Este artigo objetiva apresentar a experiência de letramento de dois moradores da ocupação Paulo Freire, a partir da luta junto ao Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas MLB, no processo formativo de letramento político e militância. Os moradores serão analisados a partir de uma entrevista e de informações disponibilizadas pelo movimento. Portanto mostrará a importância da formação política através da pratica da militância.
Palavras-chave: Letramento político, Ocupação, Militância, Movimento Social
Autores: Maura Rodrigues Estevão
Leia o ARTIGO COMPLETO aqui
Este artigo recebeu Menção Honrosa pela Comissão Científica do UEADSL2017.2
O relato dos letramentos, inclusive na esfera da luta política, de moradores de um assentamento fomentam a discussão proposta de forma bastante provocadora. As conclusões da própria autora não poderiam ser diferentes das nossas, leitores. Os letramentos são muitíssimo importantes para o exercício da cidadania, apesar de não ser a única variável para garanti-la, na medida que sem o conhecimento do código escrito, em uma sociedade de letramentos diversos, exclui a participação do sujeito de várias esferas da vida social. Agradeço à autora pela experiência trazida e reflexões provocadas.
Agradeço. Experiência essa que me faz acreditar ainda mais na efetividade das lutas como uma das ferramentas do letramento!
Parabéns pelo tema
Que estudo importante e que discussão necessária.
Esse assunto deve a todo o momento ser levado a realização de políticas públicas que viabilizem cada vez mais o acesso das pessoas ao letramento.
O letramento só trazem benefícios. Não há pontos negativos que devem ser considerados. E, talvez por isso, que ainda existam tantas dificuldades para se atingir o objetivo.
O letramento político, assim como todos os outros letramentos, é construído na prática, por meio da experiência. Sendo assim, é muito interessante conhecer um pouco mais sobre as vivências que contribuem para que os sujeitos sejam letrados e tenham condições de atuar efetivamente sobre a realidade social de nosso país, problematizando, criticando e transformando o contexto brasileiro.
Parabéns pela escolha do tema!
Obrigada Laís. Ainda mais pensando no nosso atual contexto político podemos ver de várias formas como o letramento político tem acontecido tendo como uma das ferramentas, a luta.
Notável a luta desse grupo de pessoas que politicamente tem se conscientizado sobre letramento político acredito que não seja uma tarefa fácil, mas o interesse e esforço dessa comunidade pode fazer uma grande diferença. Além de um teto digno essas pessoas podem conseguir muito mais.
BOA SORTE! TORÇO PELA LUTA DE VOCÊS…
Obrigada Natiele. Sempre partindo do ponto de que a educação é a chave para a transformação.
A explorar quanto aprendizado se adquire com a pratica, nos mostra que o comprometimento com movimentos sociais como este só tem a contribuir para a nossa formação enquanto individuo e enquanto sujeito ativo nas militâncias reivindicando os seus direitos.
Parabéns pelo trabalho enriquecedor!
Obrigada! Juntando forças vamos transformando minimamente nossa realidade.
Parabéns, pelo trabalho. Esse artigo”Letramento político e militância na ocupação Paulo Freire em Belo Horizonte” trás reflexões riquíssimas para minha formação, enquanto futuro educador.
Eu que agradeço por ter contribuído.
Parabéns pelo trabalho. Belo exemplo de letramento na pratica, valorizando a realidade do indivíduo e contribuindo na construção de uma sociedade mais critica e justa. Muito enriquecedor.
Agradeço. É sempre importante compartilharmos esse experiências que acabam despertando o olhar de outros que muitas vezes estão na mesma pratica e não conseguem juntar forças.
Olá!
Inicio fazendo votos de que todos/as os/as “ouvintes” possam deixar suas contribuições, participar ativamente da mesa e levar consigo um pouco do conhecimento aqui construído.
Importantes considerações vem sendo tecidas pelos/as “ouvintes/leitores/as”.
A educação constitui um direito- além de ser dever do Estado e da família, o que diz respeito à inserção da criança e do jovem em uma instituição de ensino; de outro lado, entretanto, muito pouco é dito quanto à formação cidadã, ao “letramento político”, ao desenvolvimento de capacidades críticas… No estudo apresentado pela autora Maura Estevão fica claro que a luta social representou um instrumento para o letramento.
Por que o tema ainda é tão pouco debatido?.
Abraços,
Cibele Ferreira Figueiredo.
Parabéns Maura, o artigo apresenta o contexto de Letramento Político na ocupação Paulo Freire e isso me faz imaginar, e se todas as pessoas tivessem acesso ao Letramento Político? O que é indispensável, ainda mais na atual conjuntura política em que cada vez mais surgem leis e decretos (por uma tiuria) que destroem os direitos dos brasileiros, e uma grande maioria (prejudicada)que continuam inertes, porque não tem possui esse letramento político. Acredito que o letramento político faz com que as pessoas percebam o quanto estão sendo desrespeitadas e é um motor para ir em busca dos direitos. Obrigado pelo artigo.
Parabéns, Maura Rodrigues Estevão.
A educação e a história se constroem nas interações do cotidiano. Nesse sentido, conhecer os mecanismos de dominação simbólicos e concretos que estão presente no nosso cotidiano pode ser um dos caminhos para a promoção uma política educacional que leve em conta os grupos social e historicamente discriminados.
Força na luta.
Abraços;
Ricardo Tadeu Barbosa.
parabéns pelo trabalho, creio que não foi um trabalho facil, mas de suma importancia não é verdade? O letramento na pratica de forma visivil mostra uma realidade para a contrução de uma ementa para os novos e futuros educadores e de fato Paulo freire sempre será uma figura na contrução de conhecimentos.
Parabéns pelo artigo. Traz riquíssimas reflexões em relação ao contexto político e a importância do letramento neste processo.
Olá!
Conforme previamente dito, o tema é crucial e, por vezes, não tem reconhecida esta importância.
Oportunamente, parabenizo-lhe por toda a construção em torno do tema em especial por recorrer a Paulo Freire, educador, pedagogo, filósofo, Patrono da Educação (titulação concedida pela Lei 12.612/12 e que está em discussão no Senado Federal: https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=90310).
Para aqueles que desconhecem o legado de Freire, recomendo* “Pedagogia do Oprimido”, na qual é mencionada a ideia proposta pela Maura Estevão: ir além da mera “educação bancária”.
À autora: senti falta da referência bibliográfica das obras de Freire Consultadas.
Abraços.
Cibele.
*FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido, 17 ed., Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.
Maura Parabéns! você elaborou um trabalho excelente. Achei muito valioso esse artigo pela troca de saberes e os letramentos que são construídos com as experiencias de vida e ademais pelo fato riquíssimo da consciência cidadã que é gerada na ocupação Paulo Freire com os cursos de consciência politica. vocês fortalecem a luta com esse trabalho pois vocês letram para a vida no seu sentido mais amplo. Parabéns novamente! precisamos muito do letramento politico na atual conjuntura politica, mais do que nunca o país carece desse letramento.
Oi Maura, belo texto e reflexão, me interessei muito ao longo dele. Principalmente pelas características de ser um contexto de constante luta, e intensa vivencia, e o letramento moldado é forte feito aço. Muito massa!