Jogos, Mídias Sociais e E-games: Práticas de Aprendizagem na Educação Básica e Educação Especial
Palavras-chave:
Educação, Autismo, Transtorno do Espectro Autista, Educação, Família, Ensino e aprendizagem, e-sport, mídias digitaisResumo
O objetivo deste artigo é levantar estudos sobre a abordagem e execução do ensino escolar/didático por meio de jogos, e-sports e mídias digitais, observando como essas ferramentas conseguem complementar os conteúdos abordados na educação básica ou bilíngue, considerando a adaptabilidade, a interdisciplinaridade e a eficiência dessa inserção no conteúdo para o público da Educação Especial.
Referências
ARAÚJO, Gisele. SILVA E SEABRA, Manoel Osmar. Elementos fundamentais para o design de jogos digitais com o foco no treino de competências e habilidades de estudantes com transtorno do espectro autista: uma revisão sistemática * * O artigo é resultado de pesquisa de mestrado de ARAÚJO, G. S. Educação e transtorno do espectro autista: protocolo para criação/adaptação de jogos digitais. 2018. 176 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2018. . Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos [online]. 2021, v. 102, n. 260 [Acessado 24 Outubro 2022] , pp. 120-147. Disponível em: <https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.102.i260.4033>. Epub 11 Jun 2021. ISSN 2176-6681. https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.102.i260.4033. Acesso em: 17 de outubro de 2022
FEIJÓ, Jéssica Azambuja. O ensino da língua inglesa para crianças autistas: uma possibilidade real. I Seminário Luso-Brasileiro de Educação Inclusiva: O ensino e a aprendizagem em discussão, [s. l], p. 564-579, maio 2017. Disponível em: <https://editora.pucrs.br/edipucrs/anais/i-seminario-luso-brasileiro-de-educacao-inclusiva/assets/artigos/eixo-5/completo-11.pdfl>. Acesso em: 05 de outubro de 2022.
FERREIRA, José Ricardo Lopes, and Fernando Silvio Cavalcante Pimentel. "E-Sports Na Escola: Desafios E Possibilidade Para a Educação Física Na Cultura Digital." Revista EDaPECI : Educação a Distância E Práticas Educativas Comunicacionais E Interculturais 18.1 (2018): 61-70. Web in: https://seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/8541. Acesso em: 23 de outubro de 2022
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a educação infantil. In: KISHIMOTO, Tizuko Morchida (org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2010. p. 105-128. Acesso em: 24 de Outubro de 2022. Disponivel em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/download/10745/10260
OLIVEIRA, Adriano Machado, & MACHADO, Márcia. (2015). A adolescência e a espetacularização da vida. Psicologia & Sociedade, 27(3), 529-536. Acesso em: 20 de outubro de 2022
RODRIGUES , Eduardo Santos Junqueira , ANTUNES, Jeferson. Análise do desenvolvimento temático dos estudos sobre games na educação. Scielo Brasil, Fortaleza, Ceará, 10 Jun 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248240020por Acesso em: 19 de outubro de 2022
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 Pedro Augusto Cardoso Costa, Yara Helena, Pedro Henrique
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Licença Creative Commons CC-by-sa4.0: permite copiar, distribuir e reutilizar para quaisquer fins desde que citada a fonte e mantida a mesma licença.