O que é o UEaDSL?

O Congresso Nacional Universidade EAD e Software Livre – UEaDSL é um evento científico semestral online, assíncrono e gratuito que reúne estudantes e professores do Brasil e do exterior para trocar experiências sobre temas relacionados à Universidade, Educação a Distância e Software Livre. Os artigos são publicados no blog do evento e, durante uma semana, autores e ouvintes podem interagir, trocando comentários.

As etapas de produção do artigo, que duram cerca de 2 meses, e o evento constituem um recurso educacional aberto, voltado para o uso de professores interessados em utilizar o espaço comunicativo da internet num formato acadêmico de forma didática. Os professores podem levar suas turmas como ouvintes ou como autores; nesse último caso, os trabalhos são acompanhados pelo professor em 4 etapas avaliativas, sendo somente a última classificatória para publicação nos anais do Porta de Periódicos da Faculdade de Letras da UFMG e apresentação no evento. Assim, é possível utilizar como tarefas de disciplinas todas etapas avaliativas, realizadas no software livre PapersWP desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Texto Livre. Os temas podem variar dentro do amplo tripé Universidade, EaD e Software Livre, podendo incluir temas bem específicos conforme solicitação prévia. Totalmente gratuito e online, o UEADSL é semestral e os professores, que integrarão a Comissão Científica, devem entrar em contato no início do semestre (março ou agosto) para inscrever sua turma.

O evento em si dura uma semana e reúne participantes de comunidades espalhadas pelo Brasil e do exterior para trocar experiências sobre temas discutidos nos artigos apresentados pelos alunos. Embora aceite participação independente, participar como aluno é uma experiência gratificante, pois permite discutir passo a passo com seu professor a realização de um trabalho acadêmico, do resumo ao artigo e, finalmente, discutir o tema tratado com um público variado, proveniente de comunidades online livres e comunidades acadêmicas, durante o evento. O UEADSL, que acontece de forma assíncrona num blog, fornece certificados pelo Laboratório Semiotec/FALE/UFMG e permite publicação em Anais com ISSN, tendo sido com frequência a primeira produção acadêmica incluída no Currículo Lattes dos proponentes. Qualquer forma de participação é livre de custos.