Vídeo: De onde vem o UEADSL

Roda de conversa na qual Ana Matte, Thalita Almeida e Adelma Araújo, membros do grupo de diretores do grupo Texto Livre, falam sobre o grupo e seus eventos, em especial o UEADSL, de onde veio e qual sua filosofia.
Autores: Ana Cristina Fricke Matte
Thalita Santos Felício de Almeida
Adelma Lúcia de Oliveira Araújo
Converse com as convidadas via comentários aqui no blog. “Caso o vídeo não esteja carregando normalmente, clique aqui e clique novamente, na página que abrir, sobre uma das opções de formatos listadas abaixo do vídeo

45 thoughts on “Vídeo: De onde vem o UEADSL

  1. Olá!
    Sou professora de Língua Portuguesa na PBH. Ultimamente tenho pesquisado e lido sobre EAD. Esse interesse vem aumentando a cada ano desde que fiz uma disciplina Online de Mestrado. Descobri este evento ao ler, como sempre faço, as notícias da página principal da UFMG, ficando muito satisfeita ao ver que eu poderia participar como ouvinte. Já assisti a alguns vídeos de apresentação e estou me sentindo muito bem-vinda!

    • Fabiana,
      Fico muito contente em ter você conosco, é bom saber que nossas discussões podem chegar em quem tem a chance de praticar isso no dia a dia, na sala de aula, com seus alunos e, mais ainda, é bom poder trocar conhecimento com você, que deve ter muito a acrescentar!
      abraços,
      Ana

  2. Olá,
    Adorei a roda de conversa! Ambiente agradável, leve, descontraído e muito proveitoso. Conheci o grupo texto livre há pouco tempo através de um tutor que fez a divulgação do Evidosol/ Ciltec 2017. Participei do evento e fiquei impressionada com a qualidade do trabalho. Estão todos de parabéns! Quando terminou o evento fiquei muito triste porque queria mais doses daqueles momentos tão especiais, mas não sabia que haviam outros projetos do grupo. A descoberta dos demais projetos foi uma surpresa maravilhosa! Já estou completamente encatada e viciada nos eventos. Se os eventos não fossem on line eu com certeza não poderia participar, mas esse iniciativa possibilitou a minha participação. Quero muito colaborar para que o grupo Texto Livre avance compartilhando conhecimento de forma tão democrática e acessível. Estou ansiosa para a chagada do certificado do Evidosol, será uma grande lembrança. Essa certificação é muito importante para quem participa. Novamente parabéns a todos os colaboradores do grupo, se precisarem de ajuda é só falar. Apesar da distância vocês estão provando que é possível sim integrar pessoas em prol de um mesmo objetivo. Parabéns! Sucesso!

    • Bruna,
      são depoimentos assim que nos fazem querer avançar mais e mais e mais! Obrigada!
      Quer colaborar? Entre na página http://textolivre.org e cadastre-se na lista de colaboradores. Sempre que tem alguma oportunidade de colaboração avisamos lá.
      Abraços e um ótimo UEADSL!

  3. Sou militante do movimento Software Livre desde o ano 2000 e este ano me tornei aluno do curso de Computação da UFPB na modalidade EaD. Fiquei simplesmente encantado com este projeto que une o Ensino a Distância e o Software Livre e que tem tudo a ver. Achei muito bacana este tipo de evento em que temos a oportunidade de aprender e contribuir de igual pra igual e com o direito a palavra que nem sempre é possível em ambientes presenciais. Gostaria de em nome das Professoras Ana Cristina e Thalita Santos agradecer a todos os envolvidos neste projeto tão importante para a disseminação e democratização do conhecimento e da cultura livre. Espero em um futuro próximo poder contribuir mais com o evento e ajudar em sua propagação. Quem sabe até podermos unir o núcleo EaD da UFPB para engrandecer ainda mais o evento.

  4. Oi, Alex,
    já nos cruzamos em outros posts… 🙂
    Você pegou a alma do UEADSL, que legal! Obrigada!
    Vamos conversar, sim! Será ótimo!
    Você sabia que o Texto Livre tem um professor da UFPB entre seus membros? O Paulo Henrique Souto Maior Serrano, que trabalha no curso de Comunicação em Mídias Digitais. É ele quem faz as capas da revista Texto Livre e fez parte da equipe que fez o novo site do grupo, esse semestre. Fez mestrado tendo a Wikipedia como objeto.
    Está sendo um prazer acompanhar suas atividades aqui no UEADSL!
    Obrigada!
    Ana (acris)

  5. Olá,

    Ana, Adelma e Thalita – O que dizer dessas guerreiras? Só tenho que enaltecer pelo excelente trabalho desempenhado por elas. O UEADSL é uma ótima oportunidade de compartilharmos de excelentes discussões sobre a EaD, Tecnologias e Ensino, além de dar visibilidade às pesquisas realizadas nos vários rincões desse Brasil. Gurias! Parabéns pelo trabalho que vocês vem desempenhando em todos esses anos. Muito sucesso e muitos outros UEADSLs pela frente. Grande abraço.

    Tchê! É uma baita equipe!

  6. Boa noite!
    Prezadas Ana, Adelma e Thalita e demais leitores,
    A UEADSL é um evento de excelência, pois dentre as suas missões e visões tem como base a democratização do conhecimento.
    Através de sua filosofia propicia aos participantes a troca de informações, otimiza tempo, espaços e recursos através da utilização das mídias digitais, comunga assim, com os avanços tecnológicos presentes em nossa sociedade. Propicia trocas de experiências e formações com qualidade.
    Parabéns a todos os organizadores e equipe de trabalho.
    Toda a equipe é muito atenciosa e competente.
    É um prazer poder participar!
    Abraços,
    Sâmia Macedo Ferreira

  7. Ana, Thalita e Adelma,

    Meus antecessores já disseram tudo o que eu gostaria de dizer, por isso, me limito a registrar o prazer de participar deste evento! Acredito que o ponto central que desencadeia esse sentimento se deva à descoberta de um grupo de trabalho que apresenta uma coerência teórico-prática nem sempre visível nas instituições de ensino. Colaboração, liberdade, pesquisa, produção e circulação de conhecimento não são jargões acadêmicos utilizados por vocês para justificar o trabalho, são os pilares sobre os quais acontece, em rede, todo o dinamismo do próprio trabalho! Parabéns!!!

    • Obrigada, Adriane,
      de fato, para nós é extremamente importante que nossa filosofia e nossos atos andem juntos. Acreditamos que isso é que torna nossas ações sólidas, criando um campo propício ao surgimento de outros projetos igualmente fortes. Acreditamos que o grupo cresce se funcionar na base do “um cresce, todos crescem” e isso só é possível com essa postura que ouso chamar de epistemológica.
      Sua participação foi uma dádiva, muito obrigada! Espero que este tenha sido o primeiro passo de um longo caminho da Adriane no Texto Livre!
      Abraço!
      Ana

  8. Prezadas Ana, Thalita e Adelma e demais participantes,
    Boa noite!
    A filosofia da UEADSL é de excelência, pois em sua missão e visão prima pela inclusão digital, troca de informações com qualidade social e pela democratização de saberes e conhecimentos e culturas, além disso, esta propicia aos participantes a otimização de tempo e recursos financeiro e material, e é uma ferramenta tecnológica inovadora de qualidade.
    As informações compartilhadas de forma interativa estimulam a troca de saberes.
    Outro aspecto a ser pontuado é que a criação deste permite a centralizão nesta página informações relevantes, neste sentido, a UEADSL é um referencial para quem quer buscar e compartilhar informações.
    Parabéns a todas as organizadoras.
    Divulguei o link entre colegas professores.
    Abraços

    • Muito obrigada, Sâmia,
      a participação incrível das pessoas nesse UEADSL é o nosso valor-fim, nossa meta, e foi muito recompensadora mesmo! Obrigada por sua participação e por acreditar conosco.
      Abraço,
      Ana

  9. Olá Ana, Thalita e Adelma!

    Muito contente em poder participar do evento. Ano passado escrevi um artigo para o EVIDOSOL e agora para o UEaDSL.

    Já planejo um para o próximo semestre.

    Abraço,

    Leles Gomes

    • Leles,
      bom demais tê-lo conosco, seu trabalho e sua participação contribuíram muito para esse belo resultado que estamos observando.
      Aguardamos você!
      Abraço,
      Ana

  10. Olá. Como servidor da UFMG da área T.I. agradeço à equipe do Texto Livre por nos proporcionar a oportunidade de debatermos o papel da universidade e o incetivo ao uso de Softwares Livres. Foi uma experiência bastante enriquecedora. É gratificante tomar conhecimento da existência do grupo que milita e difunde a cultura do software livre. Muito obrigado.

    • Olá, Carlos,

      Obrigada pela participação e pelo elogio. É gratificante saber também que membros da T.I. da UFMG apoiam nossas iniciativas e prestigiam nossos eventos. Seja bem-vindo!

      Um abraço,
      Thalita

    • Carlos,
      é gratificante para nós também sua participação, os eventos e atividades do Texto Livre são feitos para pessoas, como você, que refletem, que discutem, que querem fazer diferença. Acompanhei seus comentários, como os de todos, e posso dizer que, sem dúvida, você deu uma grande contribuição ao nosso debate!
      Espero encontrá-lo em breve!
      Obrigada. Abraço,
      Ana

  11. Sou professor de Tecnologias na Educação e Coordenador do Curso de Sistemas de Informação da UEMG-Unidade carangola. Venho prestar homenagens às idealizadores desse projeto que se tornou extremamente importante para minha unidade. Estamos colaborando com os eventos e cada vez mais próximos.
    PARABÉNS!

    • Obrigada, Marcos! Suas participações e contribuições ao Texto Livre e projetos são muito importante para nós.

      Uma abraço,
      Thalita

  12. Bom dia, professoras,

    quero parabenizá-las pela iniciativa de criação de um projeto tão amplo e valioso. Sou doutoranda em Estudos Linguísticos pela UFMG e venho participando de tudo que o Texto Livre oferece: Evidosol, UEADSL, STIS, por exemplo. Sempre aprendo muito e tento compartilhar o que tenho aprendido com os demais. É uma forma democrática e de qualidade de construir conhecimento.
    Parabéns e obrigada,
    Patrícia

  13. Deixo aqui o meu muitíssimo obrigada a todos que vieram tecer esse monte de elogios. Integrar o Texto Livre e o UEADSL é um dos meus maiores orgulhos. Colaboração, liberdade, pesquisa, produção e circulação de conhecimento, como disse a Adriane, são os pilares do grupo. Temos, também, um outro pilar muito importante chamado Ana Cristina Fricke Matte. Esse, especificamente, é o que sustenta todos os outros (pilar dos pilares rsrs, ou talvez a fundação do terreno?) e atrai gente fantástica como a Adelma, Dani, Hugo e muitos outros que não vou citar aqui. Estou ao lado de seres humanos incríveis que espero ter o prazer de conviver e trabalhar junto para sempre (ou quase isso). Ver o UEADSL crescer e melhorar cada dia mais é um mérito da equipe? Sim. Mas é, principalmente, mérito da Ana Cristina, que tem essas ideias geniais, bota a mão na massa e faz acontecer. Se eu for ou fizer 1% do que você é e faz nessa vida, Ana, ficarei extremamente feliz. Obrigada por tudo!!

    Um abraço,
    Thalita

  14. Olá!!
    Excelente trabalho que vocês vem desenvolvendo.
    Passei a conhecer um pouco do assunto este ano e com este evento me interessei ainda mais.
    Sucessos!

    Wellington

  15. Prezada Ana,
    Eu que tenho que agradecer por poder participar de um evento tão importante e reconhecido como a UEADSL que é coordenado por pessoas tão competentes como vocês.
    Abraço

  16. Nosso pais é de dimensões continentais, a internet que se conhece hoje no pais se dá graças as empresas que recebem concessões do governo pra terem o direito de operar serviços de dados e voz, a nivel brasil temos dezenas delas que operam redes de fibra optica, a maiores sem duvida, é começando pela O alto custo muitas vezes associado as mensalidades do preço da nossa banda larga esta associado ao repasse de pagamento de financiamento dos altos investimentos (na casa dos bilhões) que as teles pegam como empréstimos para expanssoes das suas redes.

  17. O sistema educacional brasileiro vem sofrendo diversas transformações influenciado
    principalmente pela tecnologia de informação e comunicação, nesse contexto a educação à distância
    vem ganhando destaque e está cada vez mais presente em nosso dia-a-dia. A educação à distância
    inicialmente se deu através da troca de correspondência, por meio de rádio, posteriormente pela
    televisão e finalmente por meio da internet. Como futuros profissionais de ensino é importante
    estarmos atualizados quanto as novas modalidades de ensino

    • É importante sim, Maria, mas aproveito tua deixa para fazer uma ressalva: sejamos sempre críticos. Existem alternativas que são novas e nem por isso são boas soluções. Como desenvolver redação, por exemplo, num sistema que só permite usar 140 caracteres? Eu poderia buscar adaptações, escrita em blocos, mas qual o motivo pedagógico de fazer isso? Novas tecnologias só são novas. Serão boas ou más, adequadas ou inadequadas dependendo de como as usarmos.
      Obrigada pelo comentário!

  18. Ana, Thalita e Adelma,
    Muito boa a apresentação de vocês.
    Foi ótimo relembrar o tempo que também fazia parte do grupo de monitores da disciplina de produção de textos da Uni003 juntamente com a Thalita… Meus agradecimentos pois aprendi muito com vocês nos dois anos que fiz parte da equipe.
    O grupo Texto Livre realmente abre muitas portas para os alunos que o conhecem. É maravilhoso saber o quanto vocês cresceram!
    Abraços.

    • Obrigada, Agda,
      você foi e continua sendo uma parceira admirável! Aquela disciplina foi o mote para a criação do UEADSL, uma oficina de textos online para 500! Eu gosto de saber que funcionou desde o começo e está cada vez melhor.
      Obrigada,
      abraços!

  19. Professora Ana Matte:

    Gostei demais de sua fala. Os valores deste evento (UEADSL) não poderiam ser outros: dar valor a quem faz, meritocracia, democratização, descolonização do conhecimento científico,

    O evento dá oportunidade a quem está engatinhando na pesquisa, em especial aqueles neófitos que estão nas salas de aulas.

    Parabéns!

    • Pedro,
      concordo com você, os valores do UEADSL não poderiam ser outros! Mas não é só a iniciantes que o evento dá oportunidade: da forma como está organizado, o ensino/aprendizagem acontece entre todos os personagens que sobre ao palco: autores, público, mesas, professores, organização, time de TI…e principalmente no que diz respeito a público e autores, o nível de escolarização e experiência varia muito, mas todos conversam de igual para igual, com muito respeito, o que me deixa, sempre e de novo, encantada.
      Obrigada!

  20. Muito bom o evento, estão de parabéns pela iniciativa. A tecnologia utilizada de modo correto sempre ajuda no processo de formação acadêmico.

  21. Parabéns pela ação! Toda forma de nivelar ou aprimorar o conhecimento nunca é demais. Estou aguardando o próximo evento para aprender ainda mais sobre essa diversidade educacional.

    • Anderson,
      e nós estamos já nos preparando para aprender com vocês no próximo UEADSL, pois nesse evento todos aprendem com todos e isso é um dos aspectos mais importantes da dinâmica que aqui propomos.
      Obrigada!

  22. Parabéns, equipe Texto Livre!

    Tenho grande admiração pelo trabalho de equipe que vocês realizam a partir da UFMG com tanto empenho e que tem produzido grandiosos frutos ao oportunizarem de forma online a participação de tantas pessoas do meio acadêmico e escolar do Brasil todo e do exterior. Os eventos Evidosol/Ciltec online e UEADSL se traduzem em ricas trocas colaborativas de conhecimentos e experiências, nos quais acontecem formação em rede, compartilhamentos e produção de novos saberes de forma aberta e livre. Muito grata a todos vocês por essas oportunidades que contribuem para minha formação e crescimento como professora da rede pública de Fortaleza/CE.

    • Jaíza,
      É a participação de pessoas como você que enriquece o evento, com tantos comentários que são acréscimos aos trabalhos apresentados! Nos faz ver que sim, vale a pena toda a labuta, todo o percurso, todo o investimento humano (porque financeiro não tem nenhum) para manter esses eventos (e acrescento a eles o STIS) não só funcionando mas fiéis aos seus princípios.
      Obrigada e até a póxima!

  23. Estudando a distância no EAD acredito que podemos concilia os estudos com uma rotina agitada e conta com uma metodologia focada nos principais desafios do cotidiano da profissão.
    E conseguirmos nos preparar para uma condição especial .Eu fiz e não me arrependo se sou alguem ou tenho uma profissão foi graças a isso.

  24. Eu acredito que para você que quer crescer na sua profissão e alcançar todos os seus objetivos, mas não tem tempo a perder: devemos procurar as EADS pois é começa a estudar já e começa a ter uma nova visão de mundo e as oportunidades surgem

  25. Eu não conhecia este trabalho mas me maravilhei tanto que estou procurando navegar no site para buscar novos horizontes.Obtive muitas informações para enriquecer meu aprendizado adorei vocês tem uma forma toda especial de dar os conteúdos parabéns