Os desafios da comunicação nos tempos de Pandemia
Palavras-chave:
Pandemia, Covid-19, Infodemia, Fake news.Resumo
Junto com a pandemia do coronavírus, surgiu no mundo uma onda de desinformação que culminou na “infodemia”, ou seja, uma divulgação desenfreada de notícias falsas relacionadas à Covid-19, aos métodos de prevenção, à vacina e tudo o que diz respeito ao momento atual que o mundo vive. Levando isso em conta, o trabalho propõe uma discussão sobre os impactos dessa “infodemia” na sociedade. A metodologia foi uma revisão de 2 artigos que abordaram o aplicativo “Eu fiscalizo” que é uma alternativa para a verificação de conteúdo disponível na Internet, tornando a falsificação de informações uma tarefa mais difícil. Os resultados da análise apontam que 10,5% das notícias falsas foram publicadas no Instagram, 15,8% no Facebook e 73,7% circularam via WhatsApp. Assim, as notícias falsas disseminadas pelas plataformas digitais relacionadas a Covid-19 podem influenciar o comportamento da população e colocar em risco a adesão do cidadão aos cuidados cientificamente comprovados.
Referências
COUTO, Marcia Thereza, et. al. Considerações sobre o impacto da covid-19 na relação indivíduo-sociedade: da hesitação vacinal ao clamor por uma vacina. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/sausoc/a/rQFs3PMLgZprt3hkJMyS8mN/?lang=pt>. Acesso em 02 de dez. de 2021.
DW Brasil. Estudo atribui fracasso do Brasil na pandemia ao governo. Disponível em: <https://www.dw.com/pt-br/estudo-atribui-fracasso-do-brasil-na-pandemia-ao-governo-federal/a-57219075>. Acesso em: 19 dez. 2021.
FIGUEIREDO, Alessandra Ferreira de; LOPES, Rafael Oliveira Pitta. Conhecimento e infodemia na era da (des)informação. Porto Alegre, RS, 2021. Disponível em: <https://www.ims.uerj.br/wp-content/uploads/2021/09/Conhecimento-e-infodemia-na-era-da-desinformacao-versao-final.pdf>. Acesso em 01 de dez. de 2021.
GALHARDINI, Cláudia Pereira, et. al. Fato ou Fake? Uma análise da desinformação frente à pandemia da Covid-19 no Brasil. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/csc/a/XnfpYRR45Z4nXskC3PTnp8z/?lang=pt>. Acesso em 01 de dez. de 2021.
GRANEZ, Marcio da Silva; CARVALHO Cristiane Portela. Informação versus desinformação: a crise sanitária da Covid-19 e o papel da autoridade médica na divulgação de conhecimentos científicos. Disponível em: <https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/11614/7222>. Acesso em: 23 dez. 2021.
Gazeta do Povo. Covid-19 no mundo: mortes por milhão de habitantes. Disponível em: <https://infograficos.gazetadopovo.com.br/saude/ranking-do-coronavirus-por-paises-mortes-por-milhao/>. Acesso em: 19 dez. 2021.
UMA MENTIRA SOBRE VACINA ENGANOU 46% DOS BRASILEIROS: Pesquisa inédita do Ipec mostra alcance dos boatos – que incluem de tratamento alternativo a imunizante feito com células de fetos abortados. Piauí, [S. l.], p. 0nline, 22 mar. 2021. Disponível em: https://piaui.folha.uol.com.br/quase-metade-dos-brasileiros-acredita-em-boatos-sobre-vacinas/. Acesso em: 30 nov. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 Albanusa Benigna Costa, Camila de Souza Santos, Patrícia Thomes Alves Roberti, Victor Ulisses Lopes Ferreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Licença Creative Commons CC-by-sa4.0: permite copiar, distribuir e reutilizar para quaisquer fins desde que citada a fonte e mantida a mesma licença.