O contato linguístico em placas de refugiados venezuelanos em Belo Horizonte e região metropolitana: observações preliminares
Palavras-chave:
Contato linguístico, Língua warao, Refugiados venezuelanos no Brasil, Crise migratória, SociolinguísticaResumo
O contato linguístico ocorre quando diferentes línguas coexistem em uma comunidade de fala no mesmo tempo e espaço. O objetivo do presente estudo é documentar o contato linguístico na cidade de Belo Horizonte entre a língua warao, o espanhol latino e o português brasileiro devido à crise migratória de refugiados venezuelanos no Brasil. Para se estudar o fenômeno, foram coletadas fotografias das placas produzidas pelos imigrantes, além de uma revisão bibliográfica dos estudos de migração e de sociolinguística de contato.
Referências
ACNUR. Os Warao no Brasil - Contribuições da antropologia para a proteção de indígenas refugiados e migrantes. Brasília, 2021.
ACNUR. Perfil socioeconômico da população indígena refugiada e migrante abrigada em Roraima. Brasília, 2021.
CRYSTAL, David. The Cambridge encyclopedia of language. UK: Cambridge University, 1987.
CALVET, Louis-Jean. Sociolinguística: uma introdução crítica. Tradução de Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola, 2002.
ROCHA, Gustavo; RIBEIRO, Natália Vilar Pinto. Fluxo migratório venezuelano no Brasil: análise e estratégias. Revista Jurídica da Presidência, v. 20, n. 122, p. 541-563, 2018.
SIMÕES, Gustavo. Perfil sociodemográfico e laboral da imigração venezuelana no Brasil. Curitiba, BR: CRV, 2017.
MELLO, Heliana; ALTENHOFEN, Cléo Vilson; RASO, Tommaso. Os contatos linguísticos no Brasil. Editora UFMG, 2011.
MESQUITA, Rodrigo. “Diaria o fixo”: fotografias sociolinguísticas de Boa Vista–Roraima e as novas perspectivas para as pesquisas do contato linguístico na fronteira. In.: CRUZ, A.;
ALEIXO, F. (Orgs.). Roraima entre línguas: contatos linguísticos no universo da tríplice fronteira do extremo-norte brasileiro. Boa Vista: Editora da UFRR, p. 48-78, 2020.
MYERS-SCOTTON, Carol. Common and uncommon ground: Social and structural factors in codeswitching. Language in society, v. 22, n. 4, p. 475-503, 1993.
NEPOMUCENO, Matheus. Diagnóstico da Operação Acolhida Sob a Perspectiva do Município de Belo Horizonte. 2022. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito). Escola Superior Dom Helder Câmara, Belo Horizonte, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Dalmo Buzato, Átila Vital
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Licença Creative Commons CC-by-sa4.0: permite copiar, distribuir e reutilizar para quaisquer fins desde que citada a fonte e mantida a mesma licença.