A Comunidade Acadêmica, a Pandemia e a Tecnologia: uma visão da Fisioterapia e da Engenharia Química.

Autores

  • Gabriel Pinheiro Matos UFMG
  • Artur de Barros Lisboa UFMG
  • Bárbara Maria Pinheiro de Souza UFMG

Palavras-chave:

Pandemia, Fisioterapia, Engenharia, Química, Desenvolvimento, Software

Resumo

O período de enfrentamento da pandemia, causada pelo COVID-19, despertou a necessidade de mudanças e adaptações por parte da instituição de ensino, dos acadêmicos e dos serviços prestados à comunidade. Mudanças de grande impacto para o futuro de profissões, foram observadas em diversos setores e cursos da Universidade Federal de Minas Gerais. O presente trabalho aponta e analisa os principais desenvolvimentos tecnológicos que surgiram nesse período e que se tornaram um diferencial importante na profissão, do ponto de vista dos cursos de Fisioterapia e de Engenharia Química.

Referências

SOARES, Alexandra Martins dos Santos; ALVES, Cecilia Caroline Santos. Mercado de trabalho pós-pandemia: Percepção dos graduandos de engenharia química. — São Luís: EDUFMA, 2021. Acesso em: <https://www.edufma.ufma.br/wp-content/uploads/woocommerce_uploads/2021/05/E-book-mercado-de-trabalho-p%C3%B3s-pandemia-pdf.pdf>.

SECIUK, Cristina, Equipe GazzConecta. Guia definitivo do mercado de trabalho no pós-pandemia. Ebook elaborado pela Gazeta do Povo, 2021. Acesso em: <https://multimidia.gazetadopovo.com.br/media/info/2021/202106/trabalho-pos-corona/01-E-book_mercado_de_trabalho.pdf>.

EDUARDO, J. et al. Reflexões e mudanças na relação laboral em época de pandemia: uma análise sobre temas impactantes. Revista Pensamento Jurídico – São Paulo – Vol. 14, Nº 2, Edição Especial “Covid-19”. 2020. Disponível em: <http://www.mpsp.mp.br/portal/page/portal/documentacao_e_divulgacao/doc_biblioteca/bibli_servicos_produtos/bibli_informativo/bibli_inf_2006/RPensam-Jur_v.14_n.2.12.pdf>.

Edward Lampinen. Seasons of change: How challenge and crisis will shape the pandemic generation. Berkley News - 2021. Disponível em: <https://news.berkeley.edu/2021/08/30/seasons-of-change-how-challenge-and-crisis-will-shape-the-pandemic-generation/ >.Acesso em 01/12/2021.

LEMOS, Pedro Bruno Silva, JUCA, Sandro César Silveira , DA SILVA, Solonildo Almeida, DA SILVA, Jonathan Felipe. IMPACTOS DA PANDEMIA DE COVID-19 PARA O ENSINO DE ENGENHARIAS. ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, Centro Científico Conhecer – Jandaia-GO, v.18 n.37; p. 267 2021.

HODGES, C.; MOORE, S.; LOCKEE, B.; TRUST, T.; BOND, A. The Difference Between Emergency Remote Teaching and Online Learning, Educause Review, 2020. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency- remote-teaching-and-online-learning. Acesso em: 29 nov. 2020.

WHITTLE, Clayton et al. Emergency Remote Teaching environment: a conceptual framework for responsive online teaching in crisis. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/ILS-04-2020- 0099/full/pdf?title=emergency-remote-teaching-environment-a-conceptual-framework- for-responsive-online-teaching-in-crises. Acesso em: 30 nov. 2020.

MOREIRA, J. A.; SCHLEMMER, E. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. In: Revista UFG, v. 20, 63438, 2020. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/63438. Acesso em: 1 jul. 2021.

RESOLUÇÃO Nº 516, DE 20 DE MARÇO DE 2020 – Teleconsulta, Telemonitoramento e Teleconsultoria. Disponível em: https://www.coffito.gov.br/nsite/?p=15825

Flannery T, Bladen M, Hopper D, Jones S, McLaughlin P, Penn A, Sayers F, Wells A, Stephensen D. Physiotherapy after COVID-19-"Zoom or room". Haemophilia. 2021 Jul;27(4):e476-e478. doi: 10.1111/hae.14166. Epub 2020 Oct 4. PMID: 33012096; PMCID: PMC7675407.

Tack C, Grodon J, Shorthouse F, Spahr N. "Physio anywhere": digitally-enhanced outpatient care as a legacy of coronavirus 2020. Physiotherapy. 2021 Mar;110:A26-A28. doi: 10.1016/j.physio.2020.07.004. Epub 2020 Jul 18. PMID: 33308826; PMCID: PMC7368424.

PLATAFORMA virtual do HC oferece atendimento inicial sobre a Covid-19. [S. l.], 14 maio 2020. Disponível em: https://ufmg.br/comunicacao/noticias/plataforma-virtual-do-hc-oferece-atendimento-inicial-sobre-a-covid-19. Acesso em: 1 dez. 2021

Downloads

Publicado

26-11-2022

Como Citar

Pinheiro Matos, G., de Barros Lisboa, A., & Pinheiro de Souza, B. M. (2022). A Comunidade Acadêmica, a Pandemia e a Tecnologia: uma visão da Fisioterapia e da Engenharia Química. Anais Do Congresso Nacional Universidade, EAD E Software Livre, 1(13). Recuperado de https://ueadsl.textolivre.pro.br/index.php/UEADSL/article/view/1018