Benefícios do Uso de Tecnologias Digitais na Aprendizagem
Palavras-chave:
Tecnologia, Educação, Aprendizagem, BenefíciosResumo
Com o avanço das tecnologias, estas começaram a ser utilizadas no processo de ensino-aprendizagem. Assim, o objetivo deste estudo foi discutir sobre quais são os benefícios da utilização de tecnologias no processo de aprendizagem na educação básica e ensino superior, segundo a literatura. Foram selecionados sete artigos publicados entre 2018 e 2022, por meio de busca no Portal de Periódicos da CAPES. Concluiu-se que utilizar tecnologias na aprendizagem tem inúmeros benefícios, mas deve ser empregada como uma ferramenta complementar.
Referências
ALMENARA, Julio Cabero; OSUNA, Julio Barroso. Los escenarios tecnológicos en Realidad Aumentada (RA): posibilidades educativas en estudios universitarios. Aula Abierta, [s. l.], v. 47, n. 3, p. 327-336, 2018. DOI https://doi.org/10.17811/rifie.47.3.2018.327-336. Disponível em: https://reunido.uniovi.es/index.php/AA/article/view/11997/11817. Acesso em: 21 out. 2022.
ALMENARA, Julio Cabero; ROBLES, Bárbara Fernández. Las tecnologías digitales emergentes entran en la Universidad: RA y RV. RIED-Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, [s. l.], v. 21, n. 2, p. 119-138, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.5944/ried.21.2.20094. Disponível em: https://revistas.uned.es/index.php/ried/article/view/20094/18097. Acesso em: 21 out. 2022.
CELESTINO, Marcelo Salvador; VALENTE, Vânia Cristina Pires Nogueira. Aplicabilidade e benefícios de softwares e simuladores em processos de ensino-aprendizagem. ETD-Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 23, n. 4, p. 881-903, 2021. DOI 10.20396/etd.v23i4.8658342. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8658342/27538.Acesso em: 21 out. 2022.
COSTA, Valdelúcia Alves da; LEME, Erika Souza. Tecnologias na educação. Desafios à formação e à práxis. Revista Iberoamericana de Educación, v. 65, p. 135-148, 1 maio 2014. Disponível em: https://doi.org/10.35362/rie650398.
DÉNIZ, Isabel Soto. Análisis del uso de las TIC para el desarrollo de la expresión escrita en el aula de Inglés como lengua extranjera. DEDiCA. REVISTA DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES, [s. l.], n. 20, p. 307-321, 2022. DOI http://dx.doi.org/10.30827/dreh.vi20.25282. Disponível em: https://revistaseug.ugr.es/index.php/dedica/article/view/25282/24250. Acesso em: 21out. 2022.
LÓPEZ-ESTRADA, Patricia; RODRÍGUEZ, Prisca; BONET, Maria. Exploring Perspectives, Negotiating Computer-mediated Landscapes, and Integrating Technology in Linguistically and Culturally-diverse Learning Spaces. Revista Electrónica Educare, [s. l.], v. 23, n. 2, p. 1-18, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.15359/ree.23-2.20. Disponível em: https://www.revistas.una.ac.cr/index.php/EDUCARE/article/view/10871/15411. Acesso em: 21 out. 2022.
OLIVEIRA, João Paulo de; CAVALCANTE, Ilane Ferreira. TECNOLOGIA: surgimento, definição e concepção no Projeto Político-Pedagógico do IFRN. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, Mossoró, RN, v. 2, n. 5, p. 121-131, 2020. Disponível em: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/847/756. Acesso em: 2nov. 2022.
PAIVA, Daniel Costa de; ALVES, Hugo Verly.Evolução Tecnológica e as Diferentes Gerações. Brazilian Journal of Technology, Communication, and Cognitive Science, ISSN: 2357-7126. São Paulo, v.6, n.1, 2018.
PIAGET, Jean. Psicologia e Pedagogia. Rio de Janeiro: Forense. 1970. SÁEZ-LÓPEZ, José-Manuel; SEVILLANO-GARCÍA, M. Luisa;
PASCUAL-SEVILLANO, M. Ángeles. Application of the ubiquitous game with augmented reality in Primary Education. Comunicar, [s. l.], v. 27, n. 61, 2019. DOI https://doi.org/10.3916/C61-2019-06. Disponível em:
https://pdfs.semanticscholar.org/62b3/346c4e0ee8a1552fed0c1465adc536688772.pdf. Acesso em: 21 out. 2022.
SUELVES, Diana Marín et al. Análisis del estado del arte sobre el uso de los videojuegos en Educación Infantil y Primaria. Innoeduca. International Journal of Technology and Educational Innovation, [s. l.], v. 7, n. 2, p. 4-18, 2021. DOI
https://doi.org/10.24310/innoeduca.2021.v7i2.11541. Disponível em: https://revistas.uma.es/index.php/innoeduca/article/view/11541/13924. Acesso em: 21 out. 2022.
VIDAL, Altemar Santos; MIGUEL, Joelson Rodrigues. As Tecnologias Digitais na Educação Contemporânea /Digital Technologies in Contemporary Education. ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA, v. 14, n. 50, p. 366-379, 30 maio 2020. Disponível em: https://doi.org/10.14295/idonline.v14i50.2443.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 Natália Suelen, Matsya Souza Pinto, Nathiely Thomazzi Gonçalves, Sarah Sousa Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Licença Creative Commons CC-by-sa4.0: permite copiar, distribuir e reutilizar para quaisquer fins desde que citada a fonte e mantida a mesma licença.