A Luta de Classes na forma de educação das Escolas Cívico-Militares do Distrito Federal
Palavras-chave:
Violência, luta de classes, educação, militarização das escolas públicas, gestão democráticaResumo
Nosso grupo pretende problematizar e apresentar os objetivos da criação de escolas com gestão compartilhada cívico-militares do Distrito Federal, investigar as motivações por trás da escolha das escolas de periferia para implementação da militarização, relacionar com o conceito marxista de luta de classes, e por fim demonstrar as contradições da militarização das escolas com o princípio de gestão democrática da Lei de Diretrizes e Bases da educação (LDB).
Referências
ADORNO, T. W. Reflexões sobre a teoria das classes. edição rev. crítica marxista 50. 2020
C. MIRANDA, E. M.. Escolas públicas militarizadas como forma de violência legítima do estado sobre os estudantes da classe trabalhadora. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação. São Paulo, v.7.n.4. Abr. 2021.
GODOY, E. A., & FERNANDES D. E., (2022). Escolas cívico-militares: uma breve análise do decreto 10.004/19. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 27(54). https://doi.org/10.55028/intermeio.v27i54.9801
SINPRO-DF com as matérias citadas: https://www.sinprodf.org.br/
MARX, K.; ENGELS, F. Manifesto do Partido Comunista, 1848. Porto Alegre: L&PM, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 Marcel Dias Camelo, Giovana Azevedo, Gabrielle Luise Lima Martins
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Licença Creative Commons CC-by-sa4.0: permite copiar, distribuir e reutilizar para quaisquer fins desde que citada a fonte e mantida a mesma licença.