Os desafios da sala de aula no ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira: comunicação efetiva e emoções
Palavras-chave:
elato de experiência, Prática Pedagógica, desafios, descobertas.Resumo
O texto trata-se de um ‘Relato de Experiência’, a partir de uma proposta de atividade em Prática Pedagógica II. Nós, do segundo semestre de Letras, Língua Inglesa e Literatura da UNEB, realizamos entrevistas com professores de língua inglesa que contam com anos de atuação na área, unindo também nosso conhecimento adquirido em sala. O foco foi tratar dos desafios existentes em sala de aula na visão do professor, com o objetivo de sanar dúvidas e trazer as descobertas e resultados conquistados no caminho.
Referências
ARAGÃO, Rodrigo Camargo. Emoção no Ensino/Aprendizagem de Línguas. In: ANDRADE, Mariana R. Mastrella-de. Afetividade e emoções no ensino/aprendizagem de línguas: múltiplos olhares. Coleção: Novas Perspectivas em Linguística Aplicada. Vol. 18, Campinas, SP: Pontes Editores, 2011. Disponível em: < https://www.researchgate.net/publication/321753736_Emocao_no_EnsinoAprendizagem_de_Linguas>. Acesso em: 13 maio 2023.
SANTOS, Daniela Silva dos. As emoções e o seu impacto sobre o processo de aprendizagem. Meu Artigo, Brasil Escola. 2022. Disponível em: <https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/pedagogia/as-emocoes-seu-impacto-sobre-processo-aprendizagem.htm>. Acesso em: 07 de jun. 2023.
TEIXEIRA, Silvana. Estratégias de comunicação para uma boa aula. Cursos CPT. 2021. Disponível em: <https://www.cpt.com.br/cursos-metodologia-de-ensino/artigos/estrategias-de-comunicacao-para-uma-boa-aula#:~: texto%20professor%20pode%20 direcionar%20sua,ideias%20(como%20as%20 demonstra%C3%A7%C3%B5es)>. Acesso em: 07 de jun. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Andrezza Assumpção Vilela, Maria Isabel Reis, Vagno Vales Lacerda
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Licença Creative Commons CC-by-sa4.0: permite copiar, distribuir e reutilizar para quaisquer fins desde que citada a fonte e mantida a mesma licença.