PDE-ESCOLA: tecnologia educacional de planejamento e política pública nacional de apoio à gestão escolar

Este artigo analisa os benefícios das tecnologias digitais para o PDE Escola visando melhores práticas pedagógicas e de gestão. A metodologia envolve análise do PDE pautada na abordagem sócio-histórica e diálogo com autores que discutem políticas públicas de gestão e avaliação. Os resultados destacaram desafios e possibilidades dessa tecnologia.
Autores: Suzana dos Santos Gomes
Andréia Teixeira
Leise de Paula Reis Lima

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10 thoughts on “PDE-ESCOLA: tecnologia educacional de planejamento e política pública nacional de apoio à gestão escolar

  1. Parabéns pelo artigo sobre o PDE Escola que aponta desafios e possibilidades do uso de tecnologias visando melhores práticas pedagógicas e de gestão. Tema muito relevante.

    • Obrigada Ceny!
      Também acreditamos na relevância desse tema para novas práticas de gestão pedagógica.

  2. Discutimos há algum tempo o uso das tecnologias na educação, principalmente nas salas de aulas. No entanto, não podemos nos esquecer que o uso de ferramentas tecnológicas digitais não pode se restringir a estudos de práticas pedagógicas. O trabalho traz uma reflexão interessante que envolve a participação coletiva de toda comunidade escolar por meio dessas ferramentas. Parabéns!!

    • Obrigada Josiane.
      Pensar na gestão que envolve a participação de toda a comunidade escolar é fundamental para estudo de novas práticas pedagógicas. Muito importante sua consideração sobre nosso trabalho.
      Obrigada!!!

  3. O artigo é de grande relevância para as discussões sobre a distribuição de recursos financeiros com vistas a uma Educação de qualidade e com equidade. A transferência de recursos possibilita uma escola autônoma, responsiva e reflexiva. E incluir a tecnologia digital no debate das políticas públicas educacionais, como o PDE Escola, se constitui um mecanismo viável, confiável e transparente dos dados estatísticos que orientam estratégias e prioridades assegurando práticas pedagógicas e de gestão cada vez mais eficientes e eficazes.

    • Obrigada pela oportunidade desse diálogo Adriane.
      A discussão sobre o uso de tecnologias digitais são importantes para a melhoria do processo pedagógico, por meio de políticas públicas que fortalecem a gestão. A gestão pedagógica aliada à gestão financeira e administrativa implementada de maneira democrática e participativa garantem maior fidedignidade e transparência dos processos e contribuem para melhores resultados educacionais.

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  5. Leise,
    O seu artigo apresenta uma proposta relevante para os estudos educacionais que focalizam o PDE Escola como tecnologia digital que está a serviço dos sujeitos envolvidos no processo pedagógico escolar, com vistas à melhoria da educação.
    É uma discussão que merece atenção especial de estudiosos do assunto.
    Parabéns pelo excelente trabalho!

    • Obrigada Andreia,

      A pesquisa sobre a utilização do PDE Escola abrange um trabalho mais amplo realizado e essa oportunidade de divulgação, de parte desse trabalho, se traduz em socializar boas práticas de gestão pedagógica.
      Muito obrigada pelo incentivo de sempre.
      Abraços.

  6. Prezada Leise e Andreia, que bom compartilhar com você essa produção e defender na escola uma gestão democrática e participativa.
    Agradecemos a todos que leram a nossa publicação.
    Abraços.
    Suzana Gomes