O potencial do uso de Softwares Livres e sua contribuição na construção de uma mapa de empreendimentos quilombolas de Belo Horizonte

Autores

  • Rosane de Magalhães Lopes Corgosinho Universidade Federal de Minas Gerais
  • Leidiane Pereira de Almeida Universidade Federal de Minas Gerais
  • Naryane Carolina Rocha Braz Pereira Santos Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Empreendedorismo Quilombola, Inclusão socioprodutiva e digital, Cultura Livre, Software Livre, Quilombos Urbanos, Empoderamento econômico negro

Resumo

A cultura do software livre pode ser uma importante ferramenta para desenvolvimento de iniciativas empreendedoras, protagonizadas por populações historicamente vulnerabilizadas, por isso, possuem características que convergem e dialogam com as iniciativas de inclusão socioeconômica dos Quilombos Urbanos de Belo Horizonte. Em busca por empoderamento econômico, colaborativo e sustentável, os Quilombos se apropriariam da cultura e softwares livres, para construção de um Mapa de Empreendimentos Quilombolas, contribuindo para a ruptura do círculo vicioso de discriminação e desigualdade de acesso às oportunidades.

Acesse o debate no evento aqui.

Referências

FERRARI, Marco. A Economia dos Quilombos. Revista da FAPESP – Fundação de Amparo à Pes- quisa do Estado de São Paulo. Edição 242. Abril 2016. Disponível em < https://revistapesquisa.fa- pesp.br/a-economia-dos-quilombos/>. Acesso em: 22 maio. 2023.

FOLETTO, Leonardo. Cultura livre na internet: Do software livre aos comuns. Revista Centro de Pesquisa e Formação, Nº 12, julho 2021, pp 181-198. SESC. Disponível em:

<https://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/revista/CPF_12.pdf#page=18>. Acesso em: 22 abr. 2023.

FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE CULTURA. Conhecendo o Patrimônio Cultural de Belo Horizonte. Dis- ponível em < https://prefeitura.pbh.gov.br/fundacao-municipal-de-cultura/patrimonio>. Acesso em: 22 maio. 2023.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Base de Informações Geográficas e Estatísticas sobre os Indígenas e Quilombolas para enfrentamento à Covid-19. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/geociencias/organizacao-do-territorio/tipologias-do-territorio/27480-base- de-informacoes-sobre-os-povos-indigenas-e-quilombolas.html>. Acesso em: 22 maio. 2023.

PENTEADO, C.L.C; HOMMA, L.H.G; TORI, L.A.; e HOMMA, J.T.G. Softwares livres e políticas cultu- rais no Brasil: O caso do Mapa Cultural. Pol. Cult. Rev., Salvador, v. 13, n. 1, p. 89-111, jan./jun. 2020. Disponível em:<https://periodicos.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/35312>. Acesso em: 22 maio. 2023.

TOLENTINO, Luana. Pacto da branquitude: um convite à construção de um Brasil alicerçado na equi- dade racial. Carta Capital, 2023. Disponível em: <https://www.cartacapital.com.br/opiniao/pacto-da- branquitude-um-convite-a-construcao-de-um-brasil-alicercado-na-equidade-racial/>. Acesso em: 17 abri. 2023.

UFMG. Richard Stallman, Criador do Movimento Software Livre, faz conferência em defesa da liberdade no mundo digital. Boletim UFMG, 25/05/2017. Disponível em < https://www.ufmg.br/online/arquivos/047614.shtml>. Acesso em: 22 maio. 2023.

Downloads

Publicado

25-06-2023

Como Citar

de Magalhães Lopes Corgosinho, R., Pereira de Almeida, L., & Carolina Rocha Braz Pereira Santos, N. (2023). O potencial do uso de Softwares Livres e sua contribuição na construção de uma mapa de empreendimentos quilombolas de Belo Horizonte. Anais Do Congresso Nacional Universidade, EAD E Software Livre, 1(15). Recuperado de https://ueadsl.textolivre.pro.br/index.php/UEADSL/article/view/1198