Um relato de experiência sobre a formação continuada diante do uso de tecnologias digitais em sala de aula

Autores

  • Filipe dos Santos Flores Universidade do Estado da Bahia
  • Kelly Christina Moreira Santana Universidade do Estado da Bahia
  • Vitoria Nascimento Santos Universidade do Estado da Bahia

Palavras-chave:

Formação continuada, tecnologias digitais, relato de experiência, língua inglesa.

Resumo

Este relato de experiência analisa a formação continuada de professores de língua inglesa e o uso de tecnologias digitais em sala de aula. Por meio de entrevistas com professores, buscamos compreender a importância da formação continuada e como as tecnologias digitais são integradas às práticas pedagógicas. Os resultados mostram que a formação continuada contribui para o desenvolvimento profissional dos docentes, enquanto as tecnologias digitais são consideradas recursos eficazes para motivar e engajar os alunos, promovendo uma aprendizagem mais dinâmica e interativa.

Acesse o debate no evento aqui.

Biografia do Autor

Filipe dos Santos Flores, Universidade do Estado da Bahia

Graduando do Curso de Letras Língua Inglesa e suas respectivas literaturas da Universidade do Estado da Bahia/UNEB – Campus X, em Teixeira de Freitas/BA.

Kelly Christina Moreira Santana, Universidade do Estado da Bahia

Graduanda do Curso de Letras Língua Inglesa e suas respectivas literaturas da Universidade do Estado da Bahia/UNEB – Campus X, em Teixeira de Freitas/BA.

Vitoria Nascimento Santos, Universidade do Estado da Bahia

Graduanda do Curso de Letras Língua Inglesa e suas respectivas literaturas da Universidade do Estado da Bahia/UNEB – Campus X, em Teixeira de Freitas/BA.

Referências

BOHN, H. I. A formação do professor de línguas: a construção de uma identidade profissional. Investigações: Linguística Aplicada e Teoria Literária, v. 17, n. 2, p. 97-113, 2005.

LEFFA, V. J. Transdisciplinaridade no ensino de línguas A perspectiva das Teorias da Complexidade. Revista Brasileira de Linguística Aplicada. Universidade Católica de Pelotas, v 6, n 1, p 26-49. Abril, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1984-63982006000100003 Acesso em: 20 de maio de 2023.

MACHADO, G. B. et al. O uso das tecnologias como ferramenta para a formação continuada e autoformação docente. Revista Brasileira de Educação, v. 26, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782021260048 Acesso em: 19 de maio de 2023. SILVA, W. A. da; KALHIL, J. B. Um Estudo Sobre As Habilidades Necessárias Para Utilização Das Tecnologias Digitais Como Recurso Metodológico. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 62-77, 2017.

Downloads

Publicado

25-06-2023

Como Citar

dos Santos Flores, F., Moreira Santana, K. C., & Nascimento Santos, V. (2023). Um relato de experiência sobre a formação continuada diante do uso de tecnologias digitais em sala de aula. Anais Do Congresso Nacional Universidade, EAD E Software Livre, 1(15). Recuperado de https://ueadsl.textolivre.pro.br/index.php/UEADSL/article/view/1248