Fanzines Literários: uma proposta dialógica de letramento literário para o 6º ano

Autores

  • Francisco Rogiellyson da Silva Andrade Universidade Federal do Ceará
  • Priscila Sandra Ramos de Lima Universidade Federal do Ceará
  • Deorge Lucas Lopes Martins Instituto Federal Farroupilha

Palavras-chave:

Leitura literária, Fanzines literários, Dialogismo, Letramento literário

Resumo

Apresenta-se uma proposta de leitura literária a partir da qual se produzirão fanzines literários em turmas de 6º ano. O alicerce é a Teoria Dialógica do Discurso, a partir de Bakhtin (2016) e de Volóchinov (2018), e a proposta de letramento literário (Cosson, 2018) e de círculos de leitura (Cosson, 2021). A metodologia tem natureza propositiva. A proposta revela que planos dialógicos de leitura literária salientam a elaboração de circunstâncias de interação que favoreçam engajamento em práticas de letramento literário.

Biografia do Autor

Priscila Sandra Ramos de Lima, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda e Mestra em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC) 2019. Especialista em Ensino de Língua Inglesa pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) 2018. Graduada em Letras/Inglês Licenciatura pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) 2014. Professora Efetiva de Língua Inglesa da Secretaria de Educação do Governo do Estado do Ceará (SEDUC/CE). Membro do Grupo de Estudos em Linguística e Discurso Autobiográfico (GELDA) e Membro do Grupo de Estudos em Representações, Linguagem e Trabalho (GERLIT) vinculados ao Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal do Ceará (UFC). 

Deorge Lucas Lopes Martins, Instituto Federal Farroupilha

Estudante de Especialização Metodologias e Práticas para Educação Básica pelo Instituto Federal Farroupilha; Graduado em letras: Português e Espanhol pela Universidade Federal do Ceará. Foi bolsista de iniciação acadêmica em projetos científicos vinculados a mesma universidade. Atua como professor de português no estado do Ceará.

Referências

ANDRADE, F. R. da S.; LIMA, P. S. R. de.; VASCONCELOS, S. M. F. A escrita como prática social e (auto)reflexão no processo de formação de professores: uma experiência com a produção de biograficzines. Revista Desenredo, Passo Fundo, v. 18, n. 1, p. 218-236, jan./abr. 2022.

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. São Paulo: Editora 34, 2016.

COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2018.

COSSON, R. Como criar círculos de leitura na sala de aula. Contexto: São Paulo, 2021.

MOITA LOPES, L. P. (org.) Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006.

PAULA, L. de; MILESK, J. K. O gênero fanzine-zine na sala de aula: leitura, arte e super-heróis. Desenredo, Passo Fundo, v. 16, n. 3, p. 573-597, set./dez. 2020.

PINTO, R. D. Fanzine na educação: algumas experiências em sala de aula. Marca de Fantasia: João Pessoa, 2020.

VOLÓCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2018.

Downloads

Publicado

27-11-2023

Como Citar

Andrade, F. R. da S., Lima, P. S. R. de, & Martins, D. L. L. (2023). Fanzines Literários: uma proposta dialógica de letramento literário para o 6º ano. Anais Do Congresso Nacional Universidade, EAD E Software Livre, 2(16). Recuperado de https://ueadsl.textolivre.pro.br/index.php/UEADSL/article/view/1280