Roda de conversa sobre o UEADSL (vídeo)

Vídeo da Roda de conversa sobre o evento entre as professoras Ana Cristina Fricke Matte (coordenadora geral do Grupo Texto Livre), Thalita de Almeida (coordenadora do UEADSL) e Adelma Araújo (coordenadora do STIS, outro evento do grupo), Diretoras do Texto Livre.

Converse com as convidadas via comentários aqui no blog. “Caso o vídeo não esteja carregando normalmente, clique aqui e clique novamente, na página que abrir, sobre uma das opções de formatos listadas abaixo do vídeo

20 thoughts on “Roda de conversa sobre o UEADSL (vídeo)

    • ClebersonPB, sua participação engrandece nosso evento. Seja bem-vindo!
      Abraços,

      Adelma LOS Araújo – STIS / Grupo Texto Livre
      stis.textolivre.org

    • Felipe Junio de Souza Oliveira,

      Obrigada pela sua particpação em nosso evento. Contamos com sua ajuda para que esta troca de conhecimentos chegue a todos. Com sua ajuda conseguiremos democratizar a educação.
      Seja bem-vindo!
      Adelma LOS Araújo – STIS / Grupo Texto Livre
      stis.textolivre.org

  1. Professoras,

    a roda de conversa foi importante para conhecermos melhor o Grupo Texto Livre, pois eu não sabia de sua existência até este evento.
    Assim como a Prof.ª Adelma, considero que a educação deve ser pública, democrática e contribuir para o crescimento do conhecimento de todos.

    Parabéns pela iniciativa.

    • Prezada Luana,

      Estou felicíssima por saber que como eu você também defende o acesso e a qualidade na educação para todos de forma igualitária. Peço, por gentileza, que nos ajude a divulgar todos os projetos do grupo Texto Livre que de acesso livre e voltados a formação.
      Obrigada pela participação!
      Seja bem-vinda!
      Adelma LOS Araújo – STIS / Grupo Texto Livre
      stis.textolivre.org

  2. Obrigada a todos! Sim, está sendo um ótimo UEADSL, estou curtindo.
    Pra resumir: o Texto Livre, além de ser um grupo de pesquisa do CNPq que integra várias pesquisas na ampla área de linguagem, educação e tecnologia, mantém o STIS (Seminários Teóricos Interdisciplinares do SEMIOTEC), um evento voltado à integração entre teoria e outras teoriasl, entre áreas do conhecimento e entre teoria e prática, o EVIDOSOL/CILTEC-online (Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online), um congresso no qual pesquisadores das mais diversas áreas refletem sobre software livre, educação, linguagem e tecnologia, e o próprio UEADSL. Também mantém a revista Texto Livre: Linguagem e Tecnologia e desenvolve softwares livres para ensino, pesquisa e eventos online. A provável maior preocupação do grupo atualmente tem sido a formação e inclusão de professores.

  3. Uma questão que chama a atenção, e é realmente muito interessante é a possibilidade do estudante se expor, de criar ou construir uma pesquisa em torno de algum tema; com suporte e orientação de monitores, professores e pesquisadores gabaritados.
    Nesse sentido; o formato do UEADSL em especial, conseguiu reunir todos os recursos necessários para promover condições onde o estudante desenvolva um trabalho (ou pesquisa) tornando-se também um agente de construção do conhecimento. Além disso, promover este suporte é proporcionar uma forma de inclusão para estudantes de dentro e fora da Universidade, ao mesmo tempo em que estimula: o uso de recursos tecnológicos, de interações em plataformas online (como o moodle), etc. Enfim, todas as características presentes no Projeto UEADSL permitiram a construção de uma dinâmica muito interessante e promissora!

    Parabéns a todos envolvidos no Projeto UEADSL pela iniciativa!

    • É exatamente esta a proposta do UEADSL, Weslei Antonio Vilela. O UEADSL traz o aluno para o protagonismo da ação de aprender, promove a consciência de suas escolhas na escrita textual, fazendo-o observar cuidadosamente cada etapa do processo de letramento acadêmico e, por conseguinte, traz o aluno para o papel de responsável pela sua obra. O mais importante de tudo ,na minha opinião é que o UEADSL não te deixa caminhar sozinho. O aluno recebe uma orientação especializada de monitores, professores, pesquisadores e nossos pareceristas. Ao aluno é dada a oportunidade de rever seu texto, medir suas decisões e sabiamente acatar as sugestões compartilhadas por todos que acessaram seu texto na página ou ao longo do processo de construção da escrita. É isso! Ajude-nos a divulgar nosso evento!
      Seja bem-vindo!
      Adelma LOS Araújo – STIS / Grupo Texto Livre
      stis.textolivre.org

  4. Olá, professoras!
    Sou aluna da FALE/UFMG do Mestrado Profissional e não conhecia o texto livre!!! Otima oportunidade de interagir com vocês e parabéns pelo evento.
    Cristiane

  5. Simplesmente fantástico o evento… estou amando… não conhecia o Texto Livre e estou encantada! Parabéns a todos os organizadores, é muito bom saber que vocês existem e fazem a diferença no mundo da Educação!!!
    Obrigada Grupo Texto Livre pela oportunidade de me aperfeiçoar, aprender, opinar, ler tantos artigos maravilhosos, bjo no core de todos!

    • ô, menina Cíntia,
      Assim até nos deixa coradas!
      Estendo a todos o convite que te faço: venha participar do grupo, estamos sempre abertos a pessoas com desejo de fazer diferença, com coração de professor: coração de quem se doa pelo prazer de ver o outro crescer.
      Visite nossa página, conheça nossos projetos, entre na lista de colaboradores (www.textolivre.org/site/colaboradores) e traga sua esperança.
      Como diziam os Saltimbancos, todos juntos somos fortes 🙂
      Ana C F Matte (acris, Diretora Geral do Texto Livre)
      http://www.textolivre.org

  6. Olá, professoras Ana Cristina, Thalita e Adelma! Adorei a roda de conversa, muito esclarecedora. Sou aluna do Profletras na UFMG e não conhecida o Grupo Texto Livre. Estou participando do UEADSL pela primeira vez e estou AMANDO. Mesmo. Vocês estão de parabéns! Vocês estão provando, para quem ainda tem alguma dúvida, que a educação a distância oportuniza que todos tenham acesso ao conhecimento. Como disse a professora Adelma “a educação rompe barreiras” e o UEADSL também. Os artigos disponibilizados são excelentes, assim como os vídeos. Mais uma vez: PARABÉNS!!!!! Abraços e muito sucesso!!!!!!

  7. Professoras Ana Cristina, Thalita e Adelma, parabéns, com louvor, pelo evento! Primeira vez que participo e fiquei muito feliz por passar por um processo tão significativo de aprendizagem! Sucesso, sempre!

  8. Querida Ana Matte,
    Que alegria participar da sua roda! Parabéns! Você é realmente empreendedora e tem nos proporcionado no Texto Livre um relevante espaço de troca, interação e aprendizagem.
    Receba o meu abraço. Suzana Gomes

    • Suzana,
      Fico muito feliz com sua participação, trazendo seus estudantes, é um privilégio tê-la por perto. Da próxima você entra na Comissão Científica, ok?
      E não vamos nos esquecer da coordenadora do evento, a Thalita Felício, que foi a grande empreendedora dessa edição do UEADSL, organizando-o e dando suporte a todos os participantes em todas as etapas do longo processo de avaliação e revisão que só o UEADSL permite aos autores.
      Muito obrigada! Nos vemos na próxima!
      bjs
      Ana (acris Diretora Geral do Texto Livre)
      http://www.textolivre.org

  9. Olá a todas!

    Gosto muito do texto livre e já é a terceira vez que participo, primeira como autoria única. Acho muito importante o espaço criado para a discussão dos mais variados temas e que ainda nos proporciona bastante conhecimento e interação! Pretendo participar sempre que possível.

    Parabéns e sucesso cada vez mais!

    Abraços,
    Carla