Gestão de pessoas na EaD: tendências, desafios e perspectivas

Este trabalho investiga a gestão de pessoas em Cursos de Graduação EaD. Nos últimos anos a EaD cresceu significativamente, assim, a gestão de pessoas é instigada a primar pela qualidade educacional, acesso/permanência dos alunos e formação docente para a EaD. Os resultados evidenciam a relevância da gestão educacional em cursos de graduação EaD.
Palavras-chave: Gestão de Pessoas. EaD. UAB. Competências.
Autores: Suzana dos Santos Gomes

24 thoughts on “Gestão de pessoas na EaD: tendências, desafios e perspectivas

    • José Adaudo,
      Concordo com você, a Suzana nos fez lembrar sobre o contexto escolar, visto que não é possível desvincular a gestão de pessoas da gestão da sala de aula. Este local é, por excelência, um espaço social que apresenta sujeitos diversos e, em função dessa diversidade, acredita-se que é fundamental primar por respeito, ética, harmonia, eficiência e qualidade no trabalho desenvolvido, com vistas ao alcance dos objetivos docente, no que concerne ao ensino-aprendizagem.
      Deixo um abraço

  1. Prezada Suzana,
    Boa noite!
    A Gestão Educacional qualitativa e de sucesso é a que é e está embasada nos princípios da legalidade pautadas pelo respeito, pela ética e pelos direitos e deveres de cada um, sendo esta a parte técnica, mas esta deve essencialmente ser embasada também na humanização que em ampla dimensão é saber administrar aspectos e características intrínsecos aos seres humanos, concomitantemente deve primar pela qualidade de vida no trabalho, clima organizacional saudável e eficácia na comunicação para que se alcance resultados qualitativos.
    Abraços

    • Olá Sâmia,
      Você tem razão.
      A Gestão Educacional focaliza os desafios da relação interpessoal no contexto da educação que acontece em todos os espaços-tempos. E envolve: clima, interação, subjetividade e acima de tudo pessoas.
      Abraços.
      Suzana

  2. Professora Suzana,
    Este tema de pesquisa é super interessante dado que no Brasil historicamente, e infelizmente, há uma tendência de as instituições públicas de educação focarem apenas nos aspectos pedagógicos deixando de lado a Gestão de Pessoas, que é essencial para a superação de possíveis desafios, garantir o clima organizacional saudável relevante a qualidade de vida no ambiente de trabalho e para o fortalecimento das relações interpessoais.
    Abraços
    Sucesso em suas pesquisas.
    Sâmia Macedo Ferreira

  3. Cara Suzana,a gestão de pessoas é essencial em todo trabalho em grupo, especialmente em duas situações: o grupo tem mais de 5 pessoas e/ou o grupo possui pessoa(s) difíceis de lidar. Em sala de aula, em trabalhos em grupo para disciplinas, na escrita colaborativa e em tantas outras situações comuns na vida escolar, seja de que nível for, as duas situações são muito comuns. Por isso seu trabalho é muito importante. Isso está publicado como artigo? Se sim, onde?
    Obrigada!
    Ana

    • Olá Ana Cristina, concordo com você.
      O ser humano, a pessoa é um ser de relações. E isso não significa dizer que seja fácil estar com o outro. Por isso na contemporaneidade gestão de pessoas passou a ser relevante. Somos diferentes, temos a nossa subjetividade e somos convidados a lidar com a diversidade, com a multiplicidade. Muitas vezes não é fácil, não é?
      Quanto a publicação, ele foi publicado pela Editora UFMG em parceria com o CAED e é utilizado nos cursos de capacitação ofertados pelo CAED.

      Segue a referência:
      GOMES, Suzana dos Santos. Gestão de Pessoas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2016. 109 p.

      Grande abraço. E obrigada pela oportunidade!
      Suzana

    • José Adaudo,
      Concordo com você, a Suzana nos fez lembrar sobre o contexto escolar, visto que não é possível desvincular a gestão de pessoas da gestão da sala de aula. Este local é, por excelência, um espaço social que apresenta sujeitos diversos e, em função dessa diversidade, acredita-se que é fundamental primar por respeito, ética, harmonia, eficiência e qualidade no trabalho desenvolvido, com vistas ao alcance dos objetivos docente, no que concerne ao ensino-aprendizagem.
      Deixo um abraço.

  4. Olá, Suzana
    O tema abordado é muito relevante visto que a gestão de pessoas é essencial para a formação de uma relação agradável e eficaz entre colaboradores e instituições. É necessário que as políticas públicas se voltem mais para essa questão, pois sem a gestão de pessoas trabalhadores e instituições dificilmente alcançarão o sucesso. Parabéns pela apresentação!
    Abraços, Bruna Kelly

  5. Prezada Suzana,

    O tema discutido é de suma relevância e traz provocações de modo que nos leva a refletir sobre as relações existentes entre os sujeitos, nos mais variados espaços, e dentre eles, é importante pensar na escola. Convivemos com seres humanos e estamos inseridos em espaços sociais diversos. E cada qual possui características singulares e distintas e, em razão disso, há a necessidade de lidarmos e relacionarmos com pessoas diferentes, bem como com seus modos ser e de viver. Sendo assim, o debate sobre a gestão de pessoas torna-se essencial para repensarmos sobre os modos de promover uma convivência harmônica e agradável entre os sujeitos nos respectivos espaços em que eles estão inseridos, inclusive na instituição escolar, a fim de conseguir promover um trabalho de qualidade.
    Parabéns pelo deu trabalho, professora!
    Abraços.

  6. Professora Suzana,
    gostei muito de ter assistido seu vídeo. A gestão de pessoas precisa ser mais explorada na educação, já que as práticas pedagógicas estão sempre sob os holofotes e o modo como os trabalhadores interagem entre si e com a instituição ficam esquecidos, por vezes. Focar na gestão de pessoas auxilia não só o sucesso da instituição, mas empodera os que trabalham e aumenta a qualidade de vida dos mesmos.
    Obrigada por compartilhar,
    Patrícia

  7. O estímulo individual é bastante efetivo na manutenção de pessoas em EAD. Criei um curso na UEMG e o Whatsapp se mostrou muito eficiente e manteve a taxa de evasão bem baixa.

    • Marcos,
      Essa foi uma boa ideia e o objetivo é muito nobre, ou seja, manter a gestão de pessoas na EaD.
      Ações como a sua precisam ser compartilhadas.
      Agradeço a pela sua colaboração neste espaço de discussão.
      Abraços.

  8. Parabéns pelo seu vídeo, Suzana!
    Concordo que a gestão de pessoas tem uma grande relevância na administração de qualquer empresa ou instituição.
    O trabalhador que é valorizado e tem oportunidade e incentivo para se aprimorar poderá trazer excelente retorno para aquele que nele investiu.
    Outro aspecto importante na gestão de pessoal é o cuidado com o ambiente salutar e prazeroso de trabalho. Dessa forma está se cuidando também da saúde e bem-estar do bem mais precioso da instituição que são aqueles que a mantém viva e que podem fazê-la progredir…
    Abraços.

  9. Prezada, boa noite!

    Excelente vídeo!! A gestão de pessoas é de suma importância para se alcançar o crescimento mútuo. O profissional motivado produz muito mais com excelência e prazer. Assim como em todas as áreas, destaco a área educacional, pois o professor motivado irá explorar, produzir, buscar novas formas e didáticas para melhor ensino/aprendizagem dos alunos.
    O fator humano é o responsável diretamente para o desenvolvimento das pessoas.
    Parabéns!
    Wellington

  10. Em suma, com o sistema educacional mais evoluído, tecnologicamente, o surgimento de
    cursos na modalidade a distância é inevitável, porém, é importante ressaltar que, educação a
    distância vai muito além da disponibilização de materiais instrucionais para um aluno distante. É
    um processo em que as imprescindíveis interações entre professor e aluno não são descartadas, ou seja, o atendimento pedagógico específico para essa modalidade de ensino, que promova a relação essencial entre docente e discente superando assim, a distância física, e fornecendo conhecimento tal qual em um curso presencial.

  11. A reflexão sobre o curso de Gestão Pública deve transpor, necessariamente,
    os processos de criação – a partir da Cátedra Gestão de Cidades, o modelo de ensino
    – pautado na educação a distância e pela diversidade dos estudantes – pela sua
    heterogeneidade em diversos aspectos. Tais características, não exaustivas, podem ser visualizadas como complementares e explicativas entre si; originalmente, a valorização do aspecto regional e preocupação com problemas locais norteia o pensamento crítico dos
    pesquisadores da Cátedra de Gestão de Cidades. Essa diretriz encontra um potencial
    de ação dentro do modelo desenvolvido pela universidade de ensino a distância,
    trazendo a possibilidade de conectar múltiplas realidades, nas quais o ensino e a
    pesquisa podem ter os mesmos objetos de análise, porém, trazem distinções quanto
    aos processos e resultados, justamente pelas distintas realidades.

  12. Esse tipo de atividades poderia ser empregados nas administrações publicas transmitindo as informações para toda a população, promovendo uma fiscalização quanto ao uso de recursos públicos.

  13. Caros colegas, é fato que o Ensino a Distância tem crescido a cada dia em nosso país. Já trabalhei com disciplinas à distância e percebi que é necessário planejamento e estratégias para tornar as aulas mais dinâmicas, com intuito de demonstrar ao aluno que ele não é um mero espectador, mas ator principal para o sucesso e eficácia dessa modalidade de ensino.

  14. Suzana,

    O seu vídeo ficou excelente e explicita com clareza o tema discutido e a sua relevância nos estudos educacionais.

    Espero que possamos participar novamente do congresso do segundo semestre, promovendo novas discussões, porque o debate educacional e as nossas pesquisas precisam continuar, e serem compartilhadas com pesquisadores e leitores interessados no assunto.

    Parabéns pela sua valiosa contribuição neste evento e pela coordenação da equipe participante da FaE/UFMG.
    Abraços.

  15. Isso só fortalece o ensino EAD, dando credibilidade cada vez mais nessa nova forma de difundir o conhecimento. Como dizem por aqui “sem pano preto na informações”.

  16. Grata pelas contribuições de seu vídeo, Suzana!

    A gestão de pessoas é um aspecto relevante na atividade educativa e ela ocorre da sala de aula até a última instância da esfera educacional. Na atualidade lidar com pessoas que vivenciam inúmeros desafios próprios da sociedade contemporânea é algo desafiador e requer muitas habilidades como empatia, capacidade de interagir, dialogar, negociar; enfim, vivenciar experiências de gestão de pessoas requer preparo/formação. Abraços!

  17. O crescimento da EaD nos ultimos anos foi exponencial. É inegável como a educação a distância favorece a construção do educando rompendo distâncias e chegando a locais onde não existe outra forma de ensino.