Além do Consciente: as Complexas Interconexões entre Freud, Aprendizagem e Educação

Autores

  • Camila Duarte Altivo Centro Universitário UNA

Palavras-chave:

Psicanálise, aprendizagem, educação, Freud.

Resumo

Este estudo explora as contribuições de Freud para a educação, enfocando a importância das relações interpessoais no processo de aprendizagem. Baseado na psicanálise, destacamos a ideia central de que toda aprendizagem está intrinsecamente ligada a uma relação com o outro, implicando vínculos construtivos ou destrutivos. Utilizando conceitos freudianos como transferência e pulsões, examina-se o papel do educador na criação de ambientes propícios ao desenvolvimento cognitivo e emocional dos educandos.  

Referências

FREUD, S. (1930). O mal estar na cultura. Tradução de Renato Zwick. Porto ALEGRE, RS: L&PM, 2012

KUPFER, M.C. Freud e a educação: o mestre do impossível. São Paulo, SP: Ed. Scipione, 2005.

RIBEIRO, Márden de Pádua. Contribuição da psicanálise para a educação: a transferência na relação professor/aluno. Psicol. educ., São Paulo, n. 39, p. 23-30, dez. 2014. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141469752014000200003&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 16 out. 2023.

Downloads

Publicado

27-11-2023

Como Citar

Altivo, C. D. (2023). Além do Consciente: as Complexas Interconexões entre Freud, Aprendizagem e Educação. Anais Do Congresso Nacional Universidade, EAD E Software Livre, 2(16). Recuperado de https://ueadsl.textolivre.pro.br/index.php/UEADSL/article/view/1301