O consumismo e a influência das redes
Palavras-chave:
Redes Sociais, Jovens, Consumo, Propagandas, AnúnciosResumo
Esta pesquisa tem como principal objetivo investigar como o Instagram e o consumismo estão relacionados. Parte da ideia se resume na busca de respostas e de dados sobre o porquê do consumo inconsciente e exagerado vem tomando conta da sociedade, e como as redes sociais atuam nesse processo. Para isso foi usado a pesquisa bibliográfica em sites de artigos científicos, tendo como objeto de estudo o marketing digital propagado na mídia relacionado à compra de produtos. Nesse sentido, a pesquisa será realizada de modo qualitativo e quantitativo, no qual será feito um levantamento de dados a partir de um formulário direcionado aos alunos do ensino médio de uma instituição privada para obter informações sobre o que é mais requisitado, seja em quantidade ou em qualidade. É importante destacar que o projeto está em desenvolvimento e ainda não houve resultados. Em suma, espera-se que o projeto em si faça com que o consumidor, em especial os jovens, tenha uma visão mais ampla sobre o marketing digital na internet e que saiba administrar melhor o seu capital.
Referências
HAWKINS, Del I.; MOTHERSBAUGH, David L.; BEST, Roger J. Comportamento do Consumidor: Construindo a Estratégia de Marketing. 10. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2007.
LEMOS, André. Lemos, A. (2007). Comunicação e práticas sociais no espaço urbano: as características dos Dispositivos Híbridos Móveis de Conexão Multirredes (DHMCM). Comunicação Mídia E Consumo, 4(10), 23–40. Disponível em: https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/97 Acesso em: 10 mar. 2023
PEREIRA, Agostinho Oli Koppe (org.) Relação de Consumo, Tecnologia e meio ambiente. RS: EDUCS, 2009. Disponível em: https://www.ucs.br/site/midia/arquivos/RC_MEIO_AMBIENTE_EBOOK.pdf Acesso em: 10 mar. 2023
RASÊRA, M. A mídia dos jovens e os jovens da mídia na era da convergência tecnológica: o caso do Folhaten, suplemento da Folha de S. Paulo.Dissertação de mestrado defendida no Programa em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná, 2011. Disponível em: https://utp.br/teses-e-dissertacoes-comunicacao-e-linguagem/ Acesso em: 10 mar. 2023
ROCHA, E.; PEREIRA, C. Juventude e consumo: um estudo sobre a comunicação na cultura contemporânea. Rio de Janeiro: Mauad X, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Leonardo França Maia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Licença Creative Commons CC-by-sa4.0: permite copiar, distribuir e reutilizar para quaisquer fins desde que citada a fonte e mantida a mesma licença.