O contato linguístico em placas de refugiados venezuelanos em Belo Horizonte e região metropolitana: observações preliminares

Autores

  • Dalmo Buzato Universidade Federal de Minas Gerais
  • Átila Vital Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Contato linguístico, Língua warao, Refugiados venezuelanos no Brasil, Crise migratória, Sociolinguística

Resumo

O contato linguístico ocorre quando diferentes línguas coexistem em uma comunidade de fala no mesmo tempo e espaço. O objetivo do presente estudo é documentar o contato linguístico na cidade de Belo Horizonte entre a língua warao, o espanhol latino e o português brasileiro devido à crise migratória de refugiados venezuelanos no Brasil. Para se estudar o fenômeno, foram coletadas fotografias das placas produzidas pelos imigrantes, além de uma revisão bibliográfica dos estudos de migração e de sociolinguística de contato.

Acesse o debate no evento aqui.

Referências

ACNUR. Os Warao no Brasil - Contribuições da antropologia para a proteção de indígenas refugiados e migrantes. Brasília, 2021.

ACNUR. Perfil socioeconômico da população indígena refugiada e migrante abrigada em Roraima. Brasília, 2021.

CRYSTAL, David. The Cambridge encyclopedia of language. UK: Cambridge University, 1987.

CALVET, Louis-Jean. Sociolinguística: uma introdução crítica. Tradução de Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola, 2002.

ROCHA, Gustavo; RIBEIRO, Natália Vilar Pinto. Fluxo migratório venezuelano no Brasil: análise e estratégias. Revista Jurídica da Presidência, v. 20, n. 122, p. 541-563, 2018.

SIMÕES, Gustavo. Perfil sociodemográfico e laboral da imigração venezuelana no Brasil. Curitiba, BR: CRV, 2017.

MELLO, Heliana; ALTENHOFEN, Cléo Vilson; RASO, Tommaso. Os contatos linguísticos no Brasil. Editora UFMG, 2011.

MESQUITA, Rodrigo. “Diaria o fixo”: fotografias sociolinguísticas de Boa Vista–Roraima e as novas perspectivas para as pesquisas do contato linguístico na fronteira. In.: CRUZ, A.;

ALEIXO, F. (Orgs.). Roraima entre línguas: contatos linguísticos no universo da tríplice fronteira do extremo-norte brasileiro. Boa Vista: Editora da UFRR, p. 48-78, 2020.

MYERS-SCOTTON, Carol. Common and uncommon ground: Social and structural factors in codeswitching. Language in society, v. 22, n. 4, p. 475-503, 1993.

NEPOMUCENO, Matheus. Diagnóstico da Operação Acolhida Sob a Perspectiva do Município de Belo Horizonte. 2022. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito). Escola Superior Dom Helder Câmara, Belo Horizonte, 2022.

Downloads

Publicado

25-06-2023

Como Citar

Buzato, D., & Vital, Átila. (2023). O contato linguístico em placas de refugiados venezuelanos em Belo Horizonte e região metropolitana: observações preliminares. Anais Do Congresso Nacional Universidade, EAD E Software Livre, 1(15). Recuperado de https://ueadsl.textolivre.pro.br/index.php/UEADSL/article/view/1120