As percepções de licenciandos em Biologia sobre a introdução da astrobiologia no Ensino Médio

Autores

  • Angela Ferreira Portella Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Adriana Oliveira Bernardes Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Ensino de Astronomia, Introdução a Astrobiologia, Ensino Superior

Resumo

Considerado um tema da atualidade, o assunto emerge sempre que se explora algum planeta ou descobre-se um exoplaneta com características semelhantes à Terra. O objetivo deste trabalho foi obter as percepções de licenciandos em Biologia da importância da introdução do tema no Ensino Médio. Os dados sugerem que eles acreditam na importância, porém, apesar do tema fazer parte da BNCC, não há uma disciplina que trabalhe o conteúdo na graduação.

Acesse o debate no evento aqui.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2017.

GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. Coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. Disponível em: MET.PESQUISA.indd (meiradarocha.jor.br) Acesso em 20 ago. 2021.

GOES, R. de C. G. de A.; BERNARDES, A. O. Uma exposição sobre Astrobiologia como recurso didático no Ensino Médio. Revista Educação Pública, v. 20, nº 38, 6 de outubro de 2020. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/38/lou-uma-exposicao-sobre-astrobiologia-como-recurso-didatico-no-ensino-medio. Acesso em 3 de abr. 2023.

MUSSI, Ricardo Franklin de Freitas et al. Pesquisa Quantitativa e/ou Qualitativa: distanciamentos, aproximações e possibilidades. Revista Sustinere, [S.l.], v. 7, n. 2, p. 414 - 430, jan. 2020. ISSN 2359-0424. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/sustinere/article/view/41193/32038>. Acesso em: 17 maio 2023. doi:https://doi.org/10.12957/sustinere.2019.41193.

PIOVESAN, Armando; TEMPORINI, Edméa R. Pesquisa exploratória: procedimento metodológico para o estudo de fatores humanos no campo da saúde pública. Revista Saúde Pública, 29 (4). 318-325, 1995.

PORTELLA, A. F.; BERNARDES, A. O. Introduzindo Astrobiologia em turmas de Educação de Jovens e Adultos. Revista Educação Pública, v. 19, nº 32, 3 de dezembro de 2019. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/19/31/introduzindo-astrobiologia-em-turmas-de-educacao-de-jovens-e-adultos. Acesso em 3 de abril de 2023.

PORTELLA, A. F; BERNARDES, A. O. Introduzindo o estudo da Astrobiologia em colégio da rede estadual do Rio de Janeiro: uma experiência no âmbito do Proemi. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/17/17/introduzindo-o-estudo-da-astrobiologia-em-colgio-da-rede-estadual-do-rio-de-janeiro-uma-experincia-no-mbito-do-proemi. Acesso em 3 de abril de 2023.

Velozo, L. E., & Bernardes, A. O. . (2021). O que é Astrobiologia? Uma história em quadrinho para introduzir o tema no Ensino Médio. Anais Do Congresso Nacional Universidade, EAD E Software Livre, 2(12). Recuperado de https://nasnuv.com/ojs2/index.php/UEADSL/article/view/561

Downloads

Publicado

25-06-2023

Como Citar

Ferreira Portella, A., & Oliveira Bernardes, A. (2023). As percepções de licenciandos em Biologia sobre a introdução da astrobiologia no Ensino Médio. Anais Do Congresso Nacional Universidade, EAD E Software Livre, 1(15). Recuperado de https://ueadsl.textolivre.pro.br/index.php/UEADSL/article/view/1190