As tecnologias digitais na educação a fronteira com os direitos autorais
Palavras-chave:
Direitos autorais, Liberdade na internet, Educação, Tecnologias digitaisResumo
Em um contexto em que as tecnologias digitais se fazem mais presentes no cotidiano, discutir seu impacto na educação e as melhores formas de introduzi-las nesse meio se torna essencial para a construção de uma educação mais atraente. Contudo, o meio digital ainda dificulta o compartilhamento de conhecimentos que enriqueceriam as discussões em sala de aula. Nesse sentido, o artigo busca, por meio de artigos e textos de autores como Ana Cristina Frickie Matte, Daiane Modelski e Luiz Fernando Marrey Moncau discutir a importância dessas tecnologias no contexto da educação, problematizando os direitos autorais em uma época em que a liberdade de acesso e de expressão na internet é amplamente discutida.
Referências
COMISSÃO Nacional da UNESCO: Ministério dos Negócios Estrangeiros. In: Liberdade de informação. [S. l.], [201-?]. Disponível em: https://unescoportugal.mne.gov.pt/pt/temas/promover-a-liberdade-de-expressao/liberdade-de-informacao. Acesso em: 21 dez. 2021.
MATTE, Ana Cristina Frickie. Liberdade em duas palavras: Creative Commons. Texto Livre, Minas Gerais, v.3, n.2, dez., 2010. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16582/13345. Acesso em: 18 nov. 2021
MODELSKI, Daiane; GIRAFFA, Lúcia M. M.; CASARTELLI, Alam de Oliveira. Tecnologias digitais, formação docente e práticas pedagógicas. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 45, p. 1-17, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/qGwHqPyjqbw5JxvSCnkVrNC/?lang=pt#. Acesso em: 24 nov. 2021.
MONCAU, Luiz Fernando Marrey. Direito autoral e liberdade de expressão: a transformação do conflito. [S. l.], 30 out. 2017. Disponível em: https://dissenso.org/direito-autoral-e-liberdade-de-expressao-transformacao-do-conflito/. Acesso em: 21 dez. 2021.
ROCHA DE SOUZA, A.; AMIEL, T. Direito Autoral e Educação Aberta e a Distância: Perguntas e Respostas. V1.0. Iniciativa Educação Aberta, 2020.Disponível em: https://aberta.org.br. Acesso em 21 dez. 2021.
SILVA, Andreia Cardoso, et al. O impacto psicológico da pandemia de COVID-19 nos acadêmicos de medicina da região de Carajás. Brazilian Journal of Health Review. Curitiba. v. 3, n. 6, p. 19731 - 19747, nov./dez. 2020. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/article/view/22290/17817. Acesso em: 15 dez. 2021.
VALENTE, Mariana, et al. Direito Autoral e Educação- compreendendo a aplicação da lei para práticas educacionais no Brasil, e os debates para um tratado internacional. INTERLAB pesquisa em direito e tecnologia. Julho de 2019. Disponível em https://www.internetlab.org.br/wp-content/uploads/2019/07/2019.07_ArtigoDireitoAutoralEducacao.pdf Acesso em 17 dez. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 André Luiz Moreira, Laramy Lorrany de Araújo Baeta, Annie Fonseca Grili
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Licença Creative Commons CC-by-sa4.0: permite copiar, distribuir e reutilizar para quaisquer fins desde que citada a fonte e mantida a mesma licença.