PROFESSOR

O que significa participar do UEaDSL para o professor?

Significa levar sua turma de alunos como ouvintes – aqueles que vão apenas ler os trabalhos publicados no blog e interagir durante a semana do evento – e/ou palestrantes – os autores dos artigos publicados no blog que também vão interagir durante o evento. O trabalho que você terá a mais é adaptar seu cronograma da disciplina para que as provas, trabalhos e exercícios sejam convertidos em etapas do evento, no que nossa equipe terá o maior prazer em ajudar.

Se a turma de alunos participará apenas como ouvinte cabe ao professor orientá-los sobre o período de inscrição na página do evento e explicar a dinâmica com base nos tutoriais disponibilizados na página. A participação nesse caso fica concentrada nos dias do evento.

Se a turma de alunos participará como palestrante, a participação dos alunos dura, em média, 2,5 meses, concentrados num mesmo semestre. O professor deverá, nesse caso, inscrever-se no início do semeste (até meados de março para participantes do UEADSL do primeiro semestre ou até meados de agosto para os participantes do segundo semestre; a inscrição é específica para a participação da próxima edição do evento, devendo ser repetida pelo professor a cada semestre para garantir sua participação).

Quem emite os pareceres (corrige os trabalhos dos alunos, avalia, dá nota) é o professor, por isso ele se torna membro da Comissão Científica do UEADSL em questão.

Também é possível obter esclarecimentos pelo e-mail ueadsl@textolivre.pro.br.

Vale a pena ler a entrevista concedida pelo professor Carlos Castro, membro do grupo Texto Livre, sobre sua participação no UEADSL como professor, fazendo também considerações gerais sobre o evento: https://www.ufmg.br/ead/index.php/2017/02/14/professor-da-ufjvm-que-trouxe-turma-de-23-alunos-para-o-ueadsl-20162-comenta-importancia-do-evento/

Antes de preencher o formulário de inscrição, leia atentamente as informações disponibilizadas abaixo e esclareça suas dúvidas (ueadsl@textolivre.pro.br).

FERRAMENTA DIDÁTICA

O UEADSL é uma ferramenta didática pois consiste numa série de produções textuais, avaliações e revisões acompanhadas passo a passo pelo professor, que pode, inclusive, utilizá-las para fins de nota. O foco da revisão é a produção de um material escrito acadêmico adequado à área de atuação do professor e com nível correspondente ao das turmas envolvidas.

TEMAS

É o professor quem decide a(s) linha(s) temática(s) em que se encaixam os trabalhos de seus alunos. Assim, já na sua inscrição como professor ele vai dizer as disciplinas em que vai utilizar a ferramenta e a temática que pretende desenvolver.

Por exemplo, um professor de física pode levar sua turma para falar de aceleração e colocar como tema: física, mecânica ou outro que achar mais apropriado (conceitos em física, por exemplo, com trabalhos em que os alunos apresentam os conceitos e discutem suas acepções leigas).

O tema geral do evento será definido a partir dessas temáticas propostas pelos professores.

AVALIAÇÕES

As avaliações são feitas segundo princípios gerais de escrita acadêmica e cada professor, atuando na Comissão Científica como parecerista, vai avaliar todos e somente os trabalhos de seus alunos considerando também quaisquer aspectos que julgar relevante para a disciplina que eles estão cursando.

CRONOGRAMA

Para participar com as turmas é sincronizar o calendário do evento com as atividades de classe. O cronograma do próximo UEADSL é publicado na aba PRAZOS do menu do blog durante a edição anterior do evento, abrindo a chamada por professores (aparece abaixo das datas do evento atual e, depois de findo, fica disponível na parte superior do texto). A Comissão Organizadora terá o maior prazer em ajudar a fazer esse sincronismo.

CERTIFICADOS

O professor atua como parecerista, recebendo certificado como membro da Comissão Científica. Além disso, entra como co-autor do editorial dos Anais, é mesa dos trabalhos dos seus alunos e recebe também certificado pela participação no evento, caso publique ao menos 3 comentários.Pode, se quiser, ainda participar com uma conferência em vídeo ou artigo, com publicação nos Anais.

Para os alunos, além do aprendizado pelo processo de revisões e participação no evento, o UEADSL rende certificado por autoria e por participação, além de possibilitar a publicação nos anais, que o professor vai decidir se é opcional para sua turma ou não.