Cinema Brasileiro e Homossexualidade: entre a arte e o ativismo
Palavras-chave:
Cinema e História, sociedadeResumo
O trabalho tem como objetivo analisar algumas produções da última década do cinema brasileiro, partindo do conceito de homoarte, de Wilton Garcia. Trata-se de narrativas fílmicas que fabulam novas experiências imagéticas sobre a homossexualidade, tendo em vista a composição de ações afirmativas a partir de elementos cinematográficos. Não obstante, investiga-se as relações entre o cinema
nacional e a homossexualidade enquanto leitura contemporânea. Como resultado, revigora uma arte cada vez mais plural ao estabelecer um diálogo constante com os rumos destoantes da sociedade.
Referências
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1999.
GARCIA, Wilton. Arte homoerótica no Brasil: estudos contemporâneos. Revista Gênero. Niterói, v.12, n.2, p. 131-163, 1. sem. 2012.
Xavier, Ismail. “O cinema ao redor”. Anais digitais XVIII Socine: 2014 https://associado.socine.org.br/anais/2014/14335/ismail_xa vier/o_cinema_ao_redor
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Nayana Moreira Moraes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Licença Creative Commons CC-by-sa4.0: permite copiar, distribuir e reutilizar para quaisquer fins desde que citada a fonte e mantida a mesma licença.