A condição da mulher nas relações sociais

Autores

  • Raissa Franca Universidade Federal de Minas Gerais
  • Mayara Baena Siqueira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Carolina, Rittershaussen Novaes Universidade Federal de Minas Gerais
  • Isadora Barbosa Canaan Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Desigualdade de gênero, Feminismo. Desigualdade de gênero. Direitos. Mulheres.

Resumo

O presente trabalho objetiva uma contextualização histórica do movimento feminista, iniciado no século XIX e seus diversos tipos, como o feminismo negro, liberal, socialista, radical e queer. A primeira onda pelos direitos das mulheres buscava a inserção no cenário político e democrático, com destaque para o direito ao voto. Já a segunda onda, que ocorreu nas décadas de 1960 e 1970, foi marcada pela libertação da mulher e um novo feminismo, com destaque para a inclusão de mulheres marginalizadas no debate feminista, além da conscientização das mulheres por meio de atividades coletivas. Espera-se que o artigo forneça um entendimento amplo sobre o movimento feminista e suas diferentes fases históricas, contribuindo para a luta por igualdade e justiça de gênero.

Acesse o debate no evento aqui.

Referências

BIROLI, Flávia. Divisão sexual do trabalho. IN: Gênero e desigualdades: limites da democracia no Brasil. São Paulo: Boitempo, 2018, pp. 21-52.

BRASIL. DECRETO Nº 4.377, DE 13 DE SETEMBRO DE 2002. Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher, de 1979.

COMISSÃO INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS/ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS. Relatório n. 54/01, Caso 12.051, Maria da Penha Maia Fernandes, 4 abr. 2001, Brasil. Disponível em: http://www.sbdp.org.br/arquivos/material/299_Relat%20n.pdf. Acesso em: 8 de Maio de 2023.

HOOKS, Bell. O feminismo é para todos: Políticas arrebatadoras. Rio de Janeiro, Editora Rosa dos Tempos, 2018, p. 18-23.

JODELET, D. (org.). As Representações sociais Rio de Janeiro: Eduerj, 2002.

MACIEL, Diogo Barbosa & BERBEL, Gustavo dos Santos. 2015. "A representação do eu na vida cotidiana". In: Enciclopédia de Antropologia. São Paulo: Universidade de São Paulo, Departamento de Antropologia.

COGHLAN, Erin; HINKLEY, Sara. Estratégias de políticas estaduais para reduzir a disparidade salarial entre gêneros. IRLE - Instituto Interdisciplinar da Universidade da Califórnia. Tradução Google Tradutor. Berkeley, CA, 2018. Tradução de: State Policy Strategies for Narrowing the Gender Wage Gap. Disponível em: https://irle.berkeley.edu/state-policy-strategies-for-narrowing-the-gender-wage-gap/. Acesso em: 5 mai. 2023.

Downloads

Publicado

25-06-2023

Como Citar

Franca, R., Baena Siqueira , M., Rittershaussen Novaes, C., & Barbosa Canaan, I. (2023). A condição da mulher nas relações sociais. Anais Do Congresso Nacional Universidade, EAD E Software Livre, 1(15). Recuperado de https://ueadsl.textolivre.pro.br/index.php/UEADSL/article/view/1217