Os impactos da Covid-19 na educação e os desafios no retorno às aulas
Palavras-chave:
Covid-19, Educação, Distanciamento socialResumo
O sistema educacional brasileiro tem sido amplamente afetado pela pandemia. Neste cenário, percebemos o aprofundamento da distância entre a educação pública e privada, além do desalento e o alto índice de evasão escolar observado neste período. Desta forma, serão destacados os desafios e as propostas para adequação do ensino à nova realidade no Brasil, tendo em vista os empecilhos tecnológicos e estruturais do país.
Referências
AGÜERO, J. M. Evaluación del impacto de la jornada escolar completa. Conecticut: Universidad de Connecticut, 2016.
AQUINO, J. M.; KASSOUF, A. L. A ampliação da jornada escolar melhora o desempenho acadêmico dos estudantes? Uma avaliação do programa Escola de Tempo Integral da rede pública do Estado de São Paulo. 2011. Disponível em: http://reap.org.br/wp-content/uploads/2011/11/013-A-Amplia%C3%A7%C3%A3o-da-Jornada-Escolar-melhora-o-Desempenho.pdf. Acesso em: 19 dez. 2021.
BELLEI, C. Does lengthening the school day increase students’ academic achievement? Results from a natural experiment in Chile. Economics of Education Review, Cambridge, v. 28, n. 5, p. 629-640, Oct. 2009. »https://doi.org/10.1016/j.econedurev.2009.01.008
CABRERA-HERNÁNDEZ, F. Does lengthening the school day increase school value added? Evidence from a mid-income country. The Journal of Development Studies, v. 56, n. 2, p. 314-335, 2020. https://doi.org/10.1080/00220388.2018.1563680
» https://doi.org/10.1080/00220388.2018.1563680
CRUZ, T.; LOUREIRO, A.; SA, E. Full-time teachers, students, and curriculum: the single shift model in Rio de Janeiro. Washington, DC: World Bank Group, 2017. (Policy Research Working Paper, n. 8086).
LOPEZ-AGUDO, L. A.; MARCENARO-GUTIERREZ, O. D. Instruction time and students academic achievement: a cross-country comparison. Compare, Oxford, Mar. 2020. https10.1080/03057925.2020.1737919
MACEDO, R. M.. Direito ou privilégio? Desigualdades digitais, pandemia e os desafios de uma escola pública. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, 31 maio de 2021. DOI https://doi.org/10.1590/S2178-149420210203. Disponível em: https://www.scielo.br/j/eh/a/SGqJ6b5C4m44vh8R5hPV78m/?lang=pt. Acesso em: 2 dez. 2021.
OLIVEIRA, J. B. A. e; GOMES, M.; BARCELLOS, T.. A Covid-19 e a volta às aulas: ouvindo as evidências. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação [online]. 2020, v. 28, n. 108 [Acessado em 1 de Dezembro de 2021], p. 555-578. Disponível em: . Epub 06 Jul 2020. ISSN 1809- 4465
PADILLA-ROMO, M. The short and long run effects of full-time schools on academic performance. College Station: A&M University, 2017.
ROSA, L. et al. The effects of public high school subsidies on student test scores: the case of a full-day high school program in Pernambuco, Brazil. 2020. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/1X_gOy1Zq40VHR--MLusey1YIIshF7fwU/view> Acesso em: 19 dez. 2021.
WU, D. Disentangling the effects of the school year from the school day: evidence from the TIMSS Assessments. Education Finance and Policy, Cambridge, v. 15, n. 1, p. 104-135, 2020. https://doi.org/10.1162/edfp_a_00265
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 Ian Miranda, Andressa Tuany Rosa Reis, Márcio Ribas de Aguilar, Marcus Vinícius Mendonça Maia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Licença Creative Commons CC-by-sa4.0: permite copiar, distribuir e reutilizar para quaisquer fins desde que citada a fonte e mantida a mesma licença.