Impacto das licenças Creative Commons para os estudantes de graduação da UFMG

Autores

  • Vitor Brito de Azevedo UFMG
  • Danielle Loreto Assis de Almeida UFMG

Palavras-chave:

Creative Commons, Compartilhamento, Licenças, vida acadêmica

Resumo

A produção de conhecimento tem sido cada vez maior durante os anos, principalmente, com o avanço de tecnologias que possibilitam o compartilhamento rápido de informações. Para tanto, algumas obras produzidas precisam de licenças para serem divulgadas e eventualmente utilizadas para a produção de novos conhecimentos e outros fins. A Creative Commons visa o compartilhamento seguro de conhecimentos e criatividade, em contraponto às restrições impostas pelas grandes corporações. Sob a hipótese de que há pouco conhecimento da comunidade
acadêmica da Universidade Federal de Minas Gerais sobre as licenças Creative Commons, o presente trabalho buscou compreender a experiência dos alunos de graduação da UFMG. Devido a baixa adesão ao questionário divulgado, apesar de confirmarem a hipótese, as respostas obtidas não são representativas.

Referências

BRANCO, Sérgio; BRITO, Walter. O que é Creative Commons? Novos modelos de direito autoral em um mundo mais criativo. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2013.

MATTE, Ana Cristina. Liberdade em duas palavras: Creative Commons. v. 3, n. 2, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16582/13345 . Acesso em 23 dez. 2021.

HOUANG, André; VALENTE, Mariana. Creative Commons br O que você precisa saber sobre licenças CC. 2021. Disponível em: https://br.creativecommons.net/wpcontent/uploads/sites/30/2021/02/CartilhaCCBrasil.pdf. Acesso em 23 dez. 2021.

Downloads

Publicado

26-11-2022

Como Citar

Brito de Azevedo, V., & Loreto Assis de Almeida, D. (2022). Impacto das licenças Creative Commons para os estudantes de graduação da UFMG. Anais Do Congresso Nacional Universidade, EAD E Software Livre, 1(13). Recuperado de https://ueadsl.textolivre.pro.br/index.php/UEADSL/article/view/1006