Carreiras e Escolhas? Projetos de futuro de jovens das classes populares
Palavras-chave:
juventude, desigualdade social, ensino superior, projeto de futuroResumo
As desigualdades no Brasil se refletem na condição da juventude, como na elaboração de seus projetos de futuro. Este trabalho qualitativo usou de grupos de discussão para investigar, junto a jovens das camadas populares que almejam ingressar na universidade, como suas escolhas de carreiras e instituições de ensino superior são pensadas diante das desigualdades sociais. Identificou-se que, não obstante o cenário de incertezas e a fluidez que marcam as vivências juvenis, as desigualdades impuseram a esses jovens restrições e constrangimentos nos campos simbólico e concreto da realidade, limitando seus projetos de futuro.
Referências
BOURDIEU, P. Escritos de educação. Petrópolis: Vozes, 2007.
DAYRELL, J; CARRANO, P. Juventude e Ensino Médio: quem é esse jovem que chega à escola. In: DAYRELL, J.; CARRANO, P.; MAIA, C. (Org.). Juventude e Ensino Médio: sujeitos e currículos em diálogo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.
GATTI, B; ANDRÉ, M. A relevância dos métodos de pesquisa qualitativa em Educação no Brasil. In: WELLER, W; PFAFF, N. Metodologias da pesquisa qualitativa em educação: teoria e prática. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
GONÇALVES, F. G.; RAMOS, M. P. Sucesso no campo escolar: condicionantes para entrada na universidade no Brasil. Educação e Sociedade, Campinas, v.40, 2019.
LEÃO, G. M. P. Entre sonhos e projetos de jovens, a escola… In: DAYRELL, J.; MOREIRA, M. C.; STENGEL, M. (Org.). Juventudes contemporâneas: um mosaico de possibilidades. Belo Horizonte: Ed. PUC Minas, 2011. 448p.
LECCARDI, C. Por um novo significado do futuro: mudança social, jovens e tempo. Tempo social, São Paulo, v. 17, n. 2, p. 35-57, Nov. 2005.
NOGUEIRA, M. A. A construção da excelência escolar – um estudo de trajetórias feito com estudantes universitários provenientes das camadas médias intelectualizadas. In: NOGUEIRA, M.A.; ROMANELLI, G; ZAGO, N. Família & escola: trajetórias de escolarização em camadas médias e populares. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
VIANA, M.J.B. Longevidade escolar em famílias de camadas populares – Algumas condições de possibilidade.In: NOGUEIRA, M.A.; ROMANELLI, G; ZAGO, N. Família & escola: trajetórias de escolarização em camadas médias e populares. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
WELLER, W. Grupos de discussão na pesquisa com adolescentes e jovens: aportes teórico-metodológicos e análise de uma experiência com o método. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.32, n.2, p. 241-260, maio/ago. 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Daniella Pereira, Maria Amália de Almeida Cunha
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Licença Creative Commons CC-by-sa4.0: permite copiar, distribuir e reutilizar para quaisquer fins desde que citada a fonte e mantida a mesma licença.