HQs e música na aprendizagem e nos letramentos

O presente estudo visa analisar as influências de histórias em quadrinhos e da música na aprendizagem de estudantes no ensino fundamental. Serão analisados textos do livro Memórias de letramentos: vozes do campo produzidos por graduandos da UFVJM. Demonstrar-se-á contribuições que HQ´s e músicas trazem para o aprendizado no universo citado.
Autores: Janaína Dos Santos Ferreira
Flávia Idalina Alves Moreira
Sandra Moreira da Silva

Leia o ARTIGO COMPLETO aqui
Este artigo recebeu Menção Honrosa pela Comissão Científica do UEADSL2016.2

75 thoughts on “HQs e música na aprendizagem e nos letramentos

  1. As histórias em quadrinhos fizeram parte da minha infância e ainda fazem atualmente. Lembro de uma polêmica que circulou na época, de que iriam tirar de circulação as revistinhas do Chico Bento, por ele falar “errado”, o que poderia influenciar negativamente as crianças… Isso foi uma forma de raciocínio limitada e pouco realista. Sabemos a importância desse recurso para uso com crianças (e até mesmo com adultos!). Fazer seu uso é tornar o aprendizado interessante e lúdico.

  2. Ótima iniciativa. A música auxilia muito no letramento dos jovens de forma leve e também lúdica. Buscar novas estratégias e novas possibilidades de ensino também é um grande aprendizado para nós, docentes.

  3. Olá!

    Interessante a abordagem de letramento por meio da música e HQs, porém, para um trabalho com mais detalhes e informação, penso que os autores poderiam separar os estudos (HQs num artigo e música em outro). Eu fiquei um tanto confusa sobre a aplicabilidade/resultados de cada um, ainda mais por se tratar de um mini artigo em que não é possível disponibilizar maiores esclarecimentos. Mas isso é apenas uma observação. No mais, está muito bem escrito e com boas referências!

    Um abraço!

  4. Ó tema é bastante interessante para abordar de maneira mais lúdica o letramento com as crianças. Diversos gêneros textuais despertam mais interesse nas crianças e por conseguinte melhoram no seu processo de aprendizagem. Senti falta de uma explanação maior sobre a utilização das HQ’s como recurso, onde as músicas já se é sabido de suas contribuições principalmente na educação infantil.
    Agradeço a oportunidade de ler a pesquisa de vocês!

  5. O tema é bastante interessante para abordar de maneira mais lúdica o letramento com as crianças. Diversos gêneros textuais despertam mais interesse nas crianças e por conseguinte melhoram no seu processo de aprendizagem. Senti falta de uma explanação maior sobre a utilização das HQ’s como recurso, onde as músicas já se é sabido de suas contribuições principalmente na educação infantil.
    Agradeço a oportunidade de ler a pesquisa de vocês!