A Luta de Classes na forma de educação das Escolas Cívico-Militares do Distrito Federal

Autores

  • Marcel Dias Camelo Universidade Federal de Minas Gerais
  • Giovana Azevedo Universidade Federal de Minas Gerais
  • Gabrielle Luise Lima Martins Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Violência, luta de classes, educação, militarização das escolas públicas, gestão democrática

Resumo

Nosso grupo pretende problematizar e apresentar os objetivos da criação de escolas com gestão compartilhada cívico-militares do Distrito Federal, investigar as motivações por trás da escolha das escolas de periferia para implementação da militarização, relacionar com o conceito marxista de luta de classes, e por fim demonstrar as contradições da militarização das escolas com o princípio de gestão democrática da Lei de Diretrizes e Bases da educação (LDB).

Referências

ADORNO, T. W. Reflexões sobre a teoria das classes. edição rev. crítica marxista 50. 2020

C. MIRANDA, E. M.. Escolas públicas militarizadas como forma de violência legítima do estado sobre os estudantes da classe trabalhadora. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação. São Paulo, v.7.n.4. Abr. 2021.

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SINPRO-DF com as matérias citadas: https://www.sinprodf.org.br/

MARX, K.; ENGELS, F. Manifesto do Partido Comunista, 1848. Porto Alegre: L&PM, 2009.

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Publicado

27-12-2022

Como Citar

Dias Camelo, M., Azevedo, G., & Luise Lima Martins, G. (2022). A Luta de Classes na forma de educação das Escolas Cívico-Militares do Distrito Federal. Anais Do Congresso Nacional Universidade, EAD E Software Livre, 1(14). Recuperado de https://ueadsl.textolivre.pro.br/index.php/UEADSL/article/view/1085