Diversidade nas Universidades: histórico recente e perspectivas de inclusão
Palavras-chave:
Diversidade, Inclusão, Universidade, CotasResumo
Atualmente, as legislações acerca da diversidade em universidades são bastante consolidadas, dando oportunidade para todas as pessoas de ingressarem em um curso superior, o que era pouco propagado no início dos anos 2000. Isso incentiva, inclusive, estudantes a se importarem com temas sobre Diversidade e Inclusão (D&I).
Contudo, os passos que demos socialmente até agora para promover D&I ficam apenas na “Diversidade”. Existem legislações para auxiliar estudantes dentro das universidades, mas isso não é o suficiente para promover a inclusão dos alunos, principalmente quando o tema é em torno de pessoas que possuem alguma deficiência grave, ou pessoas que precisam trabalhar logo cedo, e têm que conciliar estudo com o emprego.
O objetivo desse artigo está dividido em um estudo em três etapas: 1) fazer uma revisão histórica de como foi o caminho até as atuais políticas de inclusão em universidades 2) entender os impactos causados por tais políticas 3) fazer um estudo de caso em torno de estudantes da Universidade Federal de Minas Gerais, trabalhando com casos reais de pessoas que ainda não possuem amparo suficiente para se manterem com dignidade dentro da universidade.
Referências
CAETANO, Érica. História do sistema de cotas no Brasil. Super Vestibular. Acesso em 08/05/2023. Disponível em:
https://vestibular.mundoeducacao.uol.com.br/cotas/historia-sistema-cotas-no-brasil.htm.
JR, Itamar Rigueira. Candidatos às cotas raciais passarão por comissão complementar à autodeclaração. Universidade Federal de Minas Gerais, 2019. Acesso em 08/05/2023. Disponível em:
Universidade Federal de Minas Gerais. Violão adaptado desenvolvido na Escola de Engenharia pode ser tocado com uma só mão. 2020.
Acesso em 08/05/2023. Disponível em:
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Diana Ribeiro Pereira, Gabriel Barcelos Teles, Zinsou Elioce Georges Gandonou
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Licença Creative Commons CC-by-sa4.0: permite copiar, distribuir e reutilizar para quaisquer fins desde que citada a fonte e mantida a mesma licença.