Fanzines Literários: uma proposta dialógica de letramento literário para o 6º ano
Palavras-chave:
Leitura literária, Fanzines literários, Dialogismo, Letramento literárioResumo
Apresenta-se uma proposta de leitura literária a partir da qual se produzirão fanzines literários em turmas de 6º ano. O alicerce é a Teoria Dialógica do Discurso, a partir de Bakhtin (2016) e de Volóchinov (2018), e a proposta de letramento literário (Cosson, 2018) e de círculos de leitura (Cosson, 2021). A metodologia tem natureza propositiva. A proposta revela que planos dialógicos de leitura literária salientam a elaboração de circunstâncias de interação que favoreçam engajamento em práticas de letramento literário.
Referências
ANDRADE, F. R. da S.; LIMA, P. S. R. de.; VASCONCELOS, S. M. F. A escrita como prática social e (auto)reflexão no processo de formação de professores: uma experiência com a produção de biograficzines. Revista Desenredo, Passo Fundo, v. 18, n. 1, p. 218-236, jan./abr. 2022.
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. São Paulo: Editora 34, 2016.
COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2018.
COSSON, R. Como criar círculos de leitura na sala de aula. Contexto: São Paulo, 2021.
MOITA LOPES, L. P. (org.) Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006.
PAULA, L. de; MILESK, J. K. O gênero fanzine-zine na sala de aula: leitura, arte e super-heróis. Desenredo, Passo Fundo, v. 16, n. 3, p. 573-597, set./dez. 2020.
PINTO, R. D. Fanzine na educação: algumas experiências em sala de aula. Marca de Fantasia: João Pessoa, 2020.
VOLÓCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Francisco Rogiellyson da Silva Andrade, Priscila Sandra Ramos de Lima, Deorge Lucas Lopes Martins

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Licença Creative Commons CC-by-sa4.0: permite copiar, distribuir e reutilizar para quaisquer fins desde que citada a fonte e mantida a mesma licença.