Benefícios do Uso de Tecnologias Digitais na Aprendizagem

Autores

  • Natália Suelen Universidade Federal de Minas Gerais
  • Matsya Souza Pinto Universidade Federal de Minas Gerais
  • Nathiely Thomazzi Gonçalves Universidade Federal de Minas Gerais
  • Sarah Sousa Pereira Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Tecnologia, Educação, Aprendizagem, Benefícios

Resumo

Com o avanço das tecnologias, estas começaram a ser utilizadas no processo de ensino-aprendizagem. Assim, o objetivo deste estudo foi discutir sobre quais são os benefícios da utilização de tecnologias no processo de aprendizagem na educação básica e ensino superior, segundo a literatura. Foram selecionados sete artigos publicados entre 2018 e 2022, por meio de busca no Portal de Periódicos da CAPES. Concluiu-se que utilizar tecnologias na aprendizagem tem inúmeros benefícios, mas deve ser empregada como uma ferramenta complementar.

Referências

ALMENARA, Julio Cabero; OSUNA, Julio Barroso. Los escenarios tecnológicos en Realidad Aumentada (RA): posibilidades educativas en estudios universitarios. Aula Abierta, [s. l.], v. 47, n. 3, p. 327-336, 2018. DOI https://doi.org/10.17811/rifie.47.3.2018.327-336. Disponível em: https://reunido.uniovi.es/index.php/AA/article/view/11997/11817. Acesso em: 21 out. 2022.

ALMENARA, Julio Cabero; ROBLES, Bárbara Fernández. Las tecnologías digitales emergentes entran en la Universidad: RA y RV. RIED-Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, [s. l.], v. 21, n. 2, p. 119-138, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.5944/ried.21.2.20094. Disponível em: https://revistas.uned.es/index.php/ried/article/view/20094/18097. Acesso em: 21 out. 2022.

CELESTINO, Marcelo Salvador; VALENTE, Vânia Cristina Pires Nogueira. Aplicabilidade e benefícios de softwares e simuladores em processos de ensino-aprendizagem. ETD-Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 23, n. 4, p. 881-903, 2021. DOI 10.20396/etd.v23i4.8658342. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8658342/27538.Acesso em: 21 out. 2022.

COSTA, Valdelúcia Alves da; LEME, Erika Souza. Tecnologias na educação. Desafios à formação e à práxis. Revista Iberoamericana de Educación, v. 65, p. 135-148, 1 maio 2014. Disponível em: https://doi.org/10.35362/rie650398.

DÉNIZ, Isabel Soto. Análisis del uso de las TIC para el desarrollo de la expresión escrita en el aula de Inglés como lengua extranjera. DEDiCA. REVISTA DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES, [s. l.], n. 20, p. 307-321, 2022. DOI http://dx.doi.org/10.30827/dreh.vi20.25282. Disponível em: https://revistaseug.ugr.es/index.php/dedica/article/view/25282/24250. Acesso em: 21out. 2022.

LÓPEZ-ESTRADA, Patricia; RODRÍGUEZ, Prisca; BONET, Maria. Exploring Perspectives, Negotiating Computer-mediated Landscapes, and Integrating Technology in Linguistically and Culturally-diverse Learning Spaces. Revista Electrónica Educare, [s. l.], v. 23, n. 2, p. 1-18, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.15359/ree.23-2.20. Disponível em: https://www.revistas.una.ac.cr/index.php/EDUCARE/article/view/10871/15411. Acesso em: 21 out. 2022.

OLIVEIRA, João Paulo de; CAVALCANTE, Ilane Ferreira. TECNOLOGIA: surgimento, definição e concepção no Projeto Político-Pedagógico do IFRN. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, Mossoró, RN, v. 2, n. 5, p. 121-131, 2020. Disponível em: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/847/756. Acesso em: 2nov. 2022.

PAIVA, Daniel Costa de; ALVES, Hugo Verly.Evolução Tecnológica e as Diferentes Gerações. Brazilian Journal of Technology, Communication, and Cognitive Science, ISSN: 2357-7126. São Paulo, v.6, n.1, 2018.

PIAGET, Jean. Psicologia e Pedagogia. Rio de Janeiro: Forense. 1970. SÁEZ-LÓPEZ, José-Manuel; SEVILLANO-GARCÍA, M. Luisa;

PASCUAL-SEVILLANO, M. Ángeles. Application of the ubiquitous game with augmented reality in Primary Education. Comunicar, [s. l.], v. 27, n. 61, 2019. DOI https://doi.org/10.3916/C61-2019-06. Disponível em:

https://pdfs.semanticscholar.org/62b3/346c4e0ee8a1552fed0c1465adc536688772.pdf. Acesso em: 21 out. 2022.

SUELVES, Diana Marín et al. Análisis del estado del arte sobre el uso de los videojuegos en Educación Infantil y Primaria. Innoeduca. International Journal of Technology and Educational Innovation, [s. l.], v. 7, n. 2, p. 4-18, 2021. DOI

https://doi.org/10.24310/innoeduca.2021.v7i2.11541. Disponível em: https://revistas.uma.es/index.php/innoeduca/article/view/11541/13924. Acesso em: 21 out. 2022.

VIDAL, Altemar Santos; MIGUEL, Joelson Rodrigues. As Tecnologias Digitais na Educação Contemporânea /Digital Technologies in Contemporary Education. ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA, v. 14, n. 50, p. 366-379, 30 maio 2020. Disponível em: https://doi.org/10.14295/idonline.v14i50.2443.

Downloads

Publicado

27-12-2022

Como Citar

Suelen, N., Souza Pinto, M., Thomazzi Gonçalves, N., & Sousa Pereira, S. (2022). Benefícios do Uso de Tecnologias Digitais na Aprendizagem. Anais Do Congresso Nacional Universidade, EAD E Software Livre, 1(14). Recuperado de https://ueadsl.textolivre.pro.br/index.php/UEADSL/article/view/1040

Edição

Seção

TRABALHOS AGRACIADOS COM O PRÊMIO DE MENÇÃO HONROSA

Categorias