A Comunidade Acadêmica, a Pandemia e a Tecnologia: uma visão da Fisioterapia e da Engenharia Química.
Palavras-chave:
Pandemia, Fisioterapia, Engenharia, Química, Desenvolvimento, SoftwareResumo
O período de enfrentamento da pandemia, causada pelo COVID-19, despertou a necessidade de mudanças e adaptações por parte da instituição de ensino, dos acadêmicos e dos serviços prestados à comunidade. Mudanças de grande impacto para o futuro de profissões, foram observadas em diversos setores e cursos da Universidade Federal de Minas Gerais. O presente trabalho aponta e analisa os principais desenvolvimentos tecnológicos que surgiram nesse período e que se tornaram um diferencial importante na profissão, do ponto de vista dos cursos de Fisioterapia e de Engenharia Química.
Referências
SOARES, Alexandra Martins dos Santos; ALVES, Cecilia Caroline Santos. Mercado de trabalho pós-pandemia: Percepção dos graduandos de engenharia química. — São Luís: EDUFMA, 2021. Acesso em: <https://www.edufma.ufma.br/wp-content/uploads/woocommerce_uploads/2021/05/E-book-mercado-de-trabalho-p%C3%B3s-pandemia-pdf.pdf>.
SECIUK, Cristina, Equipe GazzConecta. Guia definitivo do mercado de trabalho no pós-pandemia. Ebook elaborado pela Gazeta do Povo, 2021. Acesso em: <https://multimidia.gazetadopovo.com.br/media/info/2021/202106/trabalho-pos-corona/01-E-book_mercado_de_trabalho.pdf>.
EDUARDO, J. et al. Reflexões e mudanças na relação laboral em época de pandemia: uma análise sobre temas impactantes. Revista Pensamento Jurídico – São Paulo – Vol. 14, Nº 2, Edição Especial “Covid-19”. 2020. Disponível em: <http://www.mpsp.mp.br/portal/page/portal/documentacao_e_divulgacao/doc_biblioteca/bibli_servicos_produtos/bibli_informativo/bibli_inf_2006/RPensam-Jur_v.14_n.2.12.pdf>.
Edward Lampinen. Seasons of change: How challenge and crisis will shape the pandemic generation. Berkley News - 2021. Disponível em: <https://news.berkeley.edu/2021/08/30/seasons-of-change-how-challenge-and-crisis-will-shape-the-pandemic-generation/ >.Acesso em 01/12/2021.
LEMOS, Pedro Bruno Silva, JUCA, Sandro César Silveira , DA SILVA, Solonildo Almeida, DA SILVA, Jonathan Felipe. IMPACTOS DA PANDEMIA DE COVID-19 PARA O ENSINO DE ENGENHARIAS. ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, Centro Científico Conhecer – Jandaia-GO, v.18 n.37; p. 267 2021.
HODGES, C.; MOORE, S.; LOCKEE, B.; TRUST, T.; BOND, A. The Difference Between Emergency Remote Teaching and Online Learning, Educause Review, 2020. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency- remote-teaching-and-online-learning. Acesso em: 29 nov. 2020.
WHITTLE, Clayton et al. Emergency Remote Teaching environment: a conceptual framework for responsive online teaching in crisis. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/ILS-04-2020- 0099/full/pdf?title=emergency-remote-teaching-environment-a-conceptual-framework- for-responsive-online-teaching-in-crises. Acesso em: 30 nov. 2020.
MOREIRA, J. A.; SCHLEMMER, E. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. In: Revista UFG, v. 20, 63438, 2020. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/63438. Acesso em: 1 jul. 2021.
RESOLUÇÃO Nº 516, DE 20 DE MARÇO DE 2020 – Teleconsulta, Telemonitoramento e Teleconsultoria. Disponível em: https://www.coffito.gov.br/nsite/?p=15825
Flannery T, Bladen M, Hopper D, Jones S, McLaughlin P, Penn A, Sayers F, Wells A, Stephensen D. Physiotherapy after COVID-19-"Zoom or room". Haemophilia. 2021 Jul;27(4):e476-e478. doi: 10.1111/hae.14166. Epub 2020 Oct 4. PMID: 33012096; PMCID: PMC7675407.
Tack C, Grodon J, Shorthouse F, Spahr N. "Physio anywhere": digitally-enhanced outpatient care as a legacy of coronavirus 2020. Physiotherapy. 2021 Mar;110:A26-A28. doi: 10.1016/j.physio.2020.07.004. Epub 2020 Jul 18. PMID: 33308826; PMCID: PMC7368424.
PLATAFORMA virtual do HC oferece atendimento inicial sobre a Covid-19. [S. l.], 14 maio 2020. Disponível em: https://ufmg.br/comunicacao/noticias/plataforma-virtual-do-hc-oferece-atendimento-inicial-sobre-a-covid-19. Acesso em: 1 dez. 2021
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 Gabriel Pinheiro Matos, Artur de Barros Lisboa, Bárbara Maria Pinheiro de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Licença Creative Commons CC-by-sa4.0: permite copiar, distribuir e reutilizar para quaisquer fins desde que citada a fonte e mantida a mesma licença.