Guichê de recepção: vamos fazer um tour?

Como você chegou aqui? Provavelmente o caminho mais longo é daqueles que nos acharam em buscadores.

Vamos tentar buscar a palavra UEADSL, num buscador menos conhecido que o Google, que afirma respeitar nossa privacidade.

Opa! a primeira entrada é nossa, vamos seguir?

É um convite aos professores para participar nesta edição, publicado no Blog do Grupo de Ciência Aberta, interessante… E nele o primeiro link que aparece é para o evento, vamos lá…

É isso! O evento acontece num blog. Ou deveríamos dizer que o evento é um blog? Náááá não! O evento somos nós! Na lista de links tem duas entradas que devemos seguir ao chegar: ENTRAR (logar), que não é pré-requisito para ler os artigos e assistir às conferências, mas é pré-requisito para participar do debate e, assim, ter direito ao certificado de participação, tanto autores quanto ouvintes. O segundo é a PROGRAMAÇÃO, como em qualquer evento.

Estamos fazendo o tour antes do evento atual começar, então vamos acessar o de 2016.2 para poder ter uma ideia completa de como participar.

Note que a primeira coisa que a programação lhe oferece são os eixos temáticos, que chamaremos de trilhas. Porque é importante? Pense comigo. Digamos que estamos participando dia 6 ou 7, então podemos clicar no dia e verei todas as propostas disponíveis.

Um visitante com participação média costuma ler e comentar no máximo 4 palestras por dia. Aqui temos 11. E se hoje for dia 7, ainda tem as opções dos dias 7 e 8… Como escolher dentre tantas? Todas parecem interessantes! Uma opção seria ler todos os resumos, clicando em cada um dos títulos e, do resumo, até posso ir direto ao trabalho blog, clicando no link:

 

Outra forma é usar as trilhas! Eu posso descomentar todas as que não quero ver. Na imagem abaixo deixei somente Ciência Aberta, Cultura Livre, EAD e Software Livre e Tecnologias Livres.

Então eu clico no dia e… opa, agora só tem uma, escolhida está! Nem preciso ler o resumo aqui, ele está no blog também. Então basta clicar no link do ACESSO AO ARTIGO NO EVENTO. 

O trabalho evento apresenta o resumo, o título e um link para o trabalho completo. Se você não ler o trabalho completo (4 a 6 páginas), é como ir a uma palestra e sair nos primeiros minutos. 

O artigo completo está em PDF, a grande maioria dos navegadores já permite ler sem precisar baixar o artigo.

Lido o artigo, participe! Deixe sua opiniao, dúvidas, críticas ou elogios como comentário no espaço correspondente. Lembre-se que você só vai poder fazer isso se estiver logado. Se ainda não o fez, será solicitado que faça agora.

Se você for autor do artigo, usará o mesmo caminho para responder aos comentários feitos a seu trabalho. Também pode, e é altamente recomendável, fazer comentários em posts de outros autores.

Autores e público podem trocar comentários durante todo o evento, mesmo quando já passou a data do trabalho na programação (ou antes). O exemplo abaixo teve 38 comentários e réplicas.

Depois do evento, os autores e os ouvintes com mais de 3 comentários em trabalhos diferentes receberão seus certificados por e-mail. Cuidado para o ueadsl@textolivre.pro.br não ficar retido em sua caixa de spam.

O certificado será emitido a cada vez que você abrir o link enviado (como o exemplo abaixo), sempre em PDF, e esse mesmo link aparece no próprio certificado, funcionando como um certificado digital de autenticidade.

Dúvidas? Procure a secretaria pelo e-mail (ueadsl.sec@textolivre.pro.br) ou no chat da Secretaria, disponível nos dias do evento e acessível pelo menu de links no blog. Ah, e se todos vierem de preto podemos montar um jogral! 😉

UM ÓTIMO UEADSL PARA TODOS NÓS!

Voltar à página inicial