Os desafios da comunicação nos tempos de Pandemia

Autores

  • Albanusa Benigna Costa UFMG
  • Camila de Souza Santos UFMG
  • Patrícia Thomes Alves Roberti UFMG
  • Victor Ulisses Lopes Ferreira UFMG

Palavras-chave:

Pandemia, Covid-19, Infodemia, Fake news.

Resumo

Junto com a pandemia do coronavírus, surgiu no mundo uma onda de desinformação que culminou na “infodemia”, ou seja, uma divulgação desenfreada de notícias falsas relacionadas à Covid-19, aos métodos de prevenção, à vacina e tudo o que diz respeito ao momento atual que o mundo vive. Levando isso em conta, o trabalho propõe uma discussão sobre os impactos dessa “infodemia” na sociedade. A metodologia foi uma revisão de 2 artigos que abordaram o aplicativo “Eu fiscalizo” que é uma alternativa para a verificação de conteúdo disponível na Internet, tornando a falsificação de  informações  uma  tarefa  mais  difícil. Os resultados da análise apontam que 10,5% das notícias falsas foram publicadas no Instagram, 15,8% no Facebook e 73,7% circularam via WhatsApp. Assim, as notícias falsas disseminadas pelas plataformas digitais relacionadas a Covid-19 podem influenciar o comportamento da população e colocar em risco a adesão do cidadão aos cuidados cientificamente comprovados.

Referências

COUTO, Marcia Thereza, et. al. Considerações sobre o impacto da covid-19 na relação indivíduo-sociedade: da hesitação vacinal ao clamor por uma vacina. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/sausoc/a/rQFs3PMLgZprt3hkJMyS8mN/?lang=pt>. Acesso em 02 de dez. de 2021.

DW Brasil. Estudo atribui fracasso do Brasil na pandemia ao governo. Disponível em: <https://www.dw.com/pt-br/estudo-atribui-fracasso-do-brasil-na-pandemia-ao-governo-federal/a-57219075>. Acesso em: 19 dez. 2021.

FIGUEIREDO, Alessandra Ferreira de; LOPES, Rafael Oliveira Pitta. Conhecimento e infodemia na era da (des)informação. Porto Alegre, RS, 2021. Disponível em: <https://www.ims.uerj.br/wp-content/uploads/2021/09/Conhecimento-e-infodemia-na-era-da-desinformacao-versao-final.pdf>. Acesso em 01 de dez. de 2021.

GALHARDINI, Cláudia Pereira, et. al. Fato ou Fake? Uma análise da desinformação frente à pandemia da Covid-19 no Brasil. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/csc/a/XnfpYRR45Z4nXskC3PTnp8z/?lang=pt>. Acesso em 01 de dez. de 2021.

GRANEZ, Marcio da Silva; CARVALHO Cristiane Portela. Informação versus desinformação: a crise sanitária da Covid-19 e o papel da autoridade médica na divulgação de conhecimentos científicos. Disponível em: <https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/11614/7222>. Acesso em: 23 dez. 2021.

Gazeta do Povo. Covid-19 no mundo: mortes por milhão de habitantes. Disponível em: <https://infograficos.gazetadopovo.com.br/saude/ranking-do-coronavirus-por-paises-mortes-por-milhao/>. Acesso em: 19 dez. 2021.

UMA MENTIRA SOBRE VACINA ENGANOU 46% DOS BRASILEIROS: Pesquisa inédita do Ipec mostra alcance dos boatos – que incluem de tratamento alternativo a imunizante feito com células de fetos abortados. Piauí, [S. l.], p. 0nline, 22 mar. 2021. Disponível em: https://piaui.folha.uol.com.br/quase-metade-dos-brasileiros-acredita-em-boatos-sobre-vacinas/. Acesso em: 30 nov. 2021.

Downloads

Publicado

26-11-2022

Como Citar

Costa, A. B., de Souza Santos, C., Thomes Alves Roberti, P., & Ulisses Lopes Ferreira, V. (2022). Os desafios da comunicação nos tempos de Pandemia. Anais Do Congresso Nacional Universidade, EAD E Software Livre, 1(13). Recuperado de https://ueadsl.textolivre.pro.br/index.php/UEADSL/article/view/1022