A Inclusão digital nas aulas de reforço escolar: o humor por meio dos memes
Palavras-chave:
Inclusão digital, Reforço escolar, Humor, MemeResumo
Este artigo é um relato de prática desenvolvida com alunos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Ignácio de Andrade Melo, localizada na cidade de Belo Horizonte, participantes do projeto de Reforço Escolar de Língua Portuguesa. A prática se desenvolveu em torno da temática do humor expresso nos memes. Nesse sentido, os alunos participantes discutiram o conceito de humor, estudando os memes em circulação na época do projeto e criaram seus próprios memes para participação de um concurso cultural na escola. A prática objetivava aplicar os novos letramentos, a fim de que os estudantes pudessem compreender o fenômeno da ironia e do humor em gêneros digitais. Pautamo-nos nos estudos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e em estudiosos que tratam a temática específica desde o ponto de vista da comunicação, a saber, Candido e Gomes (2015). Além disso, Vieira (2007) aborda a necessidade de trabalho com os memes, visto que representa uma forma subjetiva e cultural de representação do mundo, o que também faz parte da formação de leitores. Esta abordagem permitiu que estudantes colocados à margem na sala de aula pudessem compreender a interpretação de um outro viés, mais inclusivo. Isso porque reforça-se que o público-alvo foram estudantes com dificuldades de aprendizagem em língua portuguesa.Desse modo, os alunos experimentaram uma forma criativa de escrita, o que, ainda, auxiliaram-os em relação a algum tipo de resistência ao componente curricular.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CANDIDO, E. C. R; GOMES, N. T. Memes – uma linguagem lúdica. Revista Philologus, Rio de Janeiro, ano 21, n. 63, p. 1293 - 1303, set./dez., 2015.
DIGITAL, Galo. O que são memes?. Youtube. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=vuolZojRP7I>. Acesso em 30 ago. 2022.
LINGUAGEM, Caminhos da. Estudos sobre os memes. Youtube. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=JthhcxP5XAE>. Acesso me 01 set. 2022.
SEDUC. Secretaria de Educação do Ceará. Estudo em casa: Língua Portuguesa, anos finais do ensino fundamental, 8º ano, v. 3. 2021.
VIEIRA, J. A. Novas perspectivas para o Texto: uma visão multissemiótica. In: VIERA, J. A. et al. Reflexões sobre a língua portuguesa – uma abordagem multimodal. Petrópolis: Editoras Vozes, 2007
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