O aluno como protagonista da própria fala: o trabalho com os gênero orais no novo Ensino Médio
Palavras-chave:
Novo Ensino médio, Argumentação, Gêneros Orais, LinguagensResumo
Este artigo visa contribuir com as discussões que vem ocorrendo a respeito das mudanças no Novo Ensino Médio, analisando como os livros didáticos trabalham com o ensino de argumentação. Diante disso, escolhemos analisar uma atividade presente no livro No mundo dos afetos da coleção Multiversos. Objetivo é verificar como é proposto o trabalho argumentativo a partir dos gêneros orais.
Referências
AMOSSY, Ruth. A argumentação no discurso. São Paulo: Contexto, 2018.
AZEVEDO, Isabel Cristina Michelan de; TINOCO, Glícia Azevedo . Letramento e argumentação no ensino de língua portuguesa. Revista Entre palavras, v. 9, p. 18-35, 2019.
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. São Paulo: Editora 34, 2016
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BRASIL. Lei nº 13.415/2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.html3
CAMPOS, Maria Tereza Rangel Arruda; ODA, Lucas Sanches; CARVALHO, Inaê Coutinho de; GAZZETTA, Rodolfo. Multiversos: linguagens: no mundo dos afetos: ensino médio. São Paulo: Editora FTD, 2020.
FERRAREZI JUNIOR, Celso,; CARVALHO, Robson Santos de. Oralidade na educação básica: o que saber, como ensinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2018
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Pedro Henrique Martins Basilio
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Licença Creative Commons CC-by-sa4.0: permite copiar, distribuir e reutilizar para quaisquer fins desde que citada a fonte e mantida a mesma licença.