismo de Base Comunitária é uma maneira alternativa de se realizar o turismo diferenciando do molde tradicional, buscando fomentar a atividade turística como uma forma de promover a valorização e preservação cultural de uma comunidade tradicional. Neste sentido, o presente trabalho busca elaborar uma sequência de possíveis diretrizes e ou ações que a comunidade de Quilombo do Morro do Fogo pode escolher seguir para implementar o Turismo de Base Comunitária, valorizando o que há de mais puro e único neste território.
Referências
BARTHOLO, Roberto; SANSOLO, Davis Gruber; BURSZTYN, Ivan. Turismo de base comunitária. Letra e imagem, 2009.
BORGES, Cícera Inara Oliveira Sousa. O turismo comunitário em comunidades tradicionais na zona costeira do ceará: em foco a experiência da Rede Tucum. 2011.
BURSZTYN, I.; BARTHOLO, R.; DELAMARO, M. Turismo para quem? Sobre caminhos de desenvolvimento e alternativas para o turismo no Brasil. In: BARTHOLO, R., SANSOLO, D.G, BURSZTYN, I. (Orgs.) Turismo de base comunitária: Diversidade de olhares e experiências brasileiras. Rio de Janeiro: Letra e Imagem, 2009. p. 76 a 91.
BRASIL, Ministério do Turismo. Dinâmica e Diversidade do Turismo de Base Comunitária:desafio para a formulação de política pública. Brasília: Ministério do Turismo, 2010.
HIWASAKI, L. Comunity-based tourism: A pathway to sustainability for Japan`s protected areas. Society and Natural Resources, vol. 19, p.133-143, 2006.
IRVING, M. A. “Participação: questão central na sustentabilidade de projetos de desenvolvimento. In: IRVING, M. A.; AZEVEDO, J. (Orgs.). Turismo: o desafio da sustentabilidade. São Paulo: Futura, 2002a, p. 35-45. Irving, MA 2009, ‘Reinventando a reflexão sobre turismo de base comunitária: inovar é possível?
LENZ, T.C.Z. Arranjo socioprodutivo de base comunitária e turismo comunitário: delineando aproximações. In: SAMPAIO, C. A. C.; HENRIQUEZ, C.; MANSUR, C. (Orgs.). Turismo 172 comunitário, solidário e sustentável: da crítica às ideias e das ideias à prática. Blumenau: Edifurb, 2011. p. 39-46.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Maikon Franck da Costa, Luiz Rodrigues
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Licença Creative Commons CC-by-sa4.0: permite copiar, distribuir e reutilizar para quaisquer fins desde que citada a fonte e mantida a mesma licença.