Os desafios da comunicação nos tempos de Pandemia
Palavras-chave:
Pandemia, Covid-19, Infodemia, Fake news.Resumo
Junto com a pandemia do coronavírus, surgiu no mundo uma onda de desinformação que culminou na “infodemia”, ou seja, uma divulgação desenfreada de notícias falsas relacionadas à Covid-19, aos métodos de prevenção, à vacina e tudo o que diz respeito ao momento atual que o mundo vive. Levando isso em conta, o trabalho propõe uma discussão sobre os impactos dessa “infodemia” na sociedade. A metodologia foi uma revisão de 2 artigos que abordaram o aplicativo “Eu fiscalizo” que é uma alternativa para a verificação de conteúdo disponível na Internet, tornando a falsificação de informações uma tarefa mais difícil. Os resultados da análise apontam que 10,5% das notícias falsas foram publicadas no Instagram, 15,8% no Facebook e 73,7% circularam via WhatsApp. Assim, as notícias falsas disseminadas pelas plataformas digitais relacionadas a Covid-19 podem influenciar o comportamento da população e colocar em risco a adesão do cidadão aos cuidados cientificamente comprovados.
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