Conferência: Educação a Distância

Vídeo da Palestra da Professora convidada Dra. Durcelina Pimenta (UFMG) sobre Educação a Distância.

Converse com a convidada via comentários aqui no blog. “Caso o vídeo não esteja carregando normalmente, clique aqui e clique novamente, na página que abrir, sobre uma das opções de formatos listadas abaixo do vídeo

7 thoughts on “Conferência: Educação a Distância

  1. Gostei bastante de ter mais informações da EaD publica, mas no tocante a disseminação da EaD eu não entendi claramente a posição estatística da universidade privada. Minha sensação é que a popularização de cursos nessa modalidade vem mais das instituições privadas. É isso mesmo?
    Eu, como aluno e bolsista ProUni dessa modalidade no Centro Universitário Claretiano, tenho percebido cada vez mais as particularidades desse ensino, pelo menos na sua oferta privada. Posso confirmar que o dado que você levantou quanto a idade e a situação profissional dos alunos realmente é aquela. Mas será que o aumento de vagas no ProUni bem como a expansão de publicidade dessa modalidade poderá mudar esse perfil de aluno?
    Ampliando esse tema, fico pensando se um aluno que acabou de sair do ensino básico consegue ter sucesso nessa modalidade de ensino. A meu ver penso que não, pois o aluno presencial já está extremamente acostumado com o assistencialismo e motivação do professor, e não acostumará facilmente com as características da modalidade EaD que possui muitas particularidades. Por exemplo, a iniciativa, a motivação, organização e modo de estudar depende muito do aluno, o papel do professor/tutor passa ser daquele que responde perguntas e não que as faz igual ao presencial. Essa interpretação está correta?
    Caso afirmativo, imagino que para solucionar esse problema a educação básica precisa avançar no tocante ao ensino, não basta só tentar ensinar os conteúdos, é preciso ensinar a estuda-los. Concorda?
    Gostaria também que falasse um pouco da qualidade dessa modalidade, tanto da pública quanto da privada, bem como de comparações com o ensino presencial.

  2. Muito legal o vídeo. Eu vejo a Educação a Distância como uma ferramenta importante para a democratização do Ensino Superior, pois muitas pessoas não conseguem frequentar as universidades, devido a diversos fatores, como falta de dinheiro para o deslocamento até o local, ou falta de tempo para frequentar as aulas, por causa de necessidade de realizar outras tarefas no cotidiano.

  3. Boa Noite!
    Parabéns professora.
    Tivemos um grande avanço em todas as áreas mais a educação e as pessoas sem duvida obteve-se grande ganhos principalmente os indivíduos que a senhora acentua na palestra: pessoas com mais idade, trabalhadores, pessoas sem tempo especifico…em que implica que estas pessoas seja alunos de turmas presencias e recorrem a EAD, hoje a busca por cursos nessa modalidade é bem grande favorecendo e dando oportunidade iguais a todos.
    Abraço.

  4. Parabéns!
    Realmente a educação a distância é de grande importância, sobretudo para aqueles que moram distantes de universidades para frequentar um curso presencial e para pessoas que tem dificuldade de mobilidade.
    Contudo, ainda é algo que precisa avançar e ter melhorias para ser acessivel para mais pessoas.

  5. Excelente palestra sobre Educação a Distância, professora Durcelina!

    Já realizei vários cursos na modalidade EaD, inclusive uma especialização, e posso afirmar que a qualidade dos cursos que fiz não perdeu em nada para a modalidade presencial. Muito pelo contrário, percebi que a preocupação com uma rotina de estudos e com a disciplina é bem maior.

    Concordo com a sua fala que a EaD possibilitou uma ampliação e a democratização da educação, pois alguns obstáculos como deslocamento, custo e falta de tempo são vencidos.

    Parabéns pela palestra!

  6. Profa. Durcelina Pimenta, parabéns pela sua palestra. Você apresentou a história da Educação a Distância no Brasil de forma sucinta e esclarecedora. Além disto, detalhou o público alvo e as políticas públicas para a EaD no Brasil. Penso que precisamos avançar muito em termos de financiamento, capacitação e valorização de professores, tutores e demais profissionais que trabalham com a EaD. Um abraço. Cida