Videopoemas na sala de aula: um trabalho multimodal com alunos de cursos técnicos integrados no IFES - Campus Montanha

Autores

  • Renato Pereira Aurélio Instituto Federal do Espírito Santo
  • Ana Clara da Silva Moreira Instituto Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Literatura, TDIC, Videopoema, BNCC

Resumo

O trabalho com videopoemas que originou esse estudo foi desenvolvido na disciplina Língua Portuguesa e Literatura, com alunos da 1ª série da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) do Ifes – Campus Montanha no 2º semestre de 2022. Partindo da abordagem qualitativa da pesquisa, buscou-se realizar um levantamento bibliográfico e documental, com a seleção e análise de 06 videopoemas produzidos pelos estudantes. Os resultados apontam a viabilidade de ações que envolvem Literatura e tecnologias digitais, por privilegiar a autonomia e a criatividade dos estudantes, promovendo também o letramento digital.

Acesse o debate no evento aqui.

Referências

AMÂNCIO, Cardes Monção. O conceito de videopoesia e a não obrigatoriedade de presença da linguagem verbal nessas obras. Florianópolis, v. 10, n. 1, p. 202-220, jan./jul. 2014. ISSNe: 1807-9288. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/download/1807-9288.2014v10n1p202/27433/115554. Acesso em: 10 jun. 2023.

AURÉLIO, Renato Pereira; FREITAS, Gisele de Paula. A era digital e a escolarização da literatura: uma experiência com o uso das TDIC e da internet. In: V Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, GT6, 2017. Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: CEFET-MG, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base. Brasília, MEC: 2018b. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 10 jun. 2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 1996. 55. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2017.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

IKEDA, Naomy. Videopoema, o que são? Onde habitam? O que comem? Disponível em: http://www.dfe.uem.br/comunicauem/2018/05/03/videos-poemas-o-que-sao-onde-vivem-o-que-comem/. Acesso em: 10 jun. 2023.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital. In: MARCUSHI, Luiz Antônio; XAVIER, Antônio Carlos (orgs.). Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção de sentido. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

TERRA, Ernani. O que é mesmo literatura? Entre tentativas de resumi-la e acepções plurais. Disponível em: https://www.meer.com/pt/73028-o-que-e-mesmo-literatura. Acesso em: 10 jun. 2023.

Downloads

Publicado

25-06-2023

Como Citar

Pereira Aurélio, R., & da Silva Moreira, A. C. (2023). Videopoemas na sala de aula: um trabalho multimodal com alunos de cursos técnicos integrados no IFES - Campus Montanha . Anais Do Congresso Nacional Universidade, EAD E Software Livre, 1(15). Recuperado de https://ueadsl.textolivre.pro.br/index.php/UEADSL/article/view/1266