Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização

Autores

  • Belmiro Medeiros da Costa Júnior FAMETRO
  • Ranyelle Lopes Barros Centro Universitário Fametro
  • Ray Mayanne da Costa de Carvalho Centro Universitário Fametro

Palavras-chave:

Alfabetização, Aprendizagem, Brincadeiras, Jogos.

Resumo

Os jogos e as brincadeiras representam atividades humanas que oferecem insights importantes sobre o pensamento infantil. A pesquisa tem como objetivo central compreender os jogos e brincadeiras como recursos metodológicos de ensino na alfabetização. Para tanto, foi adotada uma abordagem qualitativa, com base em análise bibliográfica de artigos, dissertações e teses. Os resultados evidenciam que tais atividades estimulam habilidades biopsicomotoras e fomentam a interação entre as crianças, despertando nelas o interesse pelo conhecimento. Além disso, promovem a imaginação, o raciocínio lógico, a atenção, a oralidade e a criatividade no processo de ensino-aprendizagem.

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

DE ALMEIDA, Ana Cristina Pimentel Carneiro; SHIGUNOV, Viktor. A atividade lúdica infantil e suas possibilidades. Journal of Physical Education, v. 11, n. 1, p. 69-76, 2000.

DE ALBUQUERQUE RODRIGUES, Ellen et al. A Contribuição do lúdico na formação do professor de educação infantil. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 8, n. 8, p. 1159-1175, 2022.

FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana; LICHTENSTEIN, Diana Myriam. Psicogênese da língua escrita. Artes Médicas, 1986.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Paz e Terra. São Paulo, 1996.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

KISHIMOTO, T. M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 1997.

LUIS, Alana Vitória Oliveira. A importância da ludicidade na alfabetização. Caderno Intersaberes, v. 12, n. 41, p. 179-191, 2023.

MELLO. M. A. A atividade mediadora nos processos colaborativos de educação continuada de professores: educação infantil e educação física.2001. Tese (Doutorado em Educação) –Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos-SP, 2001.

Downloads

Publicado

27-11-2023

Como Citar

Costa Júnior, B. M. da, Barros, R. L., & Carvalho, R. M. da C. de. (2023). Jogos e Brincadeiras como Recursos Metodológicos de Ensino na Alfabetização. Anais Do Congresso Nacional Universidade, EAD E Software Livre, 2(16). Recuperado de https://ueadsl.textolivre.pro.br/index.php/UEADSL/article/view/1279

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

  • Ana Cristina Fricke Matte, Fábio dos Santos Coradini, Maíra Ferreira Sant'Ana, Silvane Aparecida Gomes, Tielle Alves Souto, Alexandre Carvalho, Alexsandro Luiz dos Reis, Alexsandro Rosa Soares, Ana Luíza Washington Junqueira, Bárbara Amaral Silva, Carolina Maia dos Santos, Claudete Leite Siqueira, Dayse Centurion da Silva, Diego de Campos Ribeiro, Eurico Rosa da Silva Júnior, Gabriel Reis Martins, Gênesis Guimarães Soare, Graciele Batista Gonzaga, Guilherme Pereira Moura, Gustavo Rocha, Iran Rodrigues de Oliveira, Ismael Krüger Pescke, Jaqueline Dias da Silva, Jennifer da Silva Gramiani Celeste, Jussara de Paula da Silva Moura, Katiuscia Cristina Santana, Lohaine Miguez Martins, Luana Batista de Oliveira, Luciana Gonçalves de Oliveira Maraia, Luidy Xavier Nogueira, Luiza Lara do Val Claure, Luiz Alberto de Souza Filho, Luiz Felipe Batista Monteiro, Marcelo Maia, Maria Gabriella Flores Severo Fonseca, Mateus Miranda, Michelli Almeida da Silva, Natália Silva Giarola de Resende, Nayara Stefanie Mandarino Silva, Nicoli Peroza Ramos, Patricia Pato dos Santos, Paula Aparecida Diniz Gomides, Rafaela Domingues Pereira, Rafael Gonçalves Silva, Railson Borges Moura, Ranyelle Lopes Barros, Thais Cerqueira Faria, Valdirene Soares Santos, Walmir Fernandes Pereira, EDITORIAL , Anais do Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre: v. 2 n. 12 (2021): Anais do Congresso Nacional Universidade EAD e Software Livre 2021.2