Ensino da Libras como ferramenta de inclusão de deficientes auditivos
Palavras-chave:
LIBRAS, INCLUSÃO, DEFICIENTE AUDITIVOResumo
Este projeto visa investigar o ensino da LIBRAS em ambiente escolar para entender os caminhos da inclusão efetiva de deficientes auditivos na contemporaneidade. Para isso, buscou-se uma exploração do tema e, em seguida, como forma de corroborar as hipóteses iniciais, ocorreu a criação e aplicação de um formulário. Decorrente da análise dos resultados, evidenciou-se a importância do conhecimento da Linguagem Brasileira de Sinais no diálogo entre os ouvintes e a comunidade surda.
Referências
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. Acesso em: 06 jun. 2022.
DIAS, Adelaide Alves. A Escola Como Espaço de Socialização da Cultura em Direitos Humanos. 2015. Disponível em: http://www.cchla.ufpb.br/redhbrasil/wp-content/uploads/2014/04/A-ESCOLA-COMO-ESPA%C3%87O-DE-SOCIALIZA%C3%87%C3%83O.pdf. Acesso em: 10 jul. 2022.
RABELLO, E.T. e PASSOS, J. S. Erikson e a teoria psicossocial do desenvolvimento. Disponível em: https://josesilveira.com/wp-content/uploads/2018/07/Erikson-e-a-teoria-psicossocial-do-desenvolvimento.pdf. Acesso em: 09 jul. 2022.
SOARES, Rhuany Andressa Raphaelli; WEISS, Raquel Andrade. A educação como socialização em Émile Durkheim. Revista Espaço Pedagógico, [S.L.], v. 28, n. 1, p. 13-33, 16 set. 2021. UPF Editora. http://dx.doi.org/10.5335/rep.v28i1.11520. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/11520/114116242. Acesso em: 10 jul. 2022.
VALSECHI, Geisielen Santana. CURRÍCULO DE LIBRAS EM ANÁLISE: Possibilidades de implementação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2020. 195 f. Tese (Doutorado) - Curso de Educação - Linha de Pesquisa: Políticas Educacionais, Ensino e Formação, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229667. Acesso em: 10 mai 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Júlia Karolyne Fernandes Pinto, Izabela de Oliveira Amaral
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Licença Creative Commons CC-by-sa4.0: permite copiar, distribuir e reutilizar para quaisquer fins desde que citada a fonte e mantida a mesma licença.