Artigos publicados no UEaDSL Edição 2015.1

Lista dos artigos publicados no UEaDSL Edição 2015.1 organizados por trilha 

Ciência Aberta

Contrastando duas ferramentas para análise de corpus de aprendizes: AntConc e Pacote tm  – Andresssa Rodrigues Gomide

Cultura Livre

A linha tênue entre o compartilhamento de arquivos e a pirataria – Bárbara de Mendonça Rocha, Luana de Oliveira Saraiva

Anacronia – Walter Benjamin e Cultura Livre – Gleidston Alis Mendes de Campos, Simone Garofalo

Direitos Autorais na Internet – Lívia Vieira Coutinho Chagas, Isabela Munhoz Braga

Open source: uma nova desconstrução de paradigmas na educação moderna – Guilherme Alvarenga Torres, Paloma Bernardino Braga

Os impactos das licenças livres na difusão e modificação de obras literárias – Barbara Bianca Leonel Barboza, Marina Alves Corrêa

EaD e Software Livre

Linux em escola pública no norte mineiro: quebrando paradigmas, ajudando a formar programadores – Pedro Borges Pimenta Júnior

EAD e Software Livre na Universidade

A produção científica do UEADSL e a linguagem R: uma análise dos principais termos citados nos Anais do Congresso Nacional Universidade, EaD e Software Livre – Priscilla Tulipa da Costa

A utilização de softwares livres e acervos digitais no estudo das línguas clássicas na universidade – Bruno Scomparin Pereira

As diferenças entre Software Livre e Software Aberto: diferenças e convergências – Mayra G, Kelly Cristina de Souza

UEADSL: evento assíncrono e de acesso livre – Thalita Santos Felício de Almeida

Educação e Software Livre

Utilização de software livre como um recurso para a consciência fonológica – Adriana Corrêa Costa David

Utilização de software livre nas escolas da rede estadual de Teresina-PI – Leila Rachel Barbosa Alexandre

Educação e Tecnologias Digitais

Avaliação como Tecnologia Educacional – Leise de Paula Reis Lima

Brincando e aprendendo com tecnologias digitais na escola: construindo sequência didática com o tablet na educação infantil – Suzana dos Santos Gomes

Escrita e reescrita: uma possibilidade metodológica de mediação em EAD – Maria das Graças Fernandes Nogueira

O dicionário online de língua como importante recurso didático – Geraldo Jose Rodrigues Liska

Fora do Eixo

Um mestre, por favor! Análise semi-semiótica do conceito de sabedoria – Ana Cristina Fricke Matte

Letramento Digital

Análise sobre a Usabilidade do Dosvox – Kátia Ariane da Silva

Em que medida o Letramento Digital afeta a inclusão social – Isabela Azevedo Miranda, Luísa Faria de Almeida Braga

Letramento Digital: competências e habilidades para navegação em rede – Josiane Brunetti Cani Ferrari

Letramento Digital no Ensino Médio – Lorena Souza Costa Galvão

Letramento Digital no Ensino Médio: explorando as tecnologias em sala de aula – Rayana Alves de Almeida

Letramento Digital no Ensino Médio: uma avaliação das habilidades leitoras dos alunos de uma escola da rede pública estadual de Minas Gerais – Andréia Teixeira

Liberdade virtual à luz do letramento crítico: o professor como agente transformador – Ester Guimarães Teixeira

Práticas Sociais e Letramento Digital dos alunos do Ensino Médio – Judson Tulio Silva Evangelista

O lugar do letramento digital na escola pública – Tatiana do Nascimento Cavalcante

Literatura e Tecnologias Digitais

Leitura: ensaio de um aprendizado – Jane da Silva Coelho

Uma menina afrodescendente conectada – Sâmia Macedo Ferreira

Tecnologias livres

Descrição de algumas atividades utilizando o celular em aulas de inglês – Maíra Portugal

Universidade e EAD

A multimodalidade no contexto da EaD – Marcela Aparecida Toledo Milagres Duarte

Conhecendo as Ações de Educação a Distância da UFMG – Wagner José Corradi Barbosa

Inglês como Língua Franca e EaD – José Cristiano de Oliveira Sampaio

O Moodle na educação superior à distância – Acassia dos Anjos Santos

O uso pedagógico do Tablet na escola – Maurício Vieira

Orientações de trabalhos de conclusão de curso a distância: um estudo de caso de formandos em letras de língua inglesa na cidade de Cametá-PA – Carlos Adalberto dos Santos Cabral, Breno de Campos Belém

PLE a distância no AVA da UFLA: desafios e dificuldades – Débora Racy Soares

Zona de desenvolvimento “distancial” por meio de tutoriais: caminhos para a autonomia na educação a distância – Breno de Campos Belém, Carlos Adalberto dos Santos Cabral

Universidade e Software Livre

Elaboração de atividades em aulas de língua estrangeira utilizando software livre – Isaac Karlo Silva

Os benefícios da utilização de softwares livres na tradução – Daniela Sofia Fernandes de Assis, Rachel da Fonseca Miguel Furieri

Universidade e Software Livre: uma necessidade para o ensino de línguas estrangeiras – Guilherme Cunha Ribeiro, Esther Soares de Oliveira Dias