A Inclusão digital nas aulas de reforço escolar: o humor por meio dos memes
Palavras-chave:
Inclusão digital, Reforço escolar, Humor, MemeResumo
Este artigo é um relato de prática desenvolvida com alunos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Ignácio de Andrade Melo, localizada na cidade de Belo Horizonte, participantes do projeto de Reforço Escolar de Língua Portuguesa. A prática se desenvolveu em torno da temática do humor expresso nos memes. Nesse sentido, os alunos participantes discutiram o conceito de humor, estudando os memes em circulação na época do projeto e criaram seus próprios memes para participação de um concurso cultural na escola. A prática objetivava aplicar os novos letramentos, a fim de que os estudantes pudessem compreender o fenômeno da ironia e do humor em gêneros digitais. Pautamo-nos nos estudos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e em estudiosos que tratam a temática específica desde o ponto de vista da comunicação, a saber, Candido e Gomes (2015). Além disso, Vieira (2007) aborda a necessidade de trabalho com os memes, visto que representa uma forma subjetiva e cultural de representação do mundo, o que também faz parte da formação de leitores. Esta abordagem permitiu que estudantes colocados à margem na sala de aula pudessem compreender a interpretação de um outro viés, mais inclusivo. Isso porque reforça-se que o público-alvo foram estudantes com dificuldades de aprendizagem em língua portuguesa.Desse modo, os alunos experimentaram uma forma criativa de escrita, o que, ainda, auxiliaram-os em relação a algum tipo de resistência ao componente curricular.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CANDIDO, E. C. R; GOMES, N. T. Memes – uma linguagem lúdica. Revista Philologus, Rio de Janeiro, ano 21, n. 63, p. 1293 - 1303, set./dez., 2015.
DIGITAL, Galo. O que são memes?. Youtube. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=vuolZojRP7I>. Acesso em 30 ago. 2022.
LINGUAGEM, Caminhos da. Estudos sobre os memes. Youtube. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=JthhcxP5XAE>. Acesso me 01 set. 2022.
SEDUC. Secretaria de Educação do Ceará. Estudo em casa: Língua Portuguesa, anos finais do ensino fundamental, 8º ano, v. 3. 2021.
VIEIRA, J. A. Novas perspectivas para o Texto: uma visão multissemiótica. In: VIERA, J. A. et al. Reflexões sobre a língua portuguesa – uma abordagem multimodal. Petrópolis: Editoras Vozes, 2007
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Marcela Caroline Albuquerque Horta, Karlla Andrea Leal Cruz

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Licença Creative Commons CC-by-sa4.0: permite copiar, distribuir e reutilizar para quaisquer fins desde que citada a fonte e mantida a mesma licença.