Ensino da Libras como ferramenta de inclusão de deficientes auditivos

Autores

  • Júlia Karolyne Fernandes Pinto Colégio Santa Maria Minas Betim
  • Izabela de Oliveira Amaral Colégio Santa Maria Minas Betim

Palavras-chave:

LIBRAS, INCLUSÃO, DEFICIENTE AUDITIVO

Resumo

Este projeto visa investigar o ensino da LIBRAS em ambiente escolar para entender os caminhos da inclusão efetiva de deficientes auditivos na contemporaneidade. Para isso, buscou-se uma exploração do tema e, em seguida, como forma de corroborar as hipóteses iniciais, ocorreu a criação e aplicação de um formulário. Decorrente da análise dos resultados, evidenciou-se a importância do conhecimento da Linguagem Brasileira de Sinais no diálogo entre os ouvintes e a comunidade surda.

Acesse o debate no evento aqui.

Referências

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. Acesso em: 06 jun. 2022.

DIAS, Adelaide Alves. A Escola Como Espaço de Socialização da Cultura em Direitos Humanos. 2015. Disponível em: http://www.cchla.ufpb.br/redhbrasil/wp-content/uploads/2014/04/A-ESCOLA-COMO-ESPA%C3%87O-DE-SOCIALIZA%C3%87%C3%83O.pdf. Acesso em: 10 jul. 2022.

RABELLO, E.T. e PASSOS, J. S. Erikson e a teoria psicossocial do desenvolvimento. Disponível em: https://josesilveira.com/wp-content/uploads/2018/07/Erikson-e-a-teoria-psicossocial-do-desenvolvimento.pdf. Acesso em: 09 jul. 2022.

SOARES, Rhuany Andressa Raphaelli; WEISS, Raquel Andrade. A educação como socialização em Émile Durkheim. Revista Espaço Pedagógico, [S.L.], v. 28, n. 1, p. 13-33, 16 set. 2021. UPF Editora. http://dx.doi.org/10.5335/rep.v28i1.11520. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/11520/114116242. Acesso em: 10 jul. 2022.

VALSECHI, Geisielen Santana. CURRÍCULO DE LIBRAS EM ANÁLISE: Possibilidades de implementação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2020. 195 f. Tese (Doutorado) - Curso de Educação - Linha de Pesquisa: Políticas Educacionais, Ensino e Formação, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229667. Acesso em: 10 mai 2022.

Downloads

Publicado

25-06-2023

Como Citar

Fernandes Pinto, J. K., & Izabela de Oliveira Amaral. (2023). Ensino da Libras como ferramenta de inclusão de deficientes auditivos. Anais Do Congresso Nacional Universidade, EAD E Software Livre, 1(15). Recuperado de https://ueadsl.textolivre.pro.br/index.php/UEADSL/article/view/1117

Edição

Seção

TRABALHOS AGRACIADOS COM O PRÊMIO DE MENÇÃO HONROSA

Categorias