O ponto de vista do texto dissertativo-argumentativo

Autores

  • Luiz Felipe Batista Monteiro Universidade Federal de Minas Gerais
  • Victória Fabiana de Santana Silva Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

ponto de vista, texto dissertativo-argumentativo, linguística aplicada, análise do discurso, enem

Resumo

A tese/ponto de vista desempenha papel crucial em textos dissertativos argumentativos, uma vez que é por meio dela que o texto se constrói. No entanto, muitos estudantes têm dificuldade em sua identificação/construção e produzem textos mal elaborados ou  apresentam problemas de leitura. Tendo isso em vista, a partir da discussão do conceito de tese, apresenta-se subsídios para que os professores possam auxiliar seus alunos a desenvolver habilidades em relação a ela. A tese comumente é definida como uma opinião ou ponto de vista sobre o tópico proposto; neste artigo, porém, destaca-se a necessidade de relacionar tese e argumento, sublinhando que a tese é mais do que apenas uma opinião e enfatizando sua centralidade no texto. Além disso, evidenciamos que, em virtude desse vínculo, não é possível elaborar exercícios que utilizem apenas a introdução, devendo ser lido o texto como um todo.

Acesse o debate no evento aqui.

Biografia do Autor

Victória Fabiana de Santana Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada em Licenciatura em Letras Português pela Universidade Federal de Minas Gerais. Cursou o ensino médio no Colégio XI de Agosto. Foi professora voluntária de Literatura no Cursinho popular pré-Enem Amplia Educação em Belo Horizonte-MG. Possui experiência na área de Educação, Linguística e Literatura, Língua Latina, Espanhola e Portuguesa, em pesquisa e ensino.

Referências

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A redação no Enem 2020: cartilha do participante. Brasília, 2022. Disponível em: <https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/avaliacoes_e_exames_da_educacao_basica/a_redacao_do_enem_2020_-_cartilha_do_participante.pdf>. Acesso em: 09 maio 2023.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A redação no Enem 2020: cartilha do participante. Brasília, 2022. Disponível em: <https://download.inep.gov.br/download/enem/cartilha_do_participante_enem_2022.pdf>. Acesso em: 09 maio 2023.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Manual de correção da redação - Competência 3. 2019. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/enem-outros-documentos>. Acesso em: 06 maio 2023.

LEIA exemplo de redação nota mil do Enem 2021 de candidata da Paraíba. G1 PB, 8 abr. 2023. Disponível em: <https://g1.globo.com/pb/paraiba/la-vem-o-enem/2021/noticia/2022/04/08/leia-exemplo-de-redacao-nota-mil-do-enem-2021-de-candidata-da-paraiba.ghtml>. Acesso em: 08 maio 2023.

MARINHO, Fernando. Texto dissertativo-argumentativo. Português. Disponível em: <https://www.portugues.com.br/redacao/o-texto-dissertativo-argumentativo---modalidade-requisitada-concursos-vestibulares-.html#:~:text=Tese%20%C3%A9%20o%20mesmo%20que,texto%20acerca%20do%20tema%20proposto.>. Acesso em: 09 maio 2023.

PACHECO, Mariana do Carmo. "O que é tese?". Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/portugues/o-que-e-tese.htm>. Acesso em: 09 maio 2023.

RINALDI, Roberta. O que é tese na redação? Aprenda a importância desse elemento para o seu texto!. Imaginie. 01 ago. 2021. Disponível em: <https://blog.imaginie.com.br/o-que-e-tese-na-redacao/>. Acesso em: 09 maio 2023.

SOARES, Doris Almeida. Elementos básicos para a análise de textos argumentativos em língua portuguesa. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 48, n. 1, 2009. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/tla/a/7hT8LH5SzdCjMj6zBjBwWbd/?lang=pt>. Acesso em: 06 maio 2023.

Downloads

Publicado

25-06-2023

Como Citar

Monteiro, L. F. B., & Fabiana de Santana Silva, V. (2023). O ponto de vista do texto dissertativo-argumentativo. Anais Do Congresso Nacional Universidade, EAD E Software Livre, 1(15). Recuperado de https://ueadsl.textolivre.pro.br/index.php/UEADSL/article/view/1168

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

  • Ana Cristina Fricke Matte, Fábio dos Santos Coradini, Maíra Ferreira Sant'Ana, Silvane Aparecida Gomes, Tielle Alves Souto, Alexandre Carvalho, Alexsandro Luiz dos Reis, Alexsandro Rosa Soares, Ana Luíza Washington Junqueira, Bárbara Amaral Silva, Carolina Maia dos Santos, Claudete Leite Siqueira, Dayse Centurion da Silva, Diego de Campos Ribeiro, Eurico Rosa da Silva Júnior, Gabriel Reis Martins, Gênesis Guimarães Soare, Graciele Batista Gonzaga, Guilherme Pereira Moura, Gustavo Rocha, Iran Rodrigues de Oliveira, Ismael Krüger Pescke, Jaqueline Dias da Silva, Jennifer da Silva Gramiani Celeste, Jussara de Paula da Silva Moura, Katiuscia Cristina Santana, Lohaine Miguez Martins, Luana Batista de Oliveira, Luciana Gonçalves de Oliveira Maraia, Luidy Xavier Nogueira, Luiza Lara do Val Claure, Luiz Alberto de Souza Filho, Luiz Felipe Batista Monteiro, Marcelo Maia, Maria Gabriella Flores Severo Fonseca, Mateus Miranda, Michelli Almeida da Silva, Natália Silva Giarola de Resende, Nayara Stefanie Mandarino Silva, Nicoli Peroza Ramos, Patricia Pato dos Santos, Paula Aparecida Diniz Gomides, Rafaela Domingues Pereira, Rafael Gonçalves Silva, Railson Borges Moura, Ranyelle Lopes Barros, Thais Cerqueira Faria, Valdirene Soares Santos, Walmir Fernandes Pereira, EDITORIAL , Anais do Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre: v. 2 n. 12 (2021): Anais do Congresso Nacional Universidade EAD e Software Livre 2021.2