Livro Amigo

Brasileira cria primeiro personagem livro no mundo o AMIGO LIVRO: o livro amigo da criança, com registro de direito autoral na Fundação Biblioteca Nacional. Assista ao vídeo e converse com a Autora no UEADSL!
Autora: Sâmia Macedo Ferreira Macedo

    

 

28 thoughts on “Livro Amigo

  1. Prezada autora,
    Com tamanha criatividade creio que tempo e muita determinação de muitas pessoas, muitas linhas escritas, assim feito uma formiguinha, para que um video ou livro possa ser apresentado aos alunos.
    os desenhos apresentados estão lindos, mas ainda não consigo encontrar o link do video.

    • Prezado José,
      Boa tarde José!
      Tudo bem?
      O vídeo está sendo apresentado na UEADSL deste ano 2017 e foi postado no seguinte endereço no yotube: https://www.youtube.com/watch?v=FYgMUV_S3Ng&feature=youtu.be.
      Que bom que gostou, fico muito feliz em saber disso.
      Crianças, jovens, adultos e idosos também gostam dos personagens e nas apresentações todos querem tirar fotos e tocar no personagem.
      O AMIGO LIVRO é um personagem que visita escolas e espaços culturais e já se apresentou na Bienal do Livro de Minas e na Biblioteca Estadual Luiz de Bessa, dentre outros lugares.

      Atenciosamente

  2. O Amigo Livro é um personagem que chega às crianças na forma de um boneco vivo. A meu ver, essa abordagem é muito interessante para crianças porque recupera a materialidade do livro de forma afetiva. Antes que propor a eliminação do livro digital, funciona como um atrativo que pode intermediar com sucesso a passagem do papel para o digital sem que o livro, como formato mor da literatura, se perca no caminho. A Sâmia, que é professora do nível fundamental e já participou do UEADSL antes, está aproveitando o evento para lançar novos personagens que, em breve deverão ser lançados em quadrinhos. Não é demais?
    Obrigada, Sâmia! Espero em breve poder anunciar o lançamento dos quadrinhos!
    Abraços,
    Ana

  3. Boa tarde!
    Prezada Ana,
    Sim o AMIGO LIVRO é um personagem que foi criado visando causar impacto visual nas crianças e jovens visando apresentá-lo de forma lúdica e divertida e como amigo da criança.
    E recentemente criei o SUPER LIVRO com o objetivo de mostrar às crianças que bons livros são nossos super heróis.
    A próxima etapa é criar quadrinhos e tirinhas digitais para que professores possam utilizá-los em suas aulas e para as crianças, os textos serão elaborados visando abordar a importância social da leitura.
    Será um prazer anunciar o lançamento das tirinhas e dos quadrinhos aqui na UEADSL Ana.
    Abraços
    Sâmia

  4. Parabéns pela incrível iniciativa! Adorei sua proposta: que belo estímulo à leitura!
    E viva o AMIGO LIVRO! [ ]s

  5. Prezada Sâmia,
    Que trabalho maravilhoso! Sua iniciativa é admirável! É necessário incentivar a leitura desde a infância para que leitores críticos e ativos sejam construídos ao longo da vida dos indivíduos. Desenvolver um personagem livro foi uma excelente ideia, pois é uma maneira muito eficaz de se alcançar a atenção das crianças. Os livros são realmente grandes amigos que nos auxiliam a viver melhor. Eu sou apaixonada por esse objeto tão ímpar e fiquei emocionada com o vídeo. É muito gratificante ver atitudes tão bonitas como a sua. O projeto é inovador e muito passível de grandes repercussões. Chegar ao público infantis através de histórias em quadrinhos é o primeiro passo para um futuro projeto de desenhos animados, já imaginou? As crianças passam tanto tempo atualmente diante de uma televisão ou computador que seria importantíssimo que a leitura fosse incentivada nesses meios. Jogos educativos contendo o personagem Amigo Livro também seriam uma boa alternativa para o incentivo à leitura. Além disso, é necessário que as escolas se espelhem nessa ideia e levem o Amigo Livro para as suas salas de leitura. Enfim, o projeto só tende a crescer! Parabéns!
    Abraços
    Bruna Kelly

  6. Prezada Bruna,
    Fico feliz de saber que gostou da ideia e do personagem.
    O AMIGO LIVRO a ideia é lançar o personagem em forma de brinquedo, dado que há pelúcias de todos os tipos de personagens menos uma que seja em forma de livro, neste sentido, estou em contato com uma empresa para produzi-lo para que as crianças, e pais, tenham a opção de terem um personagem livro como boneco. Sobre as tirinhas já estamos elaborando para que professores possam utilizar em sala de aula e para as crianças explorarem e incentivar a leitura.
    Há a ideia de transformá-los em desenhos animados também e isso já está sendo elaborado, espero em breve poder colocar à disposição.
    Realmente não existia no mercado um personagem livro que interagisse com as crianças e agora tem o SUPER LIVRO que é o personagem livro que mostra para as crianças que bons livros são nossos super heróis.
    O Super Lápis visa mostrar as crianças que elas podem explorar suas capacidades inventivas a favor da leitura.
    O gibi e as tirinhas também serão únicas no mundo assim como estes personagens, é um trabalho inovador que visa contribuir para uma educação e mundo melhor e isso me deixa muito feliz.
    Abraços

  7. Muito bom, Samia! Minha filha está aqui dizendo que ela é a book girl! Desejo a você muito sucesso na continuidade dessa excelente iniciativa! Um abraço!

  8. Muito bom, Samia! Minha filha está aqui dizendo que ela é a book girl! Desejo a vc sucesso na continuidade dessa excelente iniciativa! Um abraço!

  9. Sâmia,
    que ideia maravilhosa para a formação de leitores e escritores!!! Parabéns!!! Eu não conhecia suas criações, mas estou muito feliz por saber que elas visitam escolas e bienais do Brasil todo. Vou divulgar seu vídeo do You Tube. Acho que ele pode inspirar muitos professores que trabalham com formação de leitores.
    Obrigada por compartilhar,
    Patrícia

  10. Olá Fabiana Mol que bom que gostaram.
    A Book Girl é a personagem que foi criada para trabalhar com as crianças o respeito as diferenças e explorar valores para o bem comum.
    O Super Lápis foi criado para incentivar o EU AUTOR, EU LEITOR e O EU ILUSTRADOR e mostrar para as crianças que podem explorar a capacidade inventiva.
    O SUPER LIVRO é o personagem que vai mostrar para as crianças que bons livros são nossos super heróis.
    O Livro Mágico vai mostrar a magia da fantasia das histórias.
    O Livro Voador irá visitar diferentes lugares e culturas ressaltar a importância, criatividade e talentos das mesmas, estimular o respeito as diferenças.
    O Livro das Ideias vai mostrar para as crianças que suas criações próprias podem ser valorizadas e contribuir para o bem comum.
    O AMIGO LIVRO é o livro amigo da criança. Foi criado visando causar impacto visual nas crianças a favor do livro, da leitura e da literatura e apresentar o livro como amigo.

    Abraço da turma do AMIGO LIVRO para sua filha.

    Abraços

  11. Fabiana,
    Sugiro que mostre a música do vídeo para sua filha também.
    Abraços

  12. Patrícia,
    Tudo bem?
    Obrigada. Modéstia parte eu também acho a ideia maravilhosa. É uma alegria para mim saber que em breve os professores e alunos poderão utilizar as tirinhas com estes personagens visando incentivar a leitura em nosso país, e em outros países.
    Pode divulgar a vontade.
    Sim, inspiram os professores e muitos querem apresentar o AMIGO LIVRO em culminâncias de projetos, mostras literárias e culturais, e a lista de solicitação para visita em escolas públicas e privadas é enorme.

    Abraços

  13. Olá Debora,
    Que bom que gostou do AMIGO LIVRO.
    Fico feliz em saber.
    Abraços

  14. Parabéns pela criatividade, Sâmia!
    Boas ideias têm que ser aproveitadas para despertar o prazer da criança em conhecer o novo através da leitura. Realmente isso tem que começar cedo e ser sempre incentivado a fim de formar bons leitores.
    Parabéns pela sua iniciativa e, principalmente, pelas boas ideias!

  15. Parabéns por seu trabalho e tamanha criatividade! Fiquei encantada com todos os detalhes e com os objetivos do trabalho.

  16. Alanna,
    Que bom que gostou.
    Os objetivos do trabalho são exclusivamente educativos e culturais e tem como foco a formação da identidade leitora a partir da infância.
    Todo o trabalho e projeto são cuidadosamente elaborados e executados.
    A ideia é encantar as pessoas mesmo!
    Abraço

  17. Prezada Agda,
    É um trabalho que tem como foco principal a construção da identidade leitora a partir da infância.
    E a nível mundial não há tirinhas como as que irei lançar em breve e isso me motiva muito saber que tenho boas ideias para contribuir para incentivar a leitura.
    Tenho paixão por incentivar a leitura.
    Abraços

  18. A Educação Infantil é a base de vida para os cidadãos de amanhã. É o primeiro passo importante da vida da criança e a primeira etapa do processo de escolarização, é o período fundamental para estimular o gosto pelo conhecimento A Literatura Infantil pode ser um instrumento pedagógico extremamente relevante durante todo o período que antecede esse processo formal de alfabetização. Ela influencia a criança na sua aprendizagem tornando-a leitora da sua realidade, ouvindo diariamente histórias ela fará comparações, descobertas e vai compreendendo o mundo em que está inserida. As crianças desta faixa etária gostam e se identificam com as várias histórias contadas, além de se, utilizar do livro elas também se reportam ao brincar, é um caminho que leva a criança em direção do mundo letrado. Com isso as mesmas se interessam por folhear vários tipos de materiais impressos.

  19. Expressar desejos, pensamento e sentimentos através da interação com a literatura infantil, a fim de despertar desde os primeiros anos de vida, o estímulo e o gosto pelos livros, além de proporcionar um momento de interação entre autores e leitores

  20. parabéns pela criatividade do livro amigo gostei história foi contada através de um livro rico em gravuras, e antes de trocar a página o educador questiona com as crianças o que elas acham que acontecerá na próxima página, estimulando-as a falar (oralidade) e incentivando a imaginação e o raciocínio lógico entre uma cena e outra.

  21. Parabéns!
    O livro é uma presença tão palpável. O Amigo livro gera um encantamento nos pequenos leitores.
    Abraços.

  22. Sr. Pedro Borges concordo plenamente pois trabalho com educação infantil e noto o facinio dos pequenos pelos livros ainda mais como esse pois é colorido atrativo e busca a atenção deles

  23. Concordo com voce Pedro Borges por isso relato a importância da literatura infantil
    eu trabalho com Educação infantil e vejo as crianças se maravilharem através dos livros