EDITORIAL UEADSL 2022.2

A Educação Brasileira: resistências e resiliências

Autores

  • Fábio dos Santos Coradini Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro / Universidade Federal de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0002-8134-5523
  • Ana Cristina Fricke Matte Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Educação, Software Livre, Covid-19, UEADSL

Resumo

"Ano passado eu morri, mas esse ano eu não morro", e assim pedimos licença ao poeta Belchior para nos intitularmos "sujeitos de sorte". Sorte, sors em Latim, um substantivo que pode significar destino, fado, ou um acontecimento casual, e que hoje significa vida. Durante toda a pandemia lidamos com as maiores dores, pelas perdas de muitas pessoas, pela esperança da cura, pela expectativa da vacina, pela educação se revelando inapta para lidar com as adversidade  e o país revelando e velando as fragilidades da fome, do desemprego, da falta de assistência, da saúde, do acesso a internet precário e desigual e principalmente do descaso político de uma base dominante, branca, elitizada e alienada no seu mundo de privilégios.

O UEADSL 2022.2 é o primeiro lugar em que  nós, do grupo Texto Livre, estamos fazendo isso acontecer, antecipando as ações do ano que vem. Os convidados são representantes da educação libertadora, da educação do campo, das escolas públicas em localizações marginais e da educação especial para vir falar sobre suas realidades, tendo a pandemia como marco temporal e englobando tudo que afeta as condições de ensino.

Referências

UEADSL 2022.2

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Publicado

27-12-2022

Como Citar

Coradini, F. dos S., & Fricke Matte, A. C. (2022). EDITORIAL UEADSL 2022.2 : A Educação Brasileira: resistências e resiliências. Anais Do Congresso Nacional Universidade, EAD E Software Livre, 1(14). Recuperado de https://ueadsl.textolivre.pro.br/index.php/UEADSL/article/view/1098